A decoração em tons de laranja é uma opção que vai satisfazer os seus olhos e o seu coração durante o ano todo. Essa cor eleva o espírito e aquece durante a temporada mais fria do ano, mas também vibra e traz um ar de sofisticação e contemporaneidade durante os meses mais quentes. Inspire-se para escolher as suas opções preferidas.
Tons de laranja e a combinação com outras cores

O laranja, de modo geral, traz alegria aos ambientes – além de ser muito versátil, podendo ser combinada com diversos outros tons. Por exemplo, a combinação com cores quentes, como o vermelho e o amarelo, proporciona descontração ao ambiente. As opções de laranja mais puxadas para o vermelho irão contrastar bem com tons de marrom fortes ou de amarelados desbotados.
Agora, se você prefere combinar com cores neutras, cobre, ocre e siena são todas variações do laranja que se encaixam super bem com tons de bege, branco e cinza. Já os tons de laranja claro, mais puxados para o amarelo, caem muito bem com cores frias, como os tons de azul e os tons de verde.
Porém, muito cuidado. Como o fogo, se não manuseado com cuidado, os tons de laranja em excesso podem causar uma poluição visual e diminuir visualmente os espaços. Então, para te ajudar, acompanhe as dicas e as inspirações abaixo para fazer as suas combinações.
Decoração em tons de laranja: o que considerar?


Já faz muito tempo que os tons de laranja para parede ou para os itens decorativos têm a função de trazer mais vitalidade ao design de interiores. Durante a década de 70, cheia das extravagâncias da era disco, eles estavam muito na moda para decoração, sendo utilizados do chão ao teto, em formas geométricas, desenhos e texturas – o que significa que a utilização hoje em dia é quase garantia de um visual retrô.
Hoje, os diversos tons de laranja têm um papel menos dominante, mas não menos importante, porque eles se encaixam com praticamente qualquer cor – afinal orange is the new black. Considere então as opções que trarão brilho, calor e energia ao ambiente. Se é o que você busca, vá sem medo.
A chave do sucesso com os tons de laranja é saber quanto e quando usar. Se você gosta de tons vibrantes e um ambiente colorido, carregar a mão nesses tons pode dar uma cara de outono para o seu ambiente durante o ano todo. Agora, se está indo com calma ainda e não quer fazer uma mudança radical, uma abordagem mais sutil é mais recomendada, em móveis, cortinas e tapetes, por exemplo.
Além disso, os tons de laranja escuro mais vibrantes, trarão alegria ao espaço, mas não são recomendados em excesso para ambientes em que você prefere descansar. Já as opções mais profundas, como ferrugem, terracota e páprica, são os mais indicados para trazer a sensação de conforto e aconchego.
Escolha os tons de laranja com base no sentimento desejado


Se nesse momento, você está querendo usar laranja na decoração, mas não sabe qual tom usar, é importante fazer uma pergunta básica: como você quer se sentir nesse espaço? Ousadia? Pesquise o laranja-tangerina brilhante. Acolhimento rústico? Pesquise o ocre, o cobre, a ferrugem e a argila.
A cor laranja também pode ser usada como complemento das cores neutras como uma alternativa para deixar os ambientes mais claros e visualmente amplos. Nesse caso, entram em cena tonalidades como o salmão, o melão e o pêssego (parece um brunch, mas são tons de laranja) e ainda podem ser complementados com tons de rosa claro.
O minimalismo e os tons de cores laranja
A princípio, os tons de laranja podem parecer cores pesadas, especialmente se você é mais adepto da estética minimalista. Mas não necessariamente precisa ser assim, quando combinado com cores neutras suaves, como taupe, uma mistura de bege e cinza, por exemplo, pode trazer o equilíbrio entre o calor e a sombra, enquanto suaviza o impacto da cor mais forte.
Um home office cheio de energia com tons de laranja
Não é mais novidade para ninguém que estamos nos reinventando para criar ambientes de trabalho e estudo dentro de casa. Com isso em mente, os tons de laranja são cores energizantes e ótimas para inspirar a criatividade e a produtividade. Você pode usá-los em uma cadeira, escrivaninha ou até mesmo na estante
Tons de laranja podem ser neutros

Nós entendemos que o laranja pode ser um pouco vibrante demais para algumas pessoas – ou para alguns cômodos. Mas sabia que é possível suavizá-lo com algumas combinações? Bege combinado com tons terrosos de laranja irão aproveitar o calor da cor sem permitir que o ambiente seja dominado. Esse exemplo de combinação é perfeito para trazer conforto sem perder o tom cítrico.
Tons de laranja e azul para um clima praiano

Se você prestar atenção em uma roda de cores, verá que os laranjas mais avermelhados são complementados pelo azul-esverdeado. O que a princípio pode soar como uma combinação estranha e ousada, na realidade, tem uma coisa em comum: amarelo na composição. Dessa forma, os tons de laranja com azul se encontram em uma combinação ao mesmo tempo vibrante e relaxante, como o pôr do sol depois de um dia de praia.
Escolha estofados em tons de laranja

Trazer os tons de laranja para os tecidos também é uma ótima maneira de dar destaque à cor, mas sem deixar de manter a neutralidade. Um estofamento de veludo no tom laranja queimado pode, por exemplo, ser combinado em uma sala de estar ou sala de jantar com móveis cinzas.
Seja em tons de laranja claro ou escuro, essa é uma oportunidade de trazer um pouco de ousadia para a decoração do seu ambiente, mas sem perder a mão. O veludo combinado com tons de madeira e as texturas que esses objetos irão apresentar poderão dar o aconchego que o seu ambiente exige.
Confira outras dicas de decoração e continue se inspirando com a gente!
E você, já tinha pensado que poderia usar diversos tons de laranja na sua decoração? Aproveite e continue navegando em nosso blog para se inspirar e deixar a sua casa com a sua personalidade. Confira como usar tons de azul, verde e muito mais!