Lar Style

Inspirações

Estante de livros: 11 modelos para organizar sua leitura

Um dos maiores prazeres da vida é ler. Se você também é um amante das artes literárias, sabe como é divertido poder “viajar pelas palavras” e conhecer novos mundos diferentes e distantes. 

As informações contidas nos livros nos levam ao conhecimento e não tem nada que pague por isto. Então, que tal ter um cantinho só para leitura dentro da sua casa também? Aceita?

E se você quer mesmo montar um cantinho de leitura dentro de casa, saiba que vai precisar de estantes para organizar os seus livros. Trouxemos algumas dicas para você se inspirar! Clique nas imagens para mais informações. 

Leia também: Top 10 dicas para organizar sua estante de livros

6_estantes_de_livros

Luiz Sentinger

Design da peça

Obviamente, não faria sentido algum você ter um cantinho de leitura dentro de casa sem livros, não é? E onde armazenar estas obras maravilhosas então? Sim, em uma estante de livros. 

Mas a mesma não precisa ser grande. Na verdade, o certo é que ela seja compatível com o espaço decorado para este fim. Afinal, será apenas para preencher uma área vazia da sua sala ou uma parede inteira do home office?

Leia também: 8 cantos de leitura para se Inspirar

8_estantes_de_livros

Paul Cremoux Studio 

E quanto à aparência desta estante? Bem, ela pode combinar com os outros itens mobiliários ao redor, em cor e acabamento. Ou pode também contrastar de forma harmoniosa, até mesmo virando ponto focal principal do cenário. 

Claro que esta peça pode ganhar ainda mais destaque se tiver prateleiras em formatos inusitados ou mesmo luzes embutidas – só não exagere, para não desbotar as capas dos livros.

Você pode pensar que não é possível fazer uma estante de livros diferente do padrão, mas não é verdade. Detalhes sutis no seu design devem fazer toda a diferença – como aberturas laterais e até mesmo tábuas cruzadas, formando um ‘X’ de livros. Observe como tudo foi feito nos exemplos de projetos apresentados nas imagens a seguir.

3_estantes_de_livros

Juliana Pippi 

4_estantes_de_livros

Revista Viva Decora e Houzz – Foto de Josh Partee

 

Material de fabricação

Algumas pessoas têm dúvidas sobre como as estantes de livros de casa podem ser feitas. É óbvio que a madeira sempre será bastante considerada para a sua estrutura. 

Mas nem todos os móveis fabricados atualmente neste material servem para tal. Por exemplo, as estantes de MDF com prateleiras com menos de 4 cm de espessura precisam ser desconsideradas.

Outra opção seriam as estantes de livros mais reforçadas, com estruturas em material misto, tipo tábuas de madeira e barras de metal. O importante é que todo o sistema realmente aguente o peso dos livros que estiverem opostos sobre as prateleiras. 

Aliás, se algumas obras forem bastante preciosas – antigas e que não possam pegar poeira –, podemos considerar usar, no lugar, um armário fechado, com portas de vidro.

Leia também: Cantinho de estudos: Como montar o seu?

5_estantes_de_livros

Divisare e Focus Maison 

Cores das prateleiras

De todos os móveis da casa, a estante de livros será a mais difícil de limpar. Falando a verdade, dificilmente no dia-a-dia você terá a boa vontade e tempo de deslocar todas as obras para do lugar para tirar a poeira. 

Mesmo assim, encontramos muitos modelos de estantes prontas para livros na cor branca à venda nas lojas. Estantes de livros pretas são lindas e deixam os cantinhos de leitura ou de mini escritório em casa com uma cara bem sofisticada. Também há as cinzas, para decorações mais clean. Mas a opção mais clássica sempre será aquela de estantes com o acabamento em textura de madeira natural – principalmente em tom caramelo claro.

1_estantes_de_livros

CASA COR 2016

2_estantes_de_livros

Bibiana Menegaz Arquitetura de Atmosfera

 

Medidas e localização dentro de casa

Vamos, por fim, voltar à questão de onde colocar uma estante de livros dentro de casa. Como já dissemos, é claro que se podem ter estantes de livros na sala de estar, mas este não é o local ideal. 

Sabe por quê? É que os livros revelam muito de nós, o nosso lado mais íntimo. Então, melhor é deixarmos algo assim para um quarto, sala de TV ou mesmo cantinho de home office do imóvel. O que acha? Concorda?

Preocupe-se se a sua estante de livros não é alta demais para que você possa acessar os seus livros. Também não é legal deixar estas obras tão valiosas em contato com a poeira do piso – quem sabe podemos ter, na parte de baixo deste móvel, alguns armários fechados? 

E os nichos dos livros devem ter em torno de 25 a 30 cm de profundidade, e 30 a 40 cm de altura. Este é um parâmetro muito bom, mas você verá outros buscando opções no mercado.

Leia também: 8 móveis versáteis exclusivos para diferentes ambientes do seu lar

7_estantes_de_livros

Revista Luxe e Blog Fabio Fast 

Agora, dê asas à sua imaginação e comece a montar seu canto de leitura agora mesmo!

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

E já que está com o livro nas mãos, aproveite e escolha a poltrona certa com Dani Vasconcelos, do Ricota Não Derrete.

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.