Lar Style

Dicas

10 coisas que você deve saber antes de ir morar sozinho

morar_sozinho_solidao_2

Finalmente! Você tanto procurou nos classificados online de sua cidade e vai realizar o tão sonhado desejo de morar sozinho. Não ter horário para chegar, lavar a louça apenas quando quiser, reunir os amigos todo final de semana depois da pandemia, pedir Delivery em todas as refeições… Só que não é bem assim. 

O que quase ninguém conta, é que morar sozinho acompanha grandes responsabilidades. Algumas, inclusive, exclusivas de quem não divide o lar com outro ser humano. 

Separamos 10 situações que provavelmente você não sabia sobre morar sozinho. Não garantimos que apenas esta leitura vai te livrar de ser surpreendido em alguma ocasião, mas já ajuda bastante a se preparar. Confira:  

Leia também: Como alugar um apartamento: 5 coisas que você deveria saber

  1. Alguns dias de folga se tornam dias de faxina

A quarentena revelou a necessidade de termos um lar funcional e confortável. Mesmo com a rotina de trabalhos e estudos em casa, inevitavelmente acumulamos bagunça com utensílios domésticos, roupas, cama, mesa e banho. E ela não se arruma sozinha. Se você não puder/quiser pagar os serviços de diaristas, é possível que nos dias de folga ou finais de semana, você queira desmarcar outros compromissos para limpar o ambiente e fazer tarefas domésticas, como limpar o banheiro, por exemplo. Quem diria?

Leia também: +43 Exemplos de Sala de Jantar para se inspirar

morar_sozinho_faxina_2

morar_sozinho_faxina

  1. Você vai aprender economizar cada centavo

A partir do momento em que a gente vai morar sozinho, passamos a valorizar mais o dinheiro e perceber o quanto é sacrificado. Poupar recursos se torna necessário para alguns imprevistos e manutenção recorrente da casa. Diversas atitudes e mudanças de hábito podem contribuir com a economia, por exemplo, fazer a própria comida, reduzir gastos com energia elétrica, não adquirindo coisas que não sejam urgentes e até realizar atividades extras para levantar um dinheiro a mais e que ajude a fechar os gastos do mês.

Leia também: Móveis usados: 6 dicas para não errar na hora da escolha + 21 ambientes decorados

morar_sozinho_economizar

morar_sozinho_economizar_2

  1. Você vai ter planilhas para tudo

Complementando o item anterior, você vai precisar organizar os gastos em planilhas. IPTU, condomínio, água, energia, gás, internet, aluguel, parcelas dos móveis, alimentação… Como todas as despesas da casa estão sob sua responsabilidade, se não houver organização, você pode se perder e acabar sofrendo um corte no fornecimento de energia elétrica ou de internet, por exemplo. Lembre-se de colocar cada gasto em uma planilha e acompanhar periodicamente quais são essenciais e quais podem ser reduzidos ou eliminados.

Dica bônus: deixe sempre as contas físicas organizadas em uma pastinha etiquetada.

morar_sozinho_planilha

  1. Você pode se deparar com a solidão

Se sentir sozinho pode ser um grande problema para quem está acostumado a morar com outras pessoas. Principalmente durante o isolamento, nem sempre os amigos poderão ir à sua casa, então saiba que, eventualmente, lidar com a própria companhia pode ser desafiador. Existem casos frequentes de adoção de animais de estimação para suprir a falta de dividir o ambiente com mais alguém. A ideia é boa desde que você possa cuidar.

morar_sozinho_solidao

morar_sozinho_solidao_3

  1. Os problemas da comida: eles existem aos montes

Fazer compras no supermercado é uma das maiores felicidades de quem mora sozinho, mas algumas situações ruins podem acontecer. Nem sempre é possível comprar porções pequenas ou individuais. Compras em muita quantidade também não são uma boa ideia, pois os alimentos tendem a estragar e vencer antes de serem consumidos. Então, aprender a dosar as compras no início pode ser uma tarefa árdua para quem começou a se aventurar. Faça listas e tente segui-las fielmente. Se prepare psicologicamente para lidar com alimentos estragados na geladeira. E em alguns momentos, você vai identificar que aquele ingrediente super essencial acabou, mas o supermercado está fechado. Saiba se prevenir. 

Dica bônus: não vá ao supermercado com fome. Repito: não vá ao supermercacdo com fome.

Leia também: +23 Cozinhas para se Inspirar

morar_sozinho_comida

  1. Você cria um amor por itens de decoração

É provável que antes você não se importava muito com os objetos que decoravam a casa… mas agora, quadros, móveis, cortinas, tapetes e penduricalhos vão te deixar tentado a comprar tudo de uma vez só. Mas lembre-se: é momento de economizar. Faça uma lista de tudo o que precisa e compre mensalmente algum item individual, de acordo com o valor que você terá disponível. Isso garante que você não compre coisas demais e que os itens reflitam sua personalidade. Um adendo: pode ser que seus gostos mudem completamente com o tempo (não apenas sobre decoração, observe).

morar_sozinho_decoracao

morar_sozinho_decoracao_2

  1. Você vai criar um ritual para lavar as roupas

Geralmente quando se mora com os pais, as roupas automaticamente aparecem lavadas e dobradas nas gavetas. Este fenômeno não acontece quando você mora sozinho. É provável que durante esta adaptação, algumas peças sejam perdidas por manchas, danificação do tecido e outros problemas que possam surgir com a máquina de lavar ou com a leitura incorreta das etiquetas. Lembre-se sempre de separar as peças delicadas e as brancas das escuras.

Dica bônus: evite a ideia de “juntar o máximo de peças possível antes de usar a máquina de lavar”. Você pode ficar sem ter o que vestir. Acontece.

Leia também: O que você pode fazer para organizar, limpar e melhorar o visual dos ambientes da sua casa?

morar_sozinho_lavar_roupa

  1. Cadê aquela coisa que estava aqui? 

A chave da porta, o cortador de unha, o marca texto… ou qualquer outro objeto que você jura ter colocado em cima da mesinha de centro vai sumir misteriosamente. Os famosos “duendes” da desorganização ou do esquecimento adoram fazer esse trabalho. Pares de meia então, é questão de tempo. 

morar_sozinho_cade

  1. Eletrodomésticos são amigos

Alguns equipamentos são essenciais para quem vai viver sozinho. É importante investir em alguns eletros como microondas, geladeira e máquina de lavar roupas. Pesquise bem as voltagens para não ter surpresas na hora de usar, assim como o tamanho de cada um, garantindo que caibam perfeitamente no espaço disponível na sua casa.

Leia também: Cozinha funcional: guia COMPLETO sobre o assunto + dicas

morar_sozinho_eletrodomesticos

  1. Você produz muito lixo

Os cestos ficarão cheios muito rapidamente e não se esvaziam sozinhos também. Manter o ambiente limpo ameniza as chances de contaminação e eventuais visitas indesejadas de insetos e baratas. Crie o hábito de separar o lixo corretamente. Você mantém a casa em ordem e ajuda o meio ambiente.

Leia também: Ajude a salvar o planeta! 4 dicas para diminuir a produção de lixo em casa

morar_sozinho_lixo

Esses são alguns dos desafios de morar sozinho, mas ter aquele cantinho para chamar de seu é incrível e faz tudo valer a pena. Aproveite a nova jornada!

Esse conteúdo foi criado pelo time da Loft.

    Comente

    instagram @mobly

    This error message is only visible to WordPress admins

    Error: No posts found.

    Make sure this account has posts available on instagram.com.

    Click here to troubleshoot

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.