Lar Style

Dicas Inspirações

Decoração escandinava: saiba como levar a tendência para o seu lar!

Conheça as principais características da decoração escandinava e aprenda como você pode levar o estilo para dentro do seu lar

Decoração escandinava

Tons mais neutros, formas orgânicas e simplicidade: essas são características básicas do estilo escandinavo, ou skandi, como também é conhecido.

Tendência mundial que ganhou força em muitos lares, a decoração escandinava é uma maneira de levar a natureza para dentro de casa, dando ao espaço uma sensação de frescor e fuga dos elementos tecnológicos e modernos.

Decoração escandinava

E para levar toda essa potência para o seu lar não existe segredo: pode ser feito através de pequenos detalhes ou de uma repaginação total. Isso, claro, depende do quão disponível você está para repaginar a sua residência.

Decoração escandinava

Por isso, hoje vamos contar um pouco mais sobre o skandi e como é possível aplicá-lo na prática.

O que é a decoração escandinava?

Decoração escandinava

A decoração escandinava busca inspiração em um estilo de vida bem diferente do nosso: dos países nórdicos. Apesar de muito recente para nós, o movimento começou no século XX e teve como principal influenciador o artista Carl Larsson.

Decoração escandinava

Mas a essência do skandi vai além do decorativo. Ela preza pela simplicidade no viver, em precisar de poucos bens materiais e buscar refúgio no que a natureza pode dar, como os elementos, as cores e até mesmo a iluminação. Aqui, o principal foco é ter um ambiente aconchegante, agradável e funcional.

Uma paleta de respeito!

Decoração escandinava

O principal destaque de uma decoração escandinava está na escolha das cores. Esqueça tons vibrantes e chamativos, eles não têm vez nesse estilo. Pelo contrário, o que predomina no skandi são cores neutras e claras, como o branco, o cinza, bege, os tons pastel e até mesmo de madeira clara – como o pinus.

Mas não pense que essa escolha é por um acaso, viu? Como já falamos, o estilo é originário de países que, em alguns períodos do ano, têm pouco período de luz, ou seja, optar por essas tonalidades ajuda a manter o espaço bem claro e o iluminado.

Decoração escandinava

Ah, vale lembrar que aplicar esse conceito na sua casa não significa que todas as paredes devem ser brancas. Temos diversos exemplos de ambientes com inspiração escandinava e, não necessariamente, ela é aplicada 100%. Dá sim para mesclar com tendências que são mais brasileiras, por exemplo.

Em busca do natural

Decoração escandinava

Outro grande destaque da decoração escandinava é investir em elementos naturais. Mas como trazer isso para a nossa realidade? Através de móveis ou objetos decorativos que tenham processos mais artesanais ou com materiais sem grandes intervenções industriais.

Um exemplo é escolher peças com a tonalidade natural da madeira ou apostar em formas orgânicas, aplicação de algodão, couro, linho e metal.

Decoração escandinava

Não podemos deixar de citar também que a iluminação é uma grande questão dentro da decoração escandinava. Acima de tudo, a ideia é trazer cores, materiais e até uma disposição de móveis que resulte em mais luz e claridade dentro do ambiente.

Menos é mais

decoracao_escandinava

Por fim, o terceiro pilar da decoração escandinava é encarar o lema do “menos é mais”. Ele é aplicado tanto no design das peças quanto na quantidade de itens que você escolher colocar em um ambiente. Os móveis, por exemplo, possuem linhas retas em destaque, superfícies lisas e um visual facilmente combinável.

Decoração escandinava

Já quando trazemos a ideia para algo mais subjetivo, a intenção é ter em casa aquilo que realmente é necessário, prezando muito mais pela qualidade do que pela quantidade. É buscar a essência na simplicidade e não no exagero.

Como aplicar o skandi em diferentes ambientes

Decoração escandinava

Depois de saber um pouco mais sobre os pilares da decoração escandinava, ficou fácil entender como aplicá-los em casa, né? E, além de não existir nenhum segredo nessa missão, você ainda consegue levar o estilo para diversos ambientes da sua casa. Veja como:

Escolha uma cor principal para a parede. Você pode manter o branco se quiser, mas também é uma excelente ideia escolher um tom pastel de sua preferência para colorir ao menos um lado do cômodo.

Decoração escandinava

– Não é necessário ter todos os móveis do cômodo com uma pegada skandi. Mas uma boa dica é investir no produto principal com essa estética com a mesa de jantar, o guarda-roupa, a cômoda…

Decoração escandinava

–  Que tal misturar elementos? Dá para usar a imaginação e escolher combinações entre madeira e algodão, linho e couro, enfim, o que fizer sentido dentro do seu espaço.

Decoração escandinava

Não se esqueça de prezar pela funcionalidade do cômodo! Invista em móveis e objetos que vão ter uso efetivo. Nada de comprar só por comprar, tá?

Gostou de saber um pouco mais sobre a decoração escandinava? Então não deixe de se inspirar em nossos ambientes que têm um pouco (ou muito!) desse estilo que conquistou lares mundo a fora!

 

    Comente

    instagram @mobly

    This error message is only visible to WordPress admins

    Error: No posts found.

    Make sure this account has posts available on instagram.com.

    Click here to troubleshoot

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.