Lar Style

Inspirações Quarto

Mesa de cabeceira: como escolher a ideal e por que não chamá-la de “criado-mudo”

Perfeita para trazer mais praticidade ao dormitório, a mesa de cabeceira é também grande aliada da decoração

 

Móvel versátil e indispensável para conquistar um quarto completo, a mesa de cabeceira ajuda a facilitar a rotina, já que oferece um espacinho para manter seus itens importantes sempre por perto. De quebra, ela ainda te deixa personalizar a décor, trazendo um colorido especial ou até mesmo um toque moderno, dependendo do estilo que escolher.

No post de hoje, nós trazemos modelos lindos que vão te inspirar e ajudar a encontrar a mesinha de cabeceira perfeita aí para a sua casa!

Leia também: 5 estilos diferentes de quartos para te inspirar

 

Criado-mudo nunca mais

Antes de mais nada, precisamos conversar sobre uma expressão que deve ficar no passado.

Você deve ter percebido que até pouco tempo atrás, o nome comumente usado para esse móvel era “criado-mudo” – pode até ser que você ainda fale assim -, mas em 2019 isso mudou. O motivo?

O termo caiu em desuso pois tem origem na época da escravidão, e remetia ao criado negro que ficava em pé ao lado da cama durante a noite, segurando objetos pessoais e outros itens que o dono da casa precisasse.

Quando a pequena mesa lateral surgiu para cumprir o mesmo objetivo, foi batizada de “criado-mudo” para facilitar na diferenciação.

História desagradável, né?

Por isso, hoje a indústria moveleira adotou um nome que deixa para trás esse termo de origem segregadora e incentiva a retirar expressões discriminatórias do nosso vocabulário rotineiro.

Um apoio necessário

Quando a gente se aconchega na cama, a intenção é não ter que sair de lá tão cedo, né?

Por isso, ter um cantinho para dispor tudo o que precisamos no momento relax é essencial. E é aí que entra a mesa de cabeceira!

Pensadas para, tradicionalmente, ficar ao lado da cama, essas peças podem vir em vários estilos e contar com diferentes compartimentos para auxiliar na rotina de descanso. 

Além do tampo, os modelos com gavetas ou nichos são perfeitos para conquistar o espaço ideal para os seus livros, garrafas d’água, enfeites, entre outros itens essenciais.  

Várias funções, apenas um móvel

Falamos antes que esse móvel foi criado para ser posicionado ao lado da cama, mas é claro que você também pode usar e abusar da criatividade na hora de posicioná-lo – sua casa, suas regras!

A mesinha pode facilmente acompanhar o sofá na sala, uma poltrona no dormitório, a escrivaninha no home-office e onde mais você tiver necessidade de organizar alguma coisa.

A Maddu Magalhães usou uma como gaveteiro e ainda customizou no melhor estilo DIY que a gente ama!
Se quiser aprender como mudar a cara da mesinha que você já tem por aí, dá uma olhada no vídeo que ela fez para o canal Mobilizados:

A mesa de cabeceira perfeita

Para caber tudo o que você precisa e deixar a o ambiente cheio de conforto, é importante ficar atento a algumas características:

Espaço para tudo o que é importante

Que tipo de itens você quer ter perto da cama?

Essa é a pergunta que você precisa fazer na hora de escolher a sua mesa de cabeceira ideal.

Você quer guardar o livro que está lendo no momento? Apoiar um porta-retratos? Guardar os aparelhos eletrônicos e carregadores? Ou você quer um cantinho onde seu pet possa ficar por perto?

Com essas respostas em mente vai ficar muito mais fácil escolher o modelo ideal – com uma ou duas gavetas, com nicho, e até mesmo com uma “toca” para acomodar o bichinho!

Estrutura bem pensada

Ah, também é muito importante prestar atenção se o modelo escolhido será funcional para você!

Se a cama for muito alta, invista em uma mesinha com pernas mais longas, afinal você não vai querer se esticar todo para alcançar o que precisa. O mesmo vale para camas mais baixas, do tipo japonesa ou daquelas que o colchão vai sobre pallets: deixe as opções altas de lado.

Tudo pode ser aproveitado

Apesar de estarmos falando de uma mesa, você não precisa deixar isso te limitar na hora de decorar o espaço. Isso porque você pode deixar a criatividade correr solta e usar também outros móveis como apoio lateral!

Uma cadeira, por exemplo, cumpre o mesmo propósito. Ou quem sabe aquele banquinho que está parado aí na sua varanda?

Em quartos infantis, dá pra usar até mesmo elementos que compõem a decoração, como baús de brinquedo e nichos fixados na parede – por serem suspensos, eles ajudam a aproveitar muito melhor o espaço disponível.

Tinha ideia de que a mesa de cabeceira podia ter tantas utilidades e simplificar a rotina desse jeito? Agora você sabe!

No site e megastores da Mobly, você encontra centenas de modelos lindos para compor o seu dormitório e deixar o espaço muito mais aconchegante. Daí é só tirar uma foto e postar no Instagram com a tag #moblydomeujeito para a gente dar like 😉

    Comente

    instagram @mobly

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.