Lar Style

Inspirações

Ilha na Cozinha: projetos e fotos incríveis pra te inspirar

Saiba mais sobre ilha na cozinha e como aplicar em casa

Às vezes, visitamos um imóvel vazio e não temos a certeza de que ele é amplo o suficiente até colocarmos alguns itens dentro para testar as possibilidades de layout.

E algumas pessoas definitivamente não abrem mão de uma cozinha bem ampla dentro de casa. Isto porque elas gostam de cozinhar e sabem que vão precisar de bastante espaço para guardar, apoiar e embutir vários utensílios.

Na Arquitetura, existem vários modelos diferentes de layout para decoração de cozinhas. Para residências bem amplas, as opções são sempre maiores. Já para habitações mais compactas, existe uma necessidade maior de um planejamento de interiores que garanta a melhor otimização do espaço.

Em ambos os casos, por diferentes razões, uma ótima solução utilizada é a criação de ilhas ou balcões de refeições, unindo ou dividindo salas e cozinhas integradas.

Neste texto, vamos analisar juntos quais são as razões que levam os projetistas a indicarem a construção de ilhas em cozinhas residenciais. Também ver quais as vantagens de se fazer isso.

E, por fim, comparar os exemplos para entender quais as possibilidades de ilhas e balcões em cozinhas americanas e cozinhas gourmet. Por falar nisso, como seriam essas cozinhas? Confira a seguir.

Deborah Basso

 

O que são cozinhas americanas e cozinhas gourmet?

Ambos os exemplos aqui citados se referem a modelos diferentes, porém muito semelhantes de layout de cozinha.

No primeiro caso é deixada uma meia parede de estrutura ou é instalado um grupo de armários com bancada única acessada pelo lado da cozinha ou sala, promovendo a separação e, ao mesmo tempo, a integração desses ambientes. Já outra opção seria a construção de uma ilha para uma cozinha tipo gourmet.

Aliás, às vezes, as cozinhas com ilha são chamadas de cozinhas completas porque costumam apresentar tudo aquilo que desejamos em uma cozinha.

Muitos dos equipamentos são jogados para este ponto central e todo o restante da área do ambiente pode ser mais bem aproveitado para a instalação de mais armários e outros equipamentos. Fora que, neste caso, sala e cozinha parecem ser um setor único da casa.

Pode acontecer, em casos excepcionais, de uma cozinha americana parecer ser uma cozinha gourmet por apresentar um balcão dividido em duas alturas, formando também uma ilha.

Explicando melhor, uma parte da bancada ficaria a uma altura aproximada entre 90 e 110 cm do chão. Já outra – que pode ser formada por uma mesa de jantar encostada no balcão – a uma altura de 75 cm do piso.

Olegário de Sá & Gilberto Cioni / Aquiles Nicolas Kílaris

Mariela Uzan

Leonardo Muller

 

Modelos de ilha na cozinha: como são utilizadas?

Quando falamos em ilha, pensamos em algo que fica isolado bem no centro da cozinha. Essa realmente é uma possibilidade para cozinhas gourmet, mas não necessariamente é uma regra.

Pode ser que tenhamos essa ilha formada pelo avanço de uma linha de bancada em desenho de ‘L’ estendida para ‘U’. Mas pode ser que este desenho não fique totalmente equilibrado, ou seja, uma ilha que não fica exatamente no centro da planta baixa do cômodo.

A ilha da cozinha da sua casa pode ser vazada na parte de baixo, com um tampo transparente ou preenchida por balcões – com tampo de madeira, pedra ou concreto.

Também é possível que ela seja retrátil ou fixa, abrigando cooktop, micro-ondas, lava-louças e outros equipamentos embutidos. E todo ou parte deste elemento ou conjunto pode apresentar linhas arrojadas e cores vivas, fazendo disso o maior foco do cenário.

Paulo Elias Ferreira

Estando ou não no centro dos ambientes de cozinhas, inevitavelmente as ilhas tendem a chamar bastante atenção. Isso não é algo negativo, pelo contrário.

Inclusive pode ser interessante destacar essa área do cômodo com revestimentos em tonalidades e texturas bem fortes, para marcar a importância estética e de layout que ela possui. E o acompanhamento de certos aparelhos deve esclarecer a sua função.

Aliás, por falar nisso, devemos lembrar da utilização de luminárias pendentes em sequência sobre balcões de refeições, que ajudam a integrar cozinhas e salas de jantar.

Mas as ilhas de cozinha também podem ser o ponto de instalação de um fogão cooktop e forno embutido elétrico. Sendo que o cooktop pode ser feito de um material – como vitrocerâmica – e ter uma cor que fique camuflado com a bancada ao redor.

E, para ajudar na renovação de ar local, é instalado sobre este fogão uma coifa própria para teto – os modelos com partes envidraçadas são os que deixam as decorações com um visual mais sofisticado.

Andrea Petini

Adelia Preis

 

Quais são as ilhas de cozinha mais usadas?

Se você observar atentamente as imagens utilizadas como ilustração deste texto, verá que não existe um padrão de desenho para ilhas de cozinha. No geral, é bastante comum que esta solução apareça em layouts de ambientes em formato de ‘U’.

Então, neste caso, o balcão central ganharia um formato quadrado ou retangular. Contudo, é possível criar ilhas de cozinha com desenho de ‘L’, ‘C’ ou mesmo ‘T’, com o acompanhamento de uma mesa de jantar.

Antes de escolher o material para revestimento da ilha da cozinha da sua casa, você precisa responder a duas questões. Primeiro, qual a função que este elemento terá para o cômodo? Ele abrigará mesmo aparelhos como cooktop e forno elétrico? E, de acordo com a proposta decorativa, é melhor que a sua bancada combine com as outras bancadas da cozinha?

Depois que você responder essas perguntas, ficará mais fácil decidir qual o material utilizar como tampo de bancada de ilha da cozinha da sua casa. São opções de materiais utilizados hoje em situações como esta: concreto, granito, madeira tratada, azulejos, pastilhas, inox, epóxi, porcelanato, mármore composto, mármore, nanoglass e acrílico.

Regiane Leal

Guardini Stancati Arquitetura + Designer

Bianca Monteiro

Uma ilha na cozinha pode fazer toda diferença no ambiente, experimente em sua casa!
Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

    Comente

    instagram @mobly

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.