Lar Style

Inspirações

Rose Gold: derivação metálica do rosa que virou tendência

Descubra o que é rose gold e como utilizá-lo na decoração de todos os ambientes da casa

As cores da moda sempre inspiram a decoração de interiores. Se você está pensando em atualizar o visual da sua casa aqui vai uma dica, aposte no rose gold.

Essa tendência decorativa surgiu na Europa, por volta de 2015; e chegou ao Brasil em 2017. Seus elementos são fáceis de encontrar. Eles transmitem a ideia de inovação, delicadeza e sofisticação. E ficam ótimos em ambientes sociais, como a sala de estar.

As possibilidades do uso do rose gold são infinitas. Os post a seguir fala justamente sobre isso, e aponta ideias de como usar essa novidade em seu lar. Confira!

O que é Rose Gold?

“A cor rosa nunca sai de época, sempre se reinventa.” –  arquiteta Érica Salguero, em reportagem de Revista Zap Imóveis.

Primeiro antes de citar como usar o rose gold na decoração é preciso entender mais o que ele é de fato. Na verdade, trata-se de uma derivação metálica do rosa.

Ele lembra o cobre, mas quase puxando para o dourado. Peças nessa cor podem ser facilmente vistas no mercado de artigos para o lar; e serem empregadas, com parcimônia, em todos os cômodos da casa, incluindo a sala.

O rose gold é perfeito para as propostas de decoração mais clean, ou seja, sem excessos. Isso casa bem com o conceito moderno dos estilos escandinavo – ou nórdico – e minimalista, que usam poucos itens na ambientação dos cômodos.

Neles, a presença do metal é destacada sobre tons de fundo em branco, cinza, bege ou preto. Essa é uma combinação fácil, que ninguém deve ter medo de errar!

quarto cinza com detalhes rose gold

Quarto Moderno Feminino em Cinza e Rose Gold de D&D Show

Por uma questão cultural, ambientes em rosa sempre são lembrados como femininos. Por isso, o rose gold é mais visto sendo usado em decorações simples e românticas. Porém, ele também fica lindo em interiores mais elaborados e sofisticados. Peças de design em formatos triangulares, por exemplo, quebram a “delicadeza e doçura” desse metalizado. É um contraponto interessante!

“Cuidado para não sobrecarregar o ambiente, não podemos esquecer que muitas vezes menos é mais.” – Érica Salguero.

quarto industrial com detalhes rose gold

Quarto com Papel de Parede Tijolo e Abajur Dourado de D&D Show

criado mudo rose gold em decoração do quarto

Cabeceira rosé com quadros de Elen Saravalli

Como usar o rose gold na decoração da sala

A sala é um dos ambientes mais importantes de uma casa. É onde as famílias se reúnem para conversar, receber visitas, assistir filmes e realizar muitas outras tarefas.

Por isso, é lógico que existam tantos itens à venda voltados especialmente para a decoração desse cômodo. E é claro que não poderiam faltar as peças em rose gold.

Para acertar no uso do rose gold na decoração de sua sala, comece pelos pequenos detalhes. Mantenham o pano de fundo – paredes e peças mobiliárias maiores em branco, bege ou outros tons claros.

Depois, escolha quais os pontos de destaque que receberão peças metalizadas. Não tenha medo de ousar, apenas tenha cautela para manter o cenário harmonizado.

vasos rose gold na decoração da sala de estar

Sala ampla com móveis claros de Karen Pisacane

Itens com um banco, mesa de centro, uma mesa lateral ou uma cadeira podem estar totalmente cobertos ou ter boa parte em rose gold. Mas, os projetistas preferem usar ainda itens menores para dar aquele toque de charme à decoração. É comum ver em suas propostas a inserção do metal principalmente em acessórios de iluminação, como os spots, abajures e lustres pendentes. Mas, tem muito mais!

Em decorações de salas o rose gold pode estar presente nos seguintes objetos: porta-retratos, molduras, espelhos, relógios, suporte de livros, vasos para flores, bowls, castiçais, bandejas, e mais.

banquetas e mesa suspensa com copos rose gold

Bar com Quadro Laranja e Brancos Almofadados de Patrícia Hagobian

bandeja rose gold na sala de estar

Sala com Sofá Curvo, Quadros e Travessa Rose Gold de Patrícia Hagobian

O brilho opaco do rose gold não diminui a beleza das peças decorativas em nada, pelo contrário. Tudo parece que fica ainda mais incrível!

E, talvez, por não ser nem ouro e nem prata atrai o olhar das pessoas, que se encantam com o seu visual. A cor desse metal, mesmo destacada no cenário, não se sobressai ao resto – e parece que até dá certa vida aos tons neutros ao redor. Perfeito!

luminária rose gold na sala de jantar

Sala de Jantar Neutra com Espelho e Nichos de Très Arquitetura

 

Ficou ou não com vontade de aderir a essa moda? Use a sua criatividade e descubra quais os pontos de sua sala que podem receber uma peça mobiliária ou ornamental em rose gold. Certeza de que sua casa vai ficar glamourosa!

Estas dicas de decoração usando Rose Gold foram criadas pela equipe Viva Decora.

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.