Lar Style

Cozinha Inspirações

Parede de Tijolo: Deixe sua Cozinha Incrível

A combinação de rústico e contemporâneo pode ser transmitida com muita elegância através dos tijolos à mostra em uma ou mais paredes da cozinha.

Que tal ter em casa uma decoração que mistura – harmoniosamente – o rústico com o contemporâneo? Pois saiba que esta é uma possibilidade que pode ficar linda em qualquer tipo de ambiente – sala, quarto, cozinha e muitos outros. 

Esta forma de combinação pode até causar certo estranhamento em algumas pessoas, mas já conquistou o coração de muitas outras. Sendo assim, é considerada uma tendência em alta.

Neste texto você poderá conferir vários exemplos de decorações bastante inspiradoras. Vamos lhe mostrar algumas ideias sobre como utilizar tijolinhos à vista para criar ambientes rústicos e, ao mesmo tempo, contemporâneos – sobretudo cozinhas. 

Parede Cozinha com tijolinho à vista

Parede de Tijolo: A Tendência

O tijolo é um dos materiais mais utilizados em arquiteturas brasileiras. Quando, numa decoração de interiores, todo um sistema construtivo ou de revestimento de paredes em tijolo é deixado à vista – ou seja, aparente -, este é chamado de ‘tijolinho’. 

Hoje em dia, tal prática é bastante adotada por vários designers, que visam dar um toque a mais de personalidade aos cômodos por eles planejados, como cozinhas –  o foco deste texto.

Parede Cozinha com tijolinho à vista A tendência

As vantagens do uso de tijolinhos à vista em decorações de interiores

O tijolo é um material de baixo custo. Mas não só por isto ele é explorado pelos arquitetos. Na verdade, é porque oferece inúmeras outras qualidades – como ótimas propriedades térmicas. 

Sua beleza estética também é notória – além de versátil. Ela combina bem com elementos feitos de várias outras matérias-primas – inclusive em outros acabamentos – e estilos de decoração. Mas quem se identifica com o rústico vai saber o apreciar ainda mais.

Geralmente, as paredes de tijolo à vista apresentam um lindo visual. Elas costumam ficar expostas sem qualquer acabamento. Mas, para certas situações, quando necessário, indica-se a aplicação de pintura caiada ou de verniz sobre a superfície. 

Isto, em tese, contribuiria para a durabilidade do sistema, além de deixar a higienização no local mais fácil.

Parede Cozinha com tijolinho à vista As vantagens

Parede Cozinha com tijolinho à vista As vantagens II

É inevitável, mas em decorações de interiores, paredes de tijolo costumam ser o centro das atenções. E, quando misturadas a módulos de armários e outros toques de cores mais fortes, parecem ganhar até mais destaque. 

Esta é uma excelente solução para enriquecer o cenário de muitos locais dentro de casa. Mas, no tópico seguinte, vamos nos deter a falar das possibilidades que este material oferece para as decorações de cozinhas.

Parede Cozinha com tijolinho à vista As vantagens III

Parede Cozinha com tijolinho à vista As vantagens IV

O uso de tijolinhos à vista em decoração de cozinhas

Tijolinhos à vista nem sempre são cogitados para decorações de cozinhas. Contudo, sabendo utilizar bem este material nos locais corretos dentro deste tipo de cômodo – pode ser em apenas um pequeno pedaço de parede, por exemplo -, o resultado pode ser impressionante. O fato é que, de imediato, os tijolinhos podem dar ao ambiente mais sensação de amplitude e profundidade.

A primeira medida que a pessoa precisa tomar é estabelecer que tipo de efeito ela está pretendendo criar no ambiente. 

Ela pode estar em busca de algo mais neutro, combinando com o mobiliário. Ou pode estar querendo fazer do tijolinho o verdadeiro protagonista de toda a decoração da sua cozinha; e, para isso, precisa usar tijolos em um tom mais escuro e austero do que tudo existente no local.

 

Parede Cozinha com tijolinho à vista O uso

Parede Cozinha com tijolinho à vista O uso II

 

Cozinhas modernas podem se beneficiar não só de um tipo, mas vários tipos de tijolos para revestimento de paredes. Depois de decidir quantos deles quer utilizar, a pessoa deve determinar onde aplicar dentro de casa. 

Por exemplo, dentro da cozinha, pode-se cobrir completamente ou parcialmente uma parede – talvez a oposta à bancada da pia. Pequenos detalhes já seriam suficientes para deixar o cômodo mais charmoso.

Parede Cozinha com tijolinho à vista O uso III

 

Por fim, basta pensar no estilo de parede que se deseja levantar. É possível brincar com os estilos. 

Talvez deixar exposta na cozinha uma superfície em tijolinho sem acabamento, sem pintura – a textura característica do material é muito bonita e pode ser explorada neste tipo de projeto. Outra maneira é usar tijolinho na cozinha revestido com uma camada de massa na cor desejada.

Parede Cozinha com tijolinho a vista o uso IV

E existem ainda, no mercado, as pastilhas que imitam tijolinhos – lembrando muito os revestimentos de paredes de metrôs americanos. Mas esta já é outra história. 

Por hora, reveja as imagens apresentadas neste texto. Use-as como fonte de inspiração para a criação de uma linda decoração de cozinha com tijolinho em sua casa.

Essas dicas de como deixar o visual da cozinha mais bonito foram criadas pela equipe Viva Decora.

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.