Lar Style

Dicas

Dicas de decoração para iniciantes: tudo o que você precisa saber

Aqui, você vai conferir valiosas dicas de decoração para começar a transformar a sua casa

Do nada aparece aquela vontade de mudar a decoração de casa, né? Por outro lado, também podem surgir muitas dúvidas a respeito da harmonização dos ambientes, combinação de estilos e algumas técnicas de design.

Mas, antes de dar dicas de decoração, é importante falar que não existem regras fechadas para deixar a casa bonita e estilosa. Tudo depende do ambiente e do conceito que você quer transmitir. É claro que existem algumas dicas básicas para começar, e é isso que nós vamos abordar no post de hoje do blog.

Pensando nisso, reunimos seis pontos-chave para você, recém chegado no mundo da decoração, começar a pensar melhor no assunto. Vamos lá?

#1. Texturas

A primeira dica de decoração para iniciantes é começar a pensar em texturas. Isso porque, além de acrescentar um aspecto visual e tátil no ambiente, a textura ajuda a compor um estilo de decoração específico, criando um espaço receptivo e aconchegante.

Vale lembrar que, quando falamos de texturas, estamos nos referindo ao aspecto físico do item. Por exemplo: uma almofada revestida por um tecido liso, sedoso ou até mesmo bordado. Esses materiais pode afetar desde a sensação de calor e frio até o tom e peso da composição.

Alguns elementos com diferentes texturas que você pode investir na decoração de casa, são:

  • Tijolo;
  • Pedra;
  • Madeira;
  • Metal;
  • Tecidos;
  • Vidros.

 

#2. Pontos de luz

Não é novidade que a iluminação é um dos carros-chefe de qualquer decoração. Ao aplicar a luz nos lugares certos, é possível valorizar detalhes, trazer conforto e, claro, deixar o ambiente sempre com uma boa iluminação.

Então, uma das dicas de decoração mais importantes é pensar na quantidade de luminárias que serão utilizadas e quantos pontos de luz o projeto terá.

Vale lembrar que algumas luminárias especiais, como pendentes e abajures de chão, conseguem mudar completamente a aparência do espaço. Isso sem falar no tom da luz, que pode ser mais puxado para o quente ou para o frio.

Ah, também é importante não se esquecer dos pontos de luz natural. Você sabia que a luz da natureza ajuda no desempenho das tarefas? Isso sem falar na economia de energia, né? Você pode contar com a ajuda de um profissional de arquitetura para aproveitar ao máximo a iluminação natural no seu projeto de decoração.

 

#3. Cores

Olha, a gente arrisca dizer que pensar numa paleta de cores é a parte mais fácil da decoração. Isso porque não é difícil pensar em tons que combinem e criem uma composição harmoniosa, mas é importante ter cuidado para que tudo não fique pesado demais, tá bom?

Uma dica é ter sempre em mente que as cores são um complemento da iluminação e que podem influenciar até no nosso psicológico. Por exemplo: cores mais frias criam uma atmosfera relaxante. Já cores mais quentes, tornam o espaço mais acolhedor e aconchegante.

A paleta de cores pode variar de acordo com o estilo de decoração que você pretende adotar. Nossa sugestão é equilibrar tons neutros e vibrantes para ganhar harmonia. Você pode fazer uma parede clara e ter objetos em cores mais chamativas na sala de estar, por exemplo.

 

#4. Detalhes técnicos

De nada adianta ter os itens certos, mas não pensar nos detalhes técnicos da decoração. Por isso, antes de começar a mexer nos cantos da casa, é fundamental responder algumas perguntas, como: será que o móvel cabe neste espaço? Vou conseguir passar o item pela porta ou elevador? Mudar ele de lugar seria uma tarefa fácil?

Esses e outros detalhes técnicos, como pontos elétricos e hidráulicos, ajudam a planejar o layout perfeito para o ambiente. Então, fique atento aos detalhes estruturais da sua decoração e, se possível, busque sempre orientação de um profissional especializado.

 

#5. Funcionalidade

É muito fácil se deixar levar pela beleza dos itens decorativos. Porém, lembre-se sempre que a casa precisa ser prática para sua rotina e que deve haver espaço para tudo. Um lar abarrotado de coisas pode prejudicar a movimentação nos ambientes e até causar acidentes.

Então, uma das dicas de decoração mais importantes é pensar em um espaço funcional e confortável para todos os moradores. Existem móveis especiais que podem ajudar nesta tarefa e tornar a rotina mais prática, como sofás-cama, poltronas dobráveis e baús-puff.

Confira algumas opções:

 

 

#6. Personalidade

Olha, todas as dicas de decoração que citamos acima são importantes, mas elas não são regras que você precisa seguir à risca, beleza? Afinal, o que a gente mais quer é que o ambiente tenha a >sua< cara.

Depois de definir o básico, pense em um elemento que deixe a sua personalidade marcada no ambiente. Isso vale pro quarto, sala de estar, cozinha e até para a decoração de banheiro! Pense nas suas cores preferidas, filmes ou algum objeto que marque quem você é. Vale soltar a imaginação!

 

Pense na sua casa com o carinho que ela merece!

Inclusive, aqui no nosso blog você encontra muitas dicas de decoração para transformar diversos ambientes da casa. Aproveite para ler os nossos conteúdos que falam de decoração de cozinha pequena e como organizar área de serviço. Não esqueça de comentar ali em baixo o que você achou deste post! 🙂

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.