Lar Style

Dicas

Mantas e cobertores: dicas de como escolher para o inverno

Gente, eu não sei em que lugar do Brasil ou do mundo vocês estão nesse momento, mas aonde eu estou está frio para burro! Mãos geladas, pés nem se fala. Tão frio que eu não conseguia me concentrar para escolher um tema para esse post e tive que me cobrir com uma mantinha – e de repente… EURECA! Tudo que você precisa saber na hora de escolher mantas e cobertores

Dos mais leves aos mais pesados, cobertores e mantas são o que nos mantêm aquecidos, confortáveis e relaxados nos dias mais frios.

As variedades de estilos, tecidos e tamanhos são imensas, por isso encontrar aquele mais certo para a sua necessidade é um passo importante e não deve ser negligenciado – afinal, você não vai querer descobrir na hora da necessidade que comprou um cobertor áspero e que não te esquenta direito. 

Segue a thread e descubra aqui as melhores dicas para te ajudar a encontrar as melhores mantas e cobertores para a sua necessidade. (Não nos responsabilizamos se você não quiser sair da cama depois).

Qual a diferença entre manta e cobertor?

Começando do básico, é importante explicar que esses dois são bem parecidos, filhos da mesma mãe e pai, porém com personalidades em pouco diferentes.

A diferença está no material em que são produzidos – e, por consequência, o propósito que são usados. 

A manta costuma ser feita de lã ou seda e é uma peça pesada, muito boa para esquentar o corpo. Logo, uma excelente opção para quem vive em locais mais frios.

O cobertor, em contrapartida, é recomendado para dias e locais de temperatura mais amena. Ele é um isolante térmico, o que significa que o item não esquenta propriamente, mas sim evita que o calor do corpo escape – mantendo você na mesma temperatura durante toda a noite. 

O tamanho da manta ou do cobertor

Quando for comprar uma manta ou cobertor para a sua cama de solteiro ou para o quarto de casal, é importante saber o tamanho do seu colchão – assim você não irá comprar uma peça pequena demais, nem vai precisar escolher se irá cobrir a cabeça ou os pés nas noites mais frias. O ideal é que você compre uma manta ou cobertor que sejam grandes o suficiente para cobrir o colchão e com alguns centímetros extras em todos os lados. 

Os tamanhos exatos podem ter variações de fabricante para fabricante, mas de modo geral podemos organizar pelos tamanhos de colchões, assim: 

  • Solteiro – 90 X 200;
  • Casal – 135 X 200;
  • Queen – 160 X 200;
  • King – 180 X 200;
  • Super King – 200 X 200. 

O tecido

Existe uma série de diferentes tecidos que você pode escolher para compor seus cobertores e mantas, e não existe um que é uma escolha mais acertada que o outro.

Depende realmente da sua preferência pessoal – o que significa que você deve ter uma ideia geral de cada um para saber o que mais lhe agrada (e que não está perdendo algo que iria adorar simplesmente por não saber que existia). 

  • Algodão: excelente durabilidade e uma escolha muito popular entre pessoas que sofrem de alergia. Pode vir em espessuras diferentes dependendo do tipo da trama do tecido. 
  • Lã: esse é um tecido mais pesado e excelente para uma dose extra de calor sem ser sufocante, já que o material é isolante, mas ainda deixa o corpo respirar. Porém algumas pessoas podem apresentar alergias à lã, por isso é bom estar atento, especialmente se você já tem esse histórico. 
  • Fleece: tecido mais moderno, bastante quente sem ser muito pesado, o que o torna uma opção interessante para a decoração de quarto infantil. É também excelente para pessoas que moram em lugares muito úmidos por não reter aquosidade. 
  • De penas: ok, não é um tipo de tecido, mas é mais um material interessante de ter em mente. É muito comum em países frios, porque é leve e muito quente. No entanto, é importante ressaltar que não é um isolante tão bom o que pode causar transpiração. Se você não costuma sentir tanto frio, melhor deixar essa opção para os mais friorentos.  
  • Cashmere: extremamente macio e leve – um verdadeiro oásis para a sua pele. Porém, tantas qualidades vêm com um preço. É um material caro e comumente associado ao mercado de luxo. 
  • Sintéticos: aqui podemos estar falando de diferentes tipos de materiais, sendo os mais comuns o acrílico, poliéster e a microfibra. Os preços desses tipos de mantas e cobertores costumam ser muito acessíveis, porém se desgastam mais rapidamente e tendem a atrair eletricidade estática, o que significa que podem prender cabelos, poeira e fiozinhos de outros tecidos (como o seu pijama). 
  • Vellus: é o tecido mais usado para os cobertores de hotéis, já que são hipoalergênicos e extremamente resistentes a lavagens. Eles contêm um núcleo de espuma fina cercado por uma espécie de pelúcia de nylon. São quentes e macios, além de uma ótima opção para quem tem alergias. 

A trama ou tecelagem

Agora você já sabe o tamanho da manta e cobertor que você está procurando e sabe também o tecido que mais te agrada. Falta agora entender a tecelagem mais adequada para aquilo que você procura – basicamente de que forma é feito o entrelaçamento dos fios que irão compor sua manta e cobertor. Assim como o tecido, cada estilo de tecelagem tem um efeito e um propósito. 

  • Malha: fios tramados na horizontal e na mesma direção. Esse tipo de trama traz elasticidade ao tecido e costuma ser muito confortável e quente, além de trazer certo peso sobre o corpo – algo que muitas pessoas consideram positivo. Na maioria das vezes, é feita de material sintético ou lã. 
  • Convencional: como o nome diz, esse é o tipo de trama mais comum. É um estilo de entrelaçamento bem apertado, o que é muito bom para o isolamento térmico. 
  • Térmico: apesar do nome, esse estilo de tecelagem, cria uma manta solta e muito macia. É uma opção ideal se você está buscando um cobertor mais leve. 
  • Acolchoado: é o estilo mais comum para cobertores de penas. A tecelagem acolchoada evita que as camadas de penas se amontoem umas sobre as outras. Oposto do térmico, é excelente se você está buscando uma opção bem quentinha. 

A cor (é importante, sim)

As cores têm o poder de afetar o nosso humor e até mesmo nossas opiniões e maneiras de enxergar o mundo. As mais vibrantes são aquelas que trazem picos de emoção e energia, enquanto as frias nos acalmam. 

Então para finalizar, se tratando de manta e cobertor, o interessante é escolher uma cor calmante, que te ajude a relaxar depois de um dia cheio de atividades. Ressaltando que isso vale não somente para mantas e cobertores, mas para o design do seu quarto como um todo. Busque tons de azul ou verde para essa sensação de relaxamento. 

Onde comprar mantas e cobertores?

Agora que você leu tudo e está por dentro do universo de mantas e cobertores, é hora dar um pulo na Mobly para checar todas as tendências 2022 e, claro, a nossa seleção de mantas e cobertores com preços e condições especiais para o seu inverno.

    Comente

    instagram @mobly

    [instagram-feed num=8 cols=8 imagepadding=0 showheader=false showbutton=false showfollow=false]

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.