Lar Style

Inspirações

Bancada de Cozinha Americana: 8 Ideias Para Se Inspirar

Sabemos hoje em dia que uma casa de ambientes integrados pode parecer mais ampla e aconchegante. Por isso, valorizamos a bancada de cozinha americana que apresenta uma solução de design mais aberta para sala de estar e jantar.

A cozinha americana recebeu esse nome por inspiração nas cozinhas tradicionais da arquitetura moderna norte-americana.

Os brasileiros demoraram um pouco mais a adotar a bancada de cozinha no design de interiores. Contudo, a influência de filmes e séries estrangeiras fez com que as pessoas repensassem a arquitetura das suas residências.

Então, pode-se dizer que agora não há quem não deseje uma bancada de cozinha americana dentro do seu imóvel. E o detalhe que mais chama atenção nestas cozinhas é, certamente, a bancada divisória ou balcão extra de refeições.
A seguir, vamos estudar juntos algumas ideias de bancada de cozinha americana. Aqui, você vai ver, com ajuda de exemplos de imagens, as possibilidades de integração visual entre os ambientes. E qual o papel deste elemento de decoração nisso tudo. Confira.

Ideias para cozinha americana

Elen Saravalli | Arquitetando Ideias

 

#1 – Meia parede em alvenaria

As cozinhas americanas começaram a aparecer nos projetos de empreendimentos brasileiros de uma forma bastante sutil.

No início havia uma resistência muito grande com relação à adequação da rotina familiar em um espaço mais compartilhado e com menos privacidade.

Principalmente em imóveis de ambientes mais compactos, ficou subentendido que a melhor solução seria manter uma meia parede não estrutural na divisa entre cozinha e sala.

Até hoje podemos ver exemplos de projetos de arquitetura residencial que fazem a utilização dessa meia parede. A vantagem, neste caso, é que ganhamos mais uma área para encostar certos móveis, como rack.

Fora que, tal situação, descartaria a necessidade da construção de uma marcenaria especial para criar os limites entre as duas áreas.

Contudo, ainda é preciso criar uma proteção superior de acabamento para esse elemento.

Estamos falando de instalar uma bancada sobre a meia parede. E essa bancada, por estar longe da pia da cozinha, não precisa ser feita necessariamente de pedra – embora essa sempre seja a melhor opção de bancada para áreas molhadas.
Uma alternativa bastante aceitável para sua bancada de cozinha americana são os tampos em madeira envernizada. E essa peça diferenciada poderia até vir a ser o ponto focal principal desses ambientes integrados de cozinha e sala.

Kali Arquitetura

 

#2 – Bancada em marcenaria

A alternativa número dois, como já destacamos no tópico anterior, seria não ter a estrutura de parede limitando os ambientes integrados de cozinha e sala.

A união desses dois setores do imóvel seria muito maior, assim como a liberdade de criação de layout para todo esse espaço. Poderíamos, por exemplo, pensar em uma solução de marcenaria com altura e linhas de borda em um formato diferente do padrão. Pode-se até criar uma estrutura de balcão com abertura para os dois lados.

São opções de madeiras para marcenaria de bancada de cozinha:

1) Para a parte estrutural dos móveis: MDF, que são fragmentos de madeira prensados de maneira uniforme, o que oferece mais resistência para os móveis; e MDP: como um sanduíche de lascas de madeira;

2) Para a parte estrutural e tampos: madeira maciça, como mogno, pinus, madeira de demolição, cumaru, carvalho, cerejeira, peroba, e mais; compensado sarrafeado, composto por diversos sarrafos colados lado a lado; e compensado laminado, formado pela colagem de diversas lâminas de mesma espessura até formar uma chapa mais grossa.

Bancada de cozinha americana de madeira

Ambientta Arquitetura

 

#3 – Bancada em pedra

Voltando a falar sobre a utilização de pedra na bancada de cozinha americana. Atualmente, existem ótimas opções de materiais para cobertura de balcões de cozinha.

Além das pedras naturais – mármore, granito e quartzo – devemos considerar as opções de pedras sintéticas, como o silestone.

Bancadas de pedra para a cozinha

Juliana Conforto

 

#4 – Bancada passa-prato

Lembra que a gente destacou o receio que algumas pessoas ainda têm quanto à integração de ambientes residenciais?
Pois uma solução que estaria em meio termo entre ter uma cozinha fechada com quatro paredes ou uma cozinha integrada seria o passa-prato.

O exemplo a seguir mostra uma cozinha com grande abertura para sala, mas que ainda apresenta um desenho de estrutura que marca o limite da sua arquitetura. Está mais para uma janela aberta para outro cômodo da casa.

Exemplos de bancadas para cozinha

Batistelli Arquitetura e Design

 

#5 – Bancada com desenho em L

Outra solução que está em alta no momento é das bancadas de cozinha americana que apresentam um desenho que se “dobra” em direção ao chão.

A ideia dos projetistas com isto é fazer parecer com que as bancadas da cozinha são mais intensas do que parecem. E na mesma medida consegue-se fazer uma proteção das laterais de balcões desencostados de paredes – como a ilha na cozinha.

Bancada de cozinha em L

Basiches Arquitetos Associados

 

 

#6 – Dois móveis em um

Se não temos uma meia parede em alvenaria e sim uma estrutura de marcenaria entre cozinha e sala, podemos inovar ainda mais na decoração.

Essa peça pode ser a chave para integrar melhor os dois ambientes. Suas linhas podem começar de um lado com uma função e terminar do outro lado com outra função.

Por exemplo, ser um balcão auxiliar na cozinha que acaba como um suporte para TV na sala. Neste caso é preciso muito mais atenção com a escolha do material utilizado para que ele possa suportar as atividades realizadas em ambos os lados.

Bancada de cozinha multitarefas é a opção para muitos lares

Rua 141 Arquitetura

 

#7 – Cozinha ilha

Não precisamos, necessariamente, ter uma estrutura de meia parede ou de balcão simulando meia parede entre cozinha e sala integradas. Mas uma regra sempre defendida pelos decoradores é que a área central dos ambientes não fique sem aproveitamento.

É assim que surgiu outro modelo de cozinha muito em voga nos projetos atuais, que é a cozinha gourmet com ilha. E neste ponto do ambiente podemos ter instalado pia, cooktop, e muito mais.

Ideias para ilhas na cozinha

Aquiles Nicolas Kílaris

Cozinhas com ilha

Lucia Stuhlberger Wjuniski

 

#8 – Saída de canto

Para finalizar, devemos comentar mais uma bancada de cozinha americana que pode aparecer na sua residência, dependendo do modelo da planta.

Seria a cozinha americana com integração com sala em proporção menor, com a saída do primeiro ambiente direcionada para um canto entre a bancada de refeições e o hall de entrada do imóvel, como na imagem a seguir.
Destacamos este caso para que você perceba a importância do planejamento da união dos elementos entre os dois setores.

Perceba que neste projeto foram utilizados três materiais diferentes no local para revestimento de piso, três tonalidades de parede, duas de bancada, mais roda piso. São tantas informações visuais que comprometem a harmonia da decoração. Portanto, trata-se de um exemplo de inspiração ao contrário para você.

Como fazer uma bancada de cozinha americana

Casa Aberta

 

E aí, vai fazer uma bancada de cozinha americana em sua casa? Às vezes, basta quebrar uma parede. Consulte um arquiteto e mãos à obra!

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.