Lar Style

Inspirações

Decoração de quarto: cinco estilos diferentes para conferir

Existem vários estilos diferentes de arquitetura e design. Muitos deles servem de inspiração para o tratamento de ambientes. Um exemplo prático é o que se pode fazer em decoração de quarto.

É possível criar para o quarto diferentes tipos de composições e estilos de design. Isto quer dizer que temos à disposição diversas alternativas de personalização para este ponto da nossa casa. Bastaria escolhermos aquela que mais gostamos ou com a qual melhor nos identificarmos.

Confira cinco estilos de decoração de quarto que são apontadas como tendência nos últimos anos para projetos de interiores. Use-os como referência para a personalização da sua casa.

Clique nas imagens para mais informações.

Leia também: Um oásis em forma de quarto de casal

decoracao_quarto_7

SAINZ – arquitetura

#1 Quarto clean, escandinavo e minimalista

Colocamos estes três estilos de decoração de quarto juntos na lista, pois apresentam características muito semelhantes. Às vezes, é até difícil distingui-los. 

Todos são montados frente à fundos neutros – o escandinavo, em especial, aposta mais em tons claros variados. Os móveis utilizados apresentam linhas simples. E para a personalização dos ambientes, aposta-se no mínimo de ornamentos, pensando em manter o visual mais aconchegante.

Agora, as decorações clean e minimalista aceitam muito os elementos fabris e de alta tecnologia. Já o estilo escandinavo abraça mais os objetos feitos à partir de material natural e que lembram as atividades tradicionais do homem, como o artesanato. 

Você pode usar esses estilos para fazer desde uma decoração de quarto de casal até uma decoração de quarto de bebê. Tudo depende do conceito que você quer aplicar no ambiente e na escolha dos itens de decoração. 

Nos três casos, a madeira natural recebe destaque. Contudo, só no escandinavo veremos realmente o uso maior de peças feitas de pelos, palha, lã, entre outros materiais.

decoracao_quarto_1

Inside Arquitetura e Design

decoracao_quarto_2

Lili Giudice 

#2 Quarto praiano e rústico

A decoração de um quarto praiano já segue uma linha um pouco diferente. Ela pode ser composta de menos elementos e seguir uma linha mais clean. 

Porém, a sua personalização apresenta detalhes particularmente especiais. Eles fazem relação a paisagens naturais, praia ou campo – que, na maioria das vezes, é o endereço das casas onde estão estes ambientes.

Tudo que envolve a vida nas praias e nas matas torna-se inspiração no momento de escolher os itens de decoração para quarto praiano.  Em ambientação, por exemplo, é possível destacar as estampas da roupa de cama e na cortina – também nas ilustrações de quadros; na exposição de esculturas lembrando pássaros, peixes e mais; na textura chamativa de mantas, parecendo o trançado de cordas ou redes; e superfícies de móveis, como troncos de árvore e cascos de embarcações.

Linhas e cores escolhidas para esta decoração de quarto também remetem ao meio natural e ajudam a enfatizar este tema escolhido. No estilo campestre, a madeira natural, o barro e os tons de terra, como o ocre, ganham mais relevância. Já no estilo praiano, pode-se ver o elemento metal e os tons de azul em evidência, fazendo o observador lembrar do mar.

Leia também: Descubra todo charme do estilo praiano para sua casa de veraneio

decoracao_quarto_4

Revista Viva Decora

decoracao_quarto_5

Marília Veiga 

#3 Quarto provençal, vintage e retrô

Decoração de quarto ao provençal  é um estilo que se expressa no design de muitos móveis – que podem ou não estar presentes em algumas das decorações antes citadas. Eles têm um viés mais clássico e romântico. 

Apresentam linhas torneadas, semelhantes aos modelos vistos em projetos palacianos. E, geralmente, vêm em tom natural ou pintado de branco, com detalhes esculpidos ou vazados preenchidos de telado de palha.

Também lembrando o passado e os bons estilos desenvolvidos em tempos anteriores, dois outros modelos foram criados. Um é o vintage – uma decoração moderna, mas composta de elementos antigos, por volta dos anos 20 e 30. Outro é o retrô, inspirado nos anos 40 a 60 – composto de objetos novos fabricados nos dias de hoje, mas que lembram aqueles vendidos nestas décadas anteriores.

Leia também: 5 passos para descobrir quais os móveis perfeitos para otimizar espaços pequenos

decoracao_quarto_3

Danyela Corrêa

decoracao_quarto_9

MODI Arquitetura e Interiores

#4 Quarto industrial e sustentável

Depois dos anos 30, o modelo de decoração de quarto industrial passou a ser referência de muitas ambientações residenciais 

O próprio nome já explica, é um tipo de composição baseada em como são criados muitas arquiteturas de fábricas e grandes galpões de empresas. Sendo assim, vale escolher para a decoração de quarto elementos em materiais sem acabamento ou com acabamento transparente e escovado – como madeira natural, tijolinho e cimento.

A decoração industrial ainda utiliza muitos móveis e ornamentos feitos de peças reaproveitadas dos próprios ambientes empresariais. Entram nesta lista lamparinas, galões, tambores, frascos de vidro, pallets e mais. 

Esta é uma atitude bastante sustentável. E algo assim é melhor que seja levado também a outros modelos de decoração – mais formal ou despojado, tanto faz.

decoracao_quarto_6

MORAR MAIS POR MENOS GOIÂNIA 2017 

#5 Quarto futurista e colorido

Continuando, o que será tendência daqui para diante é uma incógnita. Recentemente, se dizia que o futuro combinava alta tecnologia de construção civil, ambientes clean e um sistema de casas inteligentes. 

Esta visão tem inspirado a decoração de muitos ambientes – sobretudo voltados para quem é gamer. Mas o futuro também pode combinar com uma ideia diferente, oposta a tudo isto – como ir de encontro às raízes, ao que é natural.

Então, outra versão de decoração de quarto futurista seria uma mais alegre, repleta de cores diferentes e texturas de elementos extraídos – diretamente – da natureza. 

Embora tenha se cultivado, durante anos, uma imagem de que plantas não combinavam com quartos, o conceito urban jungle também chega, agora, a estes ambientes. Ficam estas dicas. Reveja as imagens deste texto e escolha qual o tipo de decoração que mais gostou.

decoracao_quarto_8

RenataBertoni | JuniorPrestes Arquitetura e Interiores

decoracao_quarto_10

TÂNIA POVOA

Essas dicas para a decoração de quarto foram criadas pela equipe Viva Decora.

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.