Lar Style

Dicas

Feng Shui: 15 perguntas para uma especialista

Bia Cortez, especialista em Feng Shui, explica sobre como o fluxo de energia da casa pode impactar a sua vida. 

feng_shui_11

Feng Shui. Essas são duas palavras chinesas que significam, respectivamente, “vento” e “água” e têm origem num antigo poema sobre a vida humana e como ela está diretamente conectada ao ambiente ao seu redor. Ela é uma técnica milenar desenvolvida para trazer mais harmonia para a casa e seus moradores.

No post de hoje, eu conversei com a minha colega de Mobly, Bia Cortez, arquiteta e técnica em Feng Shui. Além de explicar mais sobre o tema, ela ainda dá algumas dicas simples que podem melhorar o fluxo energético da sua casa. Olha só.

Leia também: Cores na decoração: dicas para escolher a melhor combinação para a sua casa!

Mobly – O que é o Feng Shui? Como ele pode melhorar a vida de quem aplica?
Bia Cortez – O Feng Shui é uma técnica de organização e decoração de ambientes chinesa que ajuda, através do estudo de um cômodo ou de uma casa toda, a equilibrar as áreas de sua vida a partir dos cinco elementos e trazer sintonia, não só para a casa como para a vida pessoal!

feng_shui_1
Mobly – Como começou o seu interesse sobre o tema?
Bia Cortez – Sou arquiteta e sempre acreditei que os espaços que habitamos influenciam diretamente nas nossas vidas, desde nossa eficiência no trabalho até nossos relacionamentos com outras pessoas. Me interessei pelo Feng Shui pois ele prova que nossa casa é uma extensão de nós, e que devemos sempre estar de olho e cuidar muito bem dela.

Leia também: Decoração viva: 5 dicas para a saúde das plantas da sua casa

feng_shui_10

Mobly – Existem diferentes linhas de Feng Shui? Se sim, qual você segue?
Bia Cortez – Como o Feng Shui tem sido cada vez mais difundido no mundo ocidental, foram criadas diferentes linhas, porém existem três principais escolas: A Escola das Formas que leva em consideração o terreno (existe um estudo que é feito para se escolher o melhor terreno, que vai trazer prosperidade e sintonia para a construção) e tudo pode influenciar nisso, o entorno até a posição do sol. A Escola da Bússola é a mais tradicional no oriente, exige uma bússola específica e diversos outros fatores como a posição dos planetas, signos das pessoas que moram na casa e uma análise bem mais profunda de aspectos pessoais. A que eu sigo e é a mais tradicional aqui no ocidente é a Escola do Chapéu Negro: Para analisar a casa e dar a melhor orientação de como organiza-la é usado um Baguá, que é um tipo de bússola que é dividida em nove áreas da vida (Saúde, Sucesso, Relacionamento, Criatividade, Amigos, Trabalho, Espiritualidade, Família e Prosperidade).

Mobly – O Feng Shui pode ajudar qualquer pessoa? Existe alguma relação com espiritualidade ou misticismo?
Bia Cortez – O Feng Shui é um tipo de “cura”. A base dele é manter a energia que chamamos de Chi sempre em movimento, que é a energia vital de todos os seres vivos (plantas e animais inclusos!). Ele tem relação sim com nossa espiritualidade, mas principalmente com a nossa vontade de acreditar e nos organizar para manter nossas energias sempre renovadas.

feng_shui_9

Mobly – Aplicar o Feng Shui é caro?
Bia Cortez – Não! O Feng Shui começa em pequenas atitudes que temos com a nossa casa, pode ser desde uma pequena reorganização de espaços como jogar fora coisas velhas e encostadas que não tem uso. Equilibrar os ambientes de acordo com o Bágua e sua área específica pode envolver objetos que você já tem em sua residência.

Mobly – Como funciona o estudo de Feng Shui para uma casa? Cada casa é um caso diferente?
Bia Cortez – Sim, o estudo começa posicionando o baguá na planta da casa, a área denominada “Trabalho” sempre estará alinhada com a porta principal da casa, a partir daí vamos perceber o que cada cômodo representa em sua casa, e o que precisa de “cura”, que é a organização de acordo com as cores, texturas, decoração que cada área da vida representa. Por exemplo, o cômodo que estiver na área de “Família” seria um ótimo lugar para ter retratos de quem mora na casa e objetos que lembram as pessoas queridas, o elemento relacionado a essa área é a madeira, então seria interessante decoração ou móveis de madeira nesse cômodo. Isso faz com que cada casa seja um caso diferente, pois cada planta tem uma organização.

Leia também: Decoração de quarto: conheça os 5 sinais de que está na hora de trocar o seu colchão

feng_shui_8

Mobly – Existe alguma regra prima do Feng Shui? Alguma norma que todos deveriam seguir?
Bia Cortez – Devemos sempre lembrar que “Mudança é a lei da Vida”. Existem pequenas regras que envolvem não só a organização do espaço, como nossos hábitos como comentei. A energia Chi que é nossa energia vital, deve estar sempre circulando pelo nosso lar. Ela sempre está em constante movimento, mas fica estagnada naqueles objetos que não tem uso na nossa casa, ou que estão quebrados há muito tempo, ou até aquela peça de roupa que você nunca usou, então é muito importante que a sua casa mantenha o Chi renovado, que você dê uso a esses objetos ou que dê para alguém que vai utilizá-lo. Com isso, é importante também, de tempos em tempos trocar o lugar de nossos móveis, renovar nossa casa com pequenas mudanças, não deixar a energia Chi ficar parada em nada.

Mobly – E tabus? Existe algo que todos deveriam evitar?
Bia Cortez – O Feng Shui envolve o uso de vários tipos de decoração e elementos “energéticos”, como espelhos, cristais e plantas, por isso precisamos usá-los com parcimônia, pois na técnica acreditamos que tudo é um modo de trazer energia para sua casa e devem ser colocados em lugares estratégicos de acordo com o Baguá e não por toda casa.

feng_shui_7

Mobly – Existem áreas da casa mais difíceis de serem trabalhadas que outras?
Bia Cortez – As áreas da casa mais difíceis de serem trabalhadas são o banheiro e a cozinha. A energia, como sempre, está em constante movimento e “escapa” pelo ralo e, principalmente, pelo vaso sanitário. Parece engraçado, porém é sempre indicado que todos os ralos tenham protetores e que o vaso sanitário sempre seja fechado após o uso. A área do Baguá que cair nesses cômodos sempre deve ter uma atenção especial.

Mobly – Espaço é um limitante? O Feng Shui pode ser aplicado em grandes casas assim como em pequenos apartamentos?
Bia Cortez – Na verdade não, o Feng Shui pode ser aplicado em apenas um cômodo da casa, como seu quarto. Então o tamanho do lugar que será curado pela técnica não importa!

Leia também: 6 Dicas para Decorar Apartamentos Pequenos Alugados

feng_shui_6

Mobly – A iluminação também possui um papel na filosofia?
Bia Cortez – A iluminação tem um papel importante, mas até ela deve seguir os fundamentos de cada área do Baguá. Por exemplo, se algum cômodo estiver localizado na área do “relacionamento” é interessante que seja usada uma iluminação mais quente.

Mobly – Existem itens de mobiliário ou decoração que são mais comumente utilizados?
Bia Cortez – Os itens de decoração seguem uma certa regra para cada área da vida, porém a madeira e o metal são materiais bem importantes para a cura de um ambiente. Um item de decoração bastante  usado para “aumentar” espaços e também na porta de casa é o espelho, pois oferece uma carga energética de expandir ambientes e dobrar a cura.

Leia também: Como A Iluminação Pode Dar Uma Nova Cara Ao Seu Ambiente?

feng_shui_5

Mobly – Qual dica você teria para quem quer um espaço de trabalho mais harmonioso?
Bia Cortez – A minha dica é manter o espaço sempre organizado e bem iluminado, se você possui um lixo com descarte de coisas de trabalho, sempre esvaziá-lo no fim do dia. Não acumular papel ou qualquer outro tipo de material que não tenha mais uso (como canetas que não funcionam). É interessante também sempre ter perto coisas relacionadas às suas conquistas como um diploma, um desenho seu, livros que te inspiram ou até fotos de pessoas que são referências para você.

Mobly – Como você utiliza hoje o Feng Shui no seu dia-a-dia?
Bia Cortez – Além de sempre aplicar o Feng Shui na hora de começar um projeto para um cliente, eu utilizo e levo comigo muitos de seus pensamentos, como sempre renovar a organização do meu quarto, olhar sempre se possuo algo que não está em uso e não acumular lixo dentro de casa.

feng_shui_4

Mobly – Que dica você daria para quem está nos lendo e deseja aplicar o Feng Shui em casa?

Bia Cortez – A minha dica é ficar atento a essas pequenas coisas que deixam a energia Chi estagnada, sempre acreditar que nossa casa é uma extensão da gente, principalmente agora que estamos muito mais no conforto do nosso lar. Sempre que chegar em casa, tente deixar todas as frustrações lá fora e ver sua casa como um templo de descanso e renovação! Aí você está preparado para a aplicação do Feng Shui.

feng_shui_3

E aí, curtiu o papo com a Bia? Pequenas mudanças na nossa organização diária podem ter um impacto muito positivo em outros aspectos da nossa vida. Diga para nós aqui embaixo se você já é um adepto do Feng Shui e como ele tem impulsionado sua vida. : )

feng_shui_2

E já que chegou até aqui, aproveite e veja como Dressa Carolinne transformou uma sala de um quarto de visitas incrível!

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.