Lar Style

Inspirações

Decoração de sala de estar com mantas e almofadas

Sua decoração de sala de estar pode ficar ainda mais linda com as mantas e almofadas certas.

Uma casa vazia começa a ficar mais calorosa e aconchegante a medida que vai sendo ambientada. Quanto mais elementos em madeira, carpetes e em espuma estiver nos interiores, mais a residência vai parecer confortável. Agora, pensa nisso tudo na sua decoração de sala de estar

Para tornar o cenário ainda melhor, mais bem personalizado, podemos acrescentar à esta soma vários acessórios. Por isso, vamos nos deter a falar sobre as mantas e almofadas em salas decoradas.

Veja mais inspirações para sua sala de estar.

Clique nas imagens para mais informações.

mantas_e_almofadas_em_salas_decoradas_5

By Kami 

Como usar e abusar das mantas e almofadas na decoração de sala

Mantas e almofadas fazem parte daquele grupo de objetos considerados coringas da decoração. Elas são pequenas, mas capazes de causar grandes efeitos visuais dentro dos interiores, principalmente na sala de estar. 

Geralmente, seguem a paleta principal de cores da decoração de sala de estar; porém, contrastando com grandes móveis em tons neutros ou opostos. Aliás, devem ajudar a gerar efeitos de luz e sombra sobre muitas zonas.

Almofadas, junto de travesseiros, podem deixar o conjunto da cama mais sofisticado – tipo cama de hotel. Já a manta pode aparecer no fim do colchão, só para cobrir os pés. Também é gostoso poder sentar, se enrolar e se aquecer com uma manta no momento de leitura em um especial cantinho da casa – a almofada, nesse caso, fica de apoio para as costas. E futons ainda podem ser espalhados no chão da varanda, formando um lounge descontraído.

Veja mais dicas de decoração aqui.

mantas_e_almofadas_em_salas_decoradas_7

Hildebrand Silva Arquitetura

mantas_e_almofadas_em_salas_decoradas_6

Monise Rosa 

Onde colocar mantas e almofadas em uma sala de estar decorada?

Decoração de sala de estar combina demais com mantas e almofadas. Afinal, esta é a maior e a principal área de estar de qualquer casa. 

Então, é de se esperar que as pessoas busquem, no local, justamente estes objetos para ajeitarem a postura do corpo, se aquecer, se aconchegar e ficar mais à vontade. Mas esta oferta deve ser feita de forma adequada para que a pessoa entenda que, realmente, está sendo bem recebida.

Leia também: Cozinha americana: dicas e projetos para você se inspirar

mantas_e_almofadas_em_salas_decoradas_9

Fabiana Damiani Arquitetura  e ACF Arquitetura

mantas_e_almofadas_em_salas_decoradas_2

Natália Salla e Elen Saravalli 

É preciso estar atento em onde colocar estes acessórios. Também, do mesmo modo, atento ao material de cada um. É importante que isto esteja condizente com a decoração da sala, com as atividades desenvolvidas no local e, acima de tudo, com a época do ano. 

Afinal, existem lindas mantas feitas de tricô à venda, mas que só combinam com certas regiões e períodos do ano, em que faz frio. E capas de almofada em tecido sintético podem fazer as pessoas suarem no verão. Então, cuidado ao usar esses itens na sua decoração de sala de estar.

O melhor é que a casa tenha dois ou mais grupos de mantas e almofadas guardadas. A ideia é ir trocando essas peças de tempos em tempos, de acordo com a ocasião, para mudar um pouco o astral ou para manter a sala de estar decorada mesmo durante o seu período de limpeza. E estas peças podem ser colocadas sobre todos os assentos, em especial o sofá – em linha reta, lado a lado ou fazendo um ângulo com os encostos.

mantas_e_almofadas_em_salas_decoradas_4

Decoradoria Decoração Online e Studio GPPA – Gustavo Paschoalim e Paulo Azevedo

Dicas para combinar mantas e almofadas com os objetos de decoração para sala

Olhando as ofertas nas lojas, dá para perceber que as almofadas são normalmente vendidas em conjuntos. Isto acontece justamente pensando em facilitar esta composição sobre os sofás. 

Claro que estes acessórios de decoração não, necessariamente, tem que ser iguais. Porém, é melhor que sigam uma lógica estética, por exemplo, almofadas de igual formato e tamanho, mas em cores e estampas diferentes; ou almofadas diferentes, mas em cores e estampas iguais.

E estas almofadas todas podem apresentar um acabamento liso, contudo, sendo dispostas sobre uma manta de mais textura. Aliás, não só este contraste pode chamar a atenção no cenário decorado, mas a própria direção em que a faixa de parede de tecido é direcionada – de forma reta ou enrugada, em linha paralela ou diagonal com os assentos do sofá. Tudo é uma questão de estratégia decorativa.

Também vale levar em conta os objetos de decoração para sala. Analise as cores, texturas e formatos dos itens que você tem em casa e tente procurar por conjuntos de almofadas que façam sentido com esses itens. 

mantas_e_almofadas_em_salas_decoradas_3

Estúdio DC55 e ACF Arquitetura

mantas_e_almofadas_em_salas_decoradas_1

Casacor SP 2017

É importante também estudar as proporções e o estilo destas mantas e almofadas com relação aos elementos ao redor delas na decoração, como poltronas e tapetes. 

Por exemplo, se o sofá já apresenta um encosto composto de grandes almofadões, não faz sentido colocar sobre ele mais almofadadas. E não haveria a necessidade, por exemplo, de ter uma manta quente sobre uma poltrona revestida e pelos altos.

mantas_e_almofadas_em_salas_decoradas_8

SP Estudio

E outra análise a ser feita é sobre a combinação destas peças com outros objetos de decoração para sala. 

Uma ideia é ter almofadas na mesma cor e estampa da cortina da sala. E a manta, em tonalidade mais clara ou escura relacionada às características do tapete ou de outras peças maiores complementares do ambiente. Uma observação: se as almofadas do conjunto forem estampadas, prefira mantas lisas para colocar sob elas – ou o inverso, almofadas lisas e manta estampada.

mantas_e_almofadas_em_salas_decoradas_10

Tetriz Arquitetura e Interiores 

Vamos lá, mantas e almofadas são acessórios bastante acessíveis. Não deixe de acrescentar alguns em sua sala! O efeito pode ser surpreendente na sua decoração de sala de estar!

Essas dicas de como decorar a sala com mantas e almofadas foram criadas pela equipe Viva Decora.

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.