Lar Style

Dicas Guia de Compras

Como escolher a melhor cadeira gamer para você? 4 dicas fundamentais

Muito além do estilo, uma cadeira gamer oferece vários ajustes para o seu máximo conforto e alta performance. Saiba como escolher o melhor modelo para você!

As cadeiras gamer chegaram ao mercado com a proposta de oferecer diversas opções de ajustes e regulagens para quem passa horas a fio sentado na frente do computador. Mas como escolher a melhor cadeira gamer para sua produtividade e diversão?

Inicialmente direcionadas ao nicho dos jogadores, como usuários da Twitch – plataforma de transmissão de jogos online – que se empenham nas partidas por longos períodos, as cadeiras gamer também ganharam espaço em diversos lares, sobretudo com o aumento do home office.

modelo-cadeira-gamer-1

Isso porque os modelos são projetados para dar prioridade à postura e se adaptar plenamente ao corpo e usabilidade de cada pessoa.

Além de, é claro, apresentarem um design bonito, de apresentação robusta, moderna e que remete aos bancos de carros de corrida – razão, inclusive, do encosto alto nas cadeiras, que serve para abraçar as costas dos motoristas e descansar todos os músculos da lombar à cabeça.

A lógica é clara: quanto mais confortável você está, melhor será o seu foco. Isso significa melhor engajamento e rendimento nas tarefas de jogos, trabalho, estudo e lazer. E se você leu até aqui, é muito provável que esteja procurando a melhor cadeira gamer para obter o máximo de conforto em suas necessidades.

modelo-de-cadeira-gamer-3

Conforme o mercado gamer se expandiu para outros públicos de interesse, também aumentaram as ofertas de novos modelos. Mas dentre tantas opções de preços, cores, almofadas, personalizações e outros tantos atrativos, como escolher a melhor cadeira para você dentro do que você está disposto a pagar?

Continue a leitura e anote aí as 4 dicas fundamentais que separamos.

#1 Sempre priorize o conforto

A gente sabe que existem cadeiras gamer realmente muito charmosas, com design bonito e relativamente baratas no mercado. Na hora de escolher qual comprar, muitas pessoas acabam esquecendo um fator importante: o conforto.

Alguns modelos possuem revestimentos coloridos, formas vazadas estilizadas, partes cromadas, texturizadas e até em leds RGB.

Entretanto, na hora de calcular o custo-benefício de sua nova cadeira, evitar as dores nas costas será o fator mais relevante do que as qualidades visuais, certo? Até porque, como a gente comentou, uma das maiores qualidades e diferenciais desse tipo de cadeira é se ajustar individualmente para a cada demanda de posicionamento.

Imagine deixar todo o trabalho de sustentação do seu corpo apenas com sua coluna e a gravidade. Após algum tempo, os incômodos começarão a surgir, né?

Claro que, dependendo do seu orçamento, algumas concessões serão necessárias, mas sempre procure por cadeiras que ofereçam conforto consistente através desses atributos:

  • Encosto alto para sustentação natural do peso da cabeça;
  • Almofadas que se encaixam na curva do pescoço e da lombar;
  • Alto nível de ajuste através dos mecanismos e recursos ergonômicos que serão abordados na dica #2.

Desta forma e sem grandes esforços, você deixa a cadeira fazer o trabalho de sustentação e evita a rigidez dos seus músculos.

 

#2 Atente-se às funções ergonômicas

Para complementar a dica #1 e arrasar na sua escolha da melhor cadeira gamer, também é importante ficar de olho nos parâmetros ergonômicos mencionados na Norma Regulamentadora 17 que prevê os seguintes requisitos que evitam a má postura e eventuais dores ou lesões nas costas:

Regulagem de altura

A função de configurar a altura do assento para cima e para baixo é super necessária.

A maioria dos modelos possuem um cilindro pneumático que varia a altura do assento através de uma pressão de ar, tornando os ajustes mais suaves e precisos para todas as dimensões de corpos.

De maneira simples, posicione-se de maneira que a tela do computador fique na altura dos olhos, e pronto. Esse cuidado alivia os movimentos que você realizaria com a cabeça inteira, deixando você se concentrar somente com a visão estável. A altura correta também garante o descanso adequado das pernas dobradas em 90º e proporciona melhor equilíbrio, bem-estar e produtividade.

Base do assento ampla e resistente

Ao sentar em uma cadeira gamer, você com certeza se sentirá relaxado instantaneamente. Mencionamos que o encosto alto abraça suas costas e apoia sua cabeça, mas outro grande diferencial para escolher a melhor cadeira gamer está no assento.

Quando o assento é amplo, a área ocupada dissipa melhor a tensão na região glútea e o peso do corpo nos quadris, aproveitando todo o espaço adicional.

Ah, fique ligado se o assento também é estável, idealmente com base em alumínio, e se possui pelo menos 5 pontos de apoio, garantindo assim a estabilidade e resistência para todos os portes físicos.

Reclinação adaptável

O grau de inclinação permite descansos sem esforços a qualquer momento. Não importa se você estará usando sua cadeira gamer para assistir uma série ou para realizar uma tarefa complexa no trabalho, você sempre poderá mudar a inclinação para relaxar os músculos das pernas, costas, pescoço e ombros.

Alguns modelos chegam a inclinar o encosto em 180º e vem com um apoio para os pés. Legal, né?

Rodízios firmes

As rodas e rodízios são peças-chave para a ergonomia de uma cadeira. O ideal é que seu modelo gamer também te forneça mobilidade em qualquer tipo de piso, por isso observe se os rodízios são largos, não riscam o piso, e se suas bases são, de preferência, em alumínio para uma melhor performance.

Poder se locomover livremente no ambiente alivia a tensão de ficar tenso e estático em um local, garantindo um andamento tranquilo, leve e mais dinâmico nas funções.

Apoios ajustáveis para braços

A melhor cadeira gamer oferece suporte ergonômico para seus pulsos. Isso faz toda a diferença após algumas horas sentado, pois reflete em um bom descanso para a parte inferior do seu braço e permite que sua agilidade fique mais veloz, conferindo melhor performance nas atividades.

Os apoios ajustáveis se adaptam ao seu corpo e altura, de forma que seus ombros fiquem em repouso e seus cotovelos em um perfeito ângulo de 90º para o apoio dos braços.

#3 Pense a longo prazo

O material de composição da cadeira gamer é um fator decisivo de compra. Ele faz toda a diferença se você pretende investir em um modelo que ofereça – e mantenha -, a longo prazo, as funções de conforto e ergonomia tão importantes citadas acima.

Novamente, a qualidade dos materiais de sua cadeira gamer está diretamente relacionada com o preço, então pesquise com cuidado por cadeiras que se encaixam nas descrições abaixo para ter um bom custo-benefício.

Uma cadeira de estrutura em metal certamente vai durar mais do que as que possuem armações em madeira ou plástico. No metal, a tinta anticorrosiva também é um fator importante.

O estofamento deve ser denso e de qualidade, nem tão duro e nem tão macio. Um assento duro te deixará desconfortável após algumas horas e um estofado macio ficará plano em poucos meses e não acomodará seu corpo com firmeza.

Sobre o estofamento, uma boa dica é procurar cadeiras gamer que possuam uma superfície que varia entre partes em couro e tecido de malha respirável.

A malha respirável deve estar presente na área das costas justamente para absorver suor e facilitar na transpiração, evitando uma cadeira sempre quente e úmida. Claro que isso vai depender do quanto você está disposto a gastar, mas dessa forma você evita descascamentos com o tempo.

modelo-de-cadeira-gamer-6

#4 Siga seu estilo

Já aprendemos que o conforto vem em primeiro lugar e que, por isso, os requisitos ergonômicos são essenciais.  Também já entendemos a importância dos materiais de qualidade para preservar seu investimento. Mas, cá entre nós, seria muito cruel escolher uma cadeira gamer que não combine com o seu estilo, não é?

Nesse momento, você é quem filtrará as opções mais estilosas dentro do seu orçamento. Você encontrará modelos em formas mais discretas, outras mais robustas. Algumas coloridas, outras monocromáticas. A variedade é quase infinita.

Para uma luz a mais, comece analisando a decoração do ambiente em que sua cadeira gamer estará. Para uma composição bacana no cômodo, é interessante que as cores, texturas e padrões da cadeira combinem com os móveis e a decoração, por exemplo. Também existem móveis lindíssimos com a identidade gamer para dar aquele match perfeito com sua cadeira.

Se quiser saber mais sobre decoração para quarto, home office e demais ambientes, acesse nosso conteúdo aqui do blog.

ambiente-decorado-cadeira-gamer

Pronto! Agora que você está por dentro das nossas dicas para escolher a melhor cadeira gamer. Ficou bem mais fácil escolher a melhor opção na hora da compra, né?

Temos certeza que você aproveitará o modelo escolhido com muito conforto e estilo!

  • Reply
    Ingrid
    5 jan, 2022 at 22:30

    Adorei! Muito útil e completo.

Comente

instagram @mobly

Instagram feed

Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.