Lar Style

Dicas

Dicas para o layout dos armários de cozinha compacta

Ao olharmos um ambiente vazio, enxergamos mil possibilidades diferentes. Mas logo que começamos a colocar as primeiras peças já percebemos quão difícil é completar o espaço.

Dentro de casa, talvez o setor mais desafiante seja a cozinha, já que muita coisa precisa ser colocada no local. Ainda bem que existem vários modelos de armário de cozinha para explorar a funcionalidade do cômodo.

Neste texto, vamos entender juntos como é possível trabalhar com diferentes tipos de módulos de armários, visando compor o melhor layout possível para a cozinha de casa. 

Sobretudo, vamos entender como funcionam os projetos para cozinhas compactas. Continue lendo para saber mais.

Clique nas imagens para mais informações.

Leia também: Cozinha pequena: saiba como decorar e organizar esse ambiente

Armários de Cozinha 1

Degradê Decoração e Serra Vaz Arquitetura 

Qual o melhor layout de cozinha compacta?

Devemos lembrar que, assim como existem vários modelos diferentes de armário de cozinha, existem vários modelos diferentes de layout de cozinha. Todos já foram bastante estudados pela Arquitetura, mas apenas alguns são indicados para cozinhas compactas.

Geralmente, neste caso, o modelo em fita – com módulos e equipamentos colocados lado a lado em uma parede – é o mais utilizado. Em segundo lugar está o modelo de layout de cozinha americana, com abertura de integração para sala e balcão ilha.

O modelo de layout adotado para cozinha vai depender de vários fatores. O primeiro com relação ao tamanho de área livre disponível, descontado os equipamentos principais. Esses elementos devem ser adequadamente distanciados, formando o que os especialistas chamam de “triângulo funcional”. Por exemplo, não é adequado colocar fogão ao lado de geladeira, assim como a cuba muito próxima aos acendedores de fogão.

armarios_de_cozinha_3

Cavalcante Ferraz 

armarios_de_cozinha_4

Batistelli Arquitetura e Design

armarios_de_cozinha_9

Meraki | Engenharia e Arquitetura 

Diferentes modelos de armário de cozinha

O desenho, a quantidade e a variedade de modelos de armário de cozinha utilizados na decoração vai depender bastante do modelo de layout escolhido para o ambiente. 

Os fabricantes oferecem várias peças diferentes com esta visão de tentar explorar ao máximo a área destes cômodos. E isso acontece tanto em sentido horizontal quanto vertical, ou seja, na área de piso e de parede.

Numa cozinha mais ampla, podemos ter muito mais tipos diferentes de armários. Já no planejamento de uma cozinha compacta, devemos nos deter àquelas peças mais básicas, pensando em atender bem as necessidades dos usuários. 

Isto inclui, principalmente, armário gaveteiro e armário de prateleiras. E, se possível, é interessante ter gavetões para panelas também.

Leia também: Saiba como organizar armário de cozinha em cinco passos

armarios_de_cozinha_8

Andrea Petini e Jóia Bergamo

Veja mais aqui.

armarios_de_cozinha_10

Juliana Muchon e Neemias Silva

Veja mais aqui.

Toda área que sobrar entre esses módulos deve ser bem aproveitada. Por isto é que são fabricados também módulos mais finos e mais largos, próprios para preencher estes espaços vazios. 

Grandes extensões de paredes vazias podem ser completadas com nichos e prateleiras. Já áreas mais estreitas com módulos garrafeiros e nichos com suportes aramados para condimentos, lixeiras e panos de prato.

armarios_de_cozinha_2

INÁ Arquitetura e SP Estudio

Veja mais aqui.

Tendências para 2021

Ainda está em alta para cozinhas os móveis em marcenaria, principalmente em aglomerado MDF. Armários na cor branca estão de volta à moda, ao lado dos em tons neutros e textura de madeira natural. 

As cores azul e verde, bastante utilizados em 2020, ainda aparecerão nos projetos. E estes armários, junto dos puxadores metálicos – sobretudo em rose gold –, acessórios e acabamentos, devem formar um cenário tipo tom sobre tom.

Leia também: Decoração 2021: 6 apostas de tendências

armarios_de_cozinha_6

BY Arq&Design 

Como agrupar módulos de armário de cozinha?

Vamos voltar à questão do layout de cozinhas compactas e pensando na questão do “triângulo funcional” – supondo que todos os elementos sejam organizados em uma única parede, ou seja, em fita. 

É preferível deixar o fogão e a geladeira nos pontos extremos, o mais distante possível um do outro. A área molhada, onde encontra-se a pia, deverá, portanto, ficar no centro do ambiente. E, próxima a ela, a máquina de lavar louças e micro-ondas.

Fora da linha da cuba, pode-se ter os balcões com gavetas ou prateleiras e armários aéreos de maior altura. Já os nichos de menor altura são destinados a aproveitar a área sobre a geladeira e a coifa. 

Preferencialmente, todos os armários com gavetas devem ficar na parte inferior da parede; e os módulos com portas de bater, na parte superior. E entre estas peças, para dar melhor acabamento, os nichos abertos, as prateleiras ou as molduras. 

Eis uma cozinha completa. Reveja os exemplos e inspire-se.

armarios_de_cozinha_7

Lamego Mancini Arquitetura

armarios_de_cozinha_5

TT Interiores

Veja mais dicas para a sua cozinha compacta com Fabi Santina:

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.