Lar Style

Dicas

Reforma de Apartamento: 6 Coisas Que Você Deveria Saber

Reforma de apartamento é algo extremamente gratificante depois de pronto, mas, até chegar lá, pode trazer muitos desafios. No seu caminho, terão vizinhos que podem se incomodar, sujeira, retirada de muita sujeira e, em alguns casos, até mesmo a necessidade de licenças.

De modo geral, a tarefa não é fácil – e quanto maior a reforma de apartamento, mais desafiador. Você se verá frente a questões como “qual estilo eu quero?” e “quanto eu quero renovar nessa reforma?”.

Felizmente você não é a primeira pessoa a passar por uma reforma de apartamento, então já existem muitas dicas disponíveis e separamos aqui algumas das nossas favoritas.

Reforma de apartamento: por onde começar?

Comece com um bom planejamento, listando quais são as coisas que você quer dar uma renovada. O que você quer com essa reforma de apartamento? Crie uma pasta com fornecedores, com imagens da internet para inspiração, separe as cores e materiais que você mais gosta.

Esse planejamento irá te ajudar a definir outros aspectos fundamentais do processo de reforma, como custos, materiais necessários e número de pedreiros e outros profissionais que irão atuar.

Não deixe de considerar itens como pisos, paredes e teto e áreas como varanda gourmet e hall de entrada. Mas tente não abraçar o mundo de uma vez, afinal é bem possível que você tenha que conviver com essa bagunça.

Verifique com seu condomínio se é necessária alguma vistoria ou permissão para a realização de uma obra. É bem comum hoje em dia e é algo que um arquiteto pode providenciar com facilidade.

#1 – Elabore o orçamento da reforma de apartamento

Os gastos da sua reforma de apartamento podem variar muito já que dependem do que você vai querer reformar e dos materiais que você vai querer usar.

No entanto, busque ter atenção a absolutamente todos os aspectos que estarão envolvidos na reforma, porque todos eles são traduzidos em custos – e você não quer ter nenhuma surpresa na hora pagar a conta.

Alguns itens que podem passar batido (mas não devem) são iluminação, elétrica, piso, eletrodomésticos, designers, artesãos e, claro, a decoração.

Finalizado o seu orçamento, é hora de uma bela revisão para verificar se os custos estão de acordo com o dinheiro que você tem disponível e, se necessário, fazer alguns cortes e adaptações.

Pode ser necessário fazer uma troca por materiais mais baratos ou deixar algo de lado conforme as prioridades.

#2 – Para reforma de apartamento antigo, fale com especialistas

Quando estamos falando de prédios antigos, é preciso ter muito cuidado antes de sair por aí derrubando paredes.

Consulte um arquiteto e/ou engenheiro estrutural para ter uma opinião realista do que é possível ser feito na sua obra sem que a segurança sua e de outros moradores seja comprometida.

Em um prédio antigo de muitos andares, acredite, você não vai querer correr o risco de retirar uma parede estrutural sem saber exatamente o que está fazendo.

Uma consulta com um encanador e um eletricista também é uma ideia que não deve ser dispensada. E deixem que esses profissionais conversem entre si para que os trabalhos ocorram sem interferências, afinal eles têm mais experiência nisso

Um exemplo para que você entenda: digamos que você está trabalhando com um profissional para fazer dry wall ou uma parede de tijolinho na sua sala. Ele deverá deixar um espaço aberto para que o eletricista passe os fios elétricos.

Caso isso não ocorra, o eletricista não terá escolha senão danificar ou remover o dry wall para cumprir sua parte.

#3 – Não esqueça de avisar os vizinhos da reforma do apartamento

O quebra-quebra no seu apartamento não irá impactar somente a sua vida, mas de todos os vizinhos ao seu redor. Então é uma boa ideia conhecer essas pessoas antes, avisar sobre o que está para acontecer.

Isso significa falar com as pessoas que moram do seu lado, debaixo e em cima. Gerenciar expectativas e mantê-los informados sobre o andamento da obra irá ajudar muito a manter um bom relacionamento entre vocês.

E quando tudo estiver pronto, que tal dar uma festa e convidar o pessoal como forma de agradecimento pela paciência?!

#4 – Tenha atenção redobrada com reforma de apartamento pequeno

Ah, que delícia a reforma de apartamento pequeno. Muito pó e pouco lugar disponível para você poder ter uma vida normal. Calma, respira. Tudo vai ficar bem depois que a reforma de apartamento pequeno estiver finalizada.

Nesses casos, é muito importante que a reforma seja o mais breve possível – no máximo uma semana.

E busque fazer sempre uma pequena limpeza no local ao final de cada dia. Será cansativo, mas, em um apartamento pequeno, se você não fizer isso, não terá um refúgio limpo para descansar no fim do dia.

Não tem jeito, a bagunça faz parte. Para ajudar, tente deixar alguns sacos de lixo prontos espalhados pela casa. Se os próprios trabalhadores ajudarem a manter o local limpo, não haverá tanto a fazer no fim do dia.

#5 – Não esqueça da ventilação durante a reforma de apartamento

Existe o risco de você inalar muita poeira ou até mesmo alguns gases durante o processo, por isso certifique-se de se proteger e deixar a casa bem ventilada durante dia e noite. Abra janelas, ligue ventiladores e, se necessário, use máscaras respiratórias.

E não deixe de cobrir tudo aquilo que não estiver usando com um plástico.

A poeira vai ser inevitável, mas isso irá ajudar a diminuir o problema. Cubra até mesmo itens dentro de armários – você vai se surpreender até onde a poeira pode entrar.

Coloque plástico sobre as roupas guardadas nos armários e coloque os alimentos armazenados dentro de sacos plásticos ou potes com tampas bem firmes para uma dose extra de proteção.

Pode dar trabalho, mas busque trocar os plásticos todas as manhãs para garantir a higiene – especialmente da comida.

#6 – Espaireça a cabeça durante a reforma de apartamento

E, por fim, na sua reforma de apartamento pequeno, se possível vá para outro lugar. Vá trabalhar num workplace ou num café, fique uns dias com amigos ou familiares. Se não for possível, estude a possibilidade alugar um Airbnb perto da sua casa.

Às vezes, para a sua saúde física e mental, é melhor ir embora e deixar a mágica da reforma de apartamento acontecer enquanto você está do outro lado da rua apreciando os pássaros na janela.

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.