Lar Style

Dicas Inspirações

Decoração das Casas de Praia para Veraneio: Dicas Incríveis!

O verão é uma das épocas mais divertidas do ano. É tempo de férias; de passear com a família e os amigos; talvez sair da cidade; e quem sabe até ir para a praia.

Tem pessoas que gostam tanto dessa proximidade com o oceano que acabam levando para dentro dos ambientes um pouco desse cenário encantador. Até mesmo sua residência permanente acaba recebendo uma decoração inspirada nas casas de praia. Confira!

Exemplo de decoração de casa de praia por SQ+ Arquitetos Associados

Como é a decoração das casas de praia

Para começar, casas construídas próximas à beira da praia costumam ter uma arquitetura diferenciada. Normalmente, elas possuem um traçado simples, grandes vãos, ventilação cruzada, boa integração com o meio externo e pé-direito alto.

A maioria das estruturas são erguidas e revestidas com materiais naturais. E todos os ambientes parecem amplos, confortáveis e agradáveis.

Pode-se afirmar que as casas de praia nem mesmo precisariam de móveis e ornamentos para parecerem atrativas. Por si só, sua arquitetura já é algo completo e bonito de se ver.

Só que, com o acréscimo de elementos decorativos, todos os espaços parecem ainda mais alegres e refrescantes como pede a estação mais calorosa do ano. Não é de se admirar que seu estilo inspire tantos outros projetos residenciais.

Exemplo de decoração de casa de praia por Paulo Carvalho e Marília Veiga

As casas de veraneio

As casas de praia decoradas especialmente para o período do veraneio também são bastante charmosas. Seus interiores apresentam um ar de simplicidade próprio da vida daqueles que sobrevivem da pesca.

Muitos elementos lembram, justamente, o seu dia a dia no mar. A cor e o brilho da água, a textura das redes e a madeira das embarcações; tudo isto é, de algum modo, representado nos interiores.

14 Exemplo de decoração de casa de praia por Renato Romeiro

Como fazer uma decoração inspirada nas casas de praia

As casas de praia – principalmente aquelas de veraneio – costumam apresentar interiores bem clean, com poucos elementos. As cores dos pisos e paredes são bastante neutras – quase sempre em branco.

Exemplo de decoração de casa de praia por Marília Veiga

E todo o resto apresenta tons que lembram elementos da natureza, em especial os marinhos – há uma predominância visível das nuances de azul, amarelo e vermelho; lembrando o mar, a areia e o sol.

Exemplo de decoração de casa de praia por In House e Ofício da Arte

Se você está pensando em mudar a decoração de sua residência para que ela se pareça com uma verdadeira casa de praia, deve saber algumas informações.

Primeiro, que as peças mobiliárias que melhor combinam com este estilo são aquelas mais rústicas, em tons naturais ou em branco, linhas retas e sem muitos ornamentos. Nesta linha combinam também os puffs, as cadeiras e as redes em fibras naturais.

Exemplo de decoração de casa de praia por Urbano Studio

Como o verão é uma época muito quente, a decoração da casa de praia tem que ser o oposto disso. É comum ver os sofás revestidos com tecidos frios como a sarja. Também, camas cobertas com colchas em algodão e linho.

Além disso, sempre pouquíssimas almofadas. Janelas com cortinas finas – as de voil são um exemplo. E pisos com tapetes feitos de pelos curtos ou fibras naturais, tipo sisal.

Exemplo de decoração de casa de praia por Renata Romeiro

Ornamentação dos ambientes

É claro que mesmo seguindo o conceito de ‘simplicidade’, a casa de praia ou a casa de veraneio também merece receber os seus toques ornamentais. Não precisa ser nada muito elaborado.

Mas deve remeter a ideia de natureza, alegria, paz e diversão. Transmitir boas energias às pessoas. E ter os cinco elementos bem equilibrados – o que incluir combater o calor do verão.

Exemplo de decoração de casa de praia por Idália Daudt

Combinam muito bem com este estilo os tecidos com estampas de folhas, flores e animais – como palmeiras, hibiscos e araras. Arranjos e vasos com plantas naturais.

Quadros com figuras de barcos e paisagens oceânicas. Vasos em cerâmica. Pedras e conchas naturais. Esculturas em formato de peixe ou outros animais marinhos. Miniaturas de barcos. Artigos de pescaria. E muitas coisas mais!

Exemplo de decoração de casa de praia por Ofício da Arte

Peças oriundas de trabalhos manuais são muito bem vindas em propostas de decoração inspiradas em casas de praia. Por isso, é interessante a inserção nos cenários de itens de cestaria. Também os rendados e bordados à mão. E coisas esculpidas em madeira e metal; desgastadas, com efeito de pátina; ou oxidadas, como que afetadas pela maresia.

Exemplo de decoração de casa de praia por Marília Veiga

Agora que você já recebeu todas estas informações, use-as a seu favor para mudar os ambientes de sua casa. Deixe tudo com o visual de praia. E, à propósito, curta um excelente verão!

Estas dicas de decoração de casa de praia foram criadas pela equipe Viva Decora.

  • Reply
    LUZIA APARECIDA TANI
    20 jan, 2019 at 22:51

    A DECORAÇÃO COM ESTILO DEIXA QUALQUER AMBIENTE MUITO MAIS ATRAENTE E AGRAVÁVEL. AMEI

Comente

instagram @moblybr

Instagram

Follow Me!

Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.