Lar Style

Dicas

7 Dicas de organização para quartos infantis

Quem tem filhos em casa está acostumado a ter o espaço repleto de diversão, alegria, sorrisos e, as vezes, alguma desordem causada por brinquedos ou material escolar.

Este post sobre organização para quartos infantis é para você que busca ideias práticas e fáceis para organizar o quarto das crianças. São dicas simples, mas, você verá, farão toda a diferença no dia a dia. Seja no desenvolvimento dos pequenos ou na otimização do tempo de quem organiza a casa. Vamos lá!

Comece desapegando

Seu filho cresceu e algumas roupinhas já não servem mais? Sim, eu sei, é difícil desapegar de todas aquelas roupas lindas e praticamente novas do seu bebê. Mas para ganhar espaço nos armários esse passo é fundamental.

Uma dica: Reserve algumas roupinhas que te trazem lembranças muito especiais e as guarde em uma caixa que pode ser identificada como “Lembranças do bebê”.  Doe as outras roupas a quem precisa. Faça o mesmo com brinquedos.

Setorize

Ter uma cômoda por perto pode ajudar a separar as roupas por tamanho.

Como os pequenos crescem muito rápido, é preciso ficar atenta para não perder roupinhas sem que ao menos tenham sido usadas. Para isso, tente organizá-las por tamanho e idade. Se você utiliza uma cômoda, pode fazer isso separando as mesmas por gavetas.

Exemplo:
Primeira gaveta roupas de 1 e 2 anos
Segunda gaveta roupas de 3 e 4 anos e assim por diante.

Para facilitar, você pode identificar tudo utilizando etiquetas, assim fica muito mais fácil encontrar o que precisa e mais prático no momento de guardar as roupinhas passadas.

Utilize caixas organizadoras

Brinquedos, roupas fora da estação e outros objetos podem ficar organizados com a ajuda de caixas organizadoras. Para isso basta separar por categorias: carrinhos pequenos, bonecos, joguinhos, mantas, lençóis e por aí vai.

As mesmas etiquetas que utilizou na cômoda pode ser utilizada nas caixinhas para contar o que há dentro delas. Para pequenos objetos utilize pequenos cestos ou aqueles potes de sorvete que você tem guardado.

Prateleiras são muito bem-vindas!

Deixe nichos e prateleiras ao alcance das crianças.

O ideal é que elas fiquem mais baixas, sempre ao alcance da criança. Dessa forma, você incentiva os pequenos a procurar e guardar as próprias coisas, o que auxilia na autonomia.

As prateleiras organizam livros, brinquedos, entre outras coisas e podem até se transformar em uma pequena arara para expor aquelas roupas fofas que você ama de paixão!

Reutilize caixotes

Um velho caixote pode ser pintado, receber rodízios e passar a organizar brinquedos, livros, bichinhos de pelúcia, enfim, o que você quiser.

Aqui estamos falando sobre organização para quartos infantis, mas tem até um post aqui no blog sobre como utilizar caixotes na decoração. Vale a leitura.

Utilize as paredes

Além das prateleira que falei antes, ganchinhos na parede podem ser uma mão na roda. Eles  podem ser utilizados para pendurar mochilas, casacos, medalhas e o que mais você quiser.

Há muitos modelos de ganchinhos fofos que, além de ajudar na organização de quartos infantis, ajudarão a decorar o quarto.

Use cores para delimitar o espaço

Pintar paredes de cores diferentes ajuda a delimitar o espaço dos pequenos.

Se o quarto é utilizado por mais de uma criança, você pode delimitar os espaços utilizando cores. Assim cada criança reconhece facilmente seu espaço e fica mais fácil na hora de voltar tudo no lugar certo.

Dica extra!

Deixe seus filhos brincarem à vontade. Esse tempo passa voando! Aos poucos vá ensinando a eles que o que foi tirado do lugar, ao final da brincadeira deve voltar ao seu destino. Com o tempo isso passará a ser rotina.

Espero poder ter ajudado. No Perfeita Ordem tem mais dicas sobre organização. Me conte nos comentários o que achou dessas dicas ou se conhece outra que não falei por aqui.

Um beijo grande e até breve!

  • Reply
    Felipe
    25 out, 2019 at 10:52

    Bom dia gente, parabéns pelas matérias do blog. Conteúdos valiosíssimos.
    Gostaria de compartilhar uma dica… São os emborrachados da Eva Brasil, uma empresa com mais de 17 anos no mercado, produzindo Revestimento para piso, borracha para diversas finalidades, cores, modelos e espessuras variadas à sua escolha.
    Para mais detalhes acesse o site: https://evabrasil.com.br/
    Um ótimo dia a todos.

Comente

instagram @mobly

Instagram feed

Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.