Cortinas

Para trazer o estilo que faltava em seu cômodo, nada melhor do que escolher a cortina ideal e que combina com o ambiente. Confira nossos produtos e escolha a cortina que mais se adequa à sua personalidade!

Guia de compra: Como escolher a cortina certa?


Quando pensamos em comprar uma cortina para alguma janela da nossa casa temos várias ideias e inspirações. Parece até fácil decidir qual será a cortina que vai compor a decoração da sua casa. Mas, muitas vezes, é preciso cautela para não errar na escolha.

Afinal, por mais que pareça simples, escolher uma cortina inclui considerar muitos detalhes. Como as medidas do cômodo, o tipo mais adequado para o ambiente, o varão ou apoio da cortina, as cores ou estampas e até qual o modelo mais apropriado para o cômodo, seja ele a sala de estar, quarto, banheiro e etc.

Você também precisa sempre ficar atento sobre qual o objetivo que a cortina terá no cômodo, ou seja, se você precisa da cortina mais para bloquear um pouco de luz solar, se é para complementar a decoração, para dar mais estilo a algum cômodo ou até se você quer um pouco mais de privacidade no ambiente.

Por isso, a Mobly selecionou para você algumas dicas para não errar na escolha e fazer com que o seu cômodo fique a sua cara!


Primeiro de tudo!


Comece pelas medidas da janela, o ideal é que a cortina seja 15 cm maior que as laterais e a parte inferior e superior da janela, então acrescente este valor, além da medida original da janela, na hora de escolher sua cortina.

A altura da cortina depende do seu gosto e objetivo para a decoração do cômodo, você pode deixá-la até o chão, o que é uma ótima opção caso você queira dar a impressão de que o pé direito do cômodo é maior ou, caso contrário, deixar 15 a 20 cm de distância entre a cortina e o chão.


As variações de tecidos e modelos


Agora, você já pode começar a escolher o tecido e tipo que mais lhe agrada ou aquele que mais tem a ver com a decoração do cômodo escolhido. Para isso, a Mobly te ajuda a conhecer quais são os materiais mais usados hoje.


Os tecidos:


Voal (ou Voil)

É um tecido muito leve e transparente, pode se adequar a qualquer tipo de estrutura e estampa. O voal é recomendado utilizar em dupla com outro tecido, assim a outra camada pode equilibrar sua transparência trazendo funcionalidade.

Seda

A seda possui um ar mais sofisticado, além de garantir flexibilidade na hora de utilizar em todas as estações do ano, devido às suas propriedades térmicas. O caimento traz modernidade de um ar mais discontraído.

Linho

O único tecido que é 100% natural, ele é mais denso e pode ser utilizado com outra camada de tecido, como a seda ou o voal. Possui um estilo bem atual e requintado.

PVC

A famosa cortina “blackout”, esse tecido impede a passagem de luz, e é ideal para cômodos que possuem muita luz quando ainda queremos dormir. As cortinas feitas de PVC também são mais fáceis para limpar e higienizar quando necessário.

Oxford

Sua composição é feita com 100% de poliéster e é muito fácil de limpar. As cortinas feitas com tecido Oxford garantem durabilidade e variações nas estampas e cores.


Os modelos:


Tradicional

É o modelo mais comum e pode ser feita com qualquer tipo de tecido, desde o voal até o camurça, combinando com muitos tipos de decoração. Por isso, a função desse modelo é mais decorativa e não deve ser escolhida caso o objetivo seja o bloqueio da luz solar. São penduradas com varões ou trilhos e podem ter acessórios como braçadeiras e pingentes.

Persiana

São formadas por lâminas que podem ser horizontais e verticais, sendo feitas de madeira ou alumínio. Esse modelo é ideal para adequar a luminosidade do cômodo e também garante privacidade quando necessário.

Silhouette

A Silhouette segue o mesmo formato da persiana, porém é confeccionada com tecido, garantindo a diversidade de estilos e opções para compor a decoração do seu cômodo.

Cortina Romana

Esse modelo pode ser feito com vários tecidos, pois é vertical e estruturada com varetas. Ela permite que você feche-a em camadas e também garante um maior bloqueio da luz solar dependendo do tecido escolhido.

Rolô

A cortina no modelo rolô fecha-se com base no enrolamento. Ela é ideal para o escurecimento total do ambiente, se utilizado o tecido de PVC.

Cortina celular

Esta cortina é feita com tecido-papel no formato de colméias. Seu sistema de abertura e fechamento é vertical e pode ser utilizada com tecido PVC para bloquear a luz ou até isolar o som acusticamente.

Cortina em painel

Os painéis são feitos, geralmente, com lona ou sarja. Ela se abre horizontalmente, presa a um trilho, e é indicada utilizar ao lado da porta ou janela.


Não esqueça os acessórios


Após escolher o tecido e o modelo, é preciso escolher qual será o tipo de varão ou outra opção que você utilizará para fixar a cortina. Os acessórios também são importantes para compor a decoração do cômodo.

Varão

O varão nada mais é do que uma barra de ferro revestida, que é utilizada para pendurar sua cortina. Ele pode ser revestido com acabamento metálico de prata, ouro, bronze e madeira.

Ponteiras

A ponteira é o acessório que evitará sua cortina de cair, ela prende o final do varão e podem ser decorativas. São feitas também de madeira, vidro, metal ou resina.

Suportes

Os suportes são os responsáveis por sustentar os varões, podendo serem presos ao teto ou à parede. São feitos de metal, aço ou plástico.

Argolas

As argolas prendem a cortina ao varão. Podem facilitar para alongar uma cortina que seja curta demais e são feitas de metal, aço ou plástico.


Ambientes


As cortinas são democráticas e podem ser utilizadas em todos os cômodos de sua casa. Confira abaixo, como utilizar da forma adequada a cortina em cada um dos ambientes da casa.

Sala de estar

Nesse cômodo você pode abusar da sua criatividade! As cortinas para sala de estar são as mais variáveis e tem para todos os estilos e gostos. Caso você tenha uma janela panorâmica, é válido utilizar uma cortina que não destoe a paisagem. Se você tem um sala de estar pequena, utilize cortinas que vão até o chão, para dar a ideia de que o pé direito é maior.

Cozinha

Nas cozinhas, é ideal utilizar cortinas com tecidos mais leves e claros, para dar a sensação de limpeza e frescor. Procure, também, cortinas mais curtas para evitar que elas fiquem sujas e a troca para lavá-las seja menos frequente.

Banheiro

Nos banheiros a regra é semelhante à da cozinha, utilize cortinas mais curtas para evitar que elas molhem e também com tecidos mais leves para não proliferar fungos ou bactérias, devido à umidade.

Quarto

Nos quartos com janelas pequenas utilize cortinas curtas, já nos quartos em que as janelas dão passagem para uma sacada utilize cortinas que vão até o chão. As estampas e tecidos fica à sua preferência, se você costuma dormir muitos após o amanhecer, pode escolher pelo tecido de PVC (blackout) para garantir um sono duradouro.

Sala de jantar

Um ambiente como a sala de jantar pede sofisticação. Por isso, tente utilizar cortinas até o pé do chão, para trazer um ar de requinte e inovação. Para tecidos e modelos, também não há contra-indicações, dependerá bastante do seu estilo e da decoração do ambiente.


Limpeza


Para a limpeza e higiene da sua cortina tente manter uma frequência de pelo menos uma vez por ano. Em ambientes úmidos ou que podem sujar com mais facilidade como o banheiro e a cozinha, mantenha uma frequência maior de limpeza para evitar a proliferação de ácaros e bactérias.

Alguns tecidos podem ser lavados na máquina, como o voal, outros são indicados a lavagem em uma lavanderia especializada para evitar que sejam danificadas. A lavagem pode ser feita com sabão em pó e sabão de coco, porém é sempre indicado verificar na etiqueta do produto qual a forma ideal para lavagem e os procedimentos recomendados.


Voilá!


Após as nossas dicas e informações, fique a vontade para escolher a cortina perfeita para o cômodo que você precisa. Não tenha medo, solte a sua criatividade e aproveite os nossos modelos (são mais de 600) e nossas condições de pagamento, tapete é aqui na Mobly!

Ainda tá em dúvida de qual cortina escolher? Confira no Blog da Mobly as nossas dicas para encontrar a cortina pro seu cantinho!

topo