Lar Style

Inspirações

Decoração de Gesso Para Sala: 3 ideias para te inspirar

Saiba mais sobre a decoração de gesso e como aplicar na sala de estar

Com certeza você conhece o gesso, mas você sabe do que ele é feito? Trata-se de um material produzido a partir de minerais e que é posteriormente reduzido a pó.

Sua matéria-prima, geralmente na cor branca, é encontrada em praticamente o mundo todo, proveniente de restos marinhos. E na história da decoração, o gesso passou a ser utilizado em salas decoradas desde antes das grandes pirâmides egípcias.

Até hoje, muitas pessoas fazem decoração de gesso, principalmente na sala de estar. Em muitos casos, ele é utilizado em painéis. Mas também pode ser encontrado em placas menores ou até em forma de molduras, como boiserie.

E podemos usar e abusar destes elementos na decoração de gesso para sala de estar de modo a valorizar ainda mais as produções que criamos para diferentes ambientes. Quer ideias para sua sala de estar? Então, confira este texto!

Hildebrand Silva Arquitetura

Juliana Pippi

 

#1 – Forro em linhas retas e onduladas

Como deu pra perceber, podemos criar vários elementos de decoração de gesso para sala. Na construção e reforma de residências, a massa do material pode ser usada para o acabamento de paredes.

Mas a construção de elementos como rebaixos de forro só é possível graças ao material chamado de drywall, que é a placa de gesso envolto com papel cartão.

O drywall é um material relativamente barato, muito prático e resistente à maleabilidade – sendo essencial para a decoração com gesso. Os arquitetos gostam de indicar este material para construções e reformas, pois ele oferece um acabamento agradável e pouca produção de resíduos.

E com ele nós podemos não apenas rebaixar os forros, mas elaborar desenhos, como em caso de sancas. Além de embelezar sua decoração de gesso, a técnica ajuda a melhorar o conforto acústico e térmico das salas.

O encontro do forro de gesso com as superfícies de parede pode receber diferentes acabamentos: perfil de alumínio, junta de dilatação, roda forro ou sanca. Existem quatro tipos de sancas de gesso diferentes que você pode usar na sua decoração:

  • Sanca de gesso fechada: nesse caso, o rebaixo de forro é feito apenas nas bordas do ambiente, e nesta faixa são instalados pontos equidistantes de luminárias embutidas.
  • Sanca de gesso aberta: na decoração de gesso com sanca aberta, o rebaixo também acontece nas bordas, sendo que as lâmpadas ficam embutidas pelo lado interno da placa de gesso, refletindo a luz para cima, em direção ao teto, onde é rebatida para o ambiente.
  • Sanca de gesso invertida: nessa opção, toda a parte central do ambiente é rebaixada. Ao redor do rebaixo é deixada uma sanca aberta e no centro.do rebaixe é instalada uma luminária embutida.
  • Sancas de gesso centrais: neste caso, são criados recordes ou desníveis no rebaixo para a criação de sancas no centro deste ambiente – formando linhas retas ou onduladas na sua sala de estar.

Belezini + Dalmazo Arquitetura Arquitetura

Revista Viva Decora

Revista Viva Decora

Aquiles Nicolas Kílaris

 

#2 Paredes e divisórias na decoração de gesso

Além de rebaixar forros, também podemos criar paredes e divisórias com gesso acartonado. Há duas formas de montar essa estrutura de decoração de gesso:

  1. Com montantes em aço galvanizado: nesse caso, são utilizadas diferentes vias de aço para a estrutura da parede, que é presa do piso ao teto; e as chapas de gesso são parafusadas pelo lado de fora.
  2. Com montantes de madeira: nesse caso, as guias de madeira dão suporte às placas de gesso fixadas no perfil estrutural.

É preciso destacar que existem placas diferentes de gesso acartonado – próprias para uso em geral, resistentes à umidade e também com resistência ao fogo. É bacana avaliar as opções antes de fazer sua decoração de gesso na sala de estar e outros ambientes.

Isso quer dizer que podemos construir paredes e divisórias de gesso em salas decoradas de diferentes características e funções. Essa é uma alternativa para substituir paredes convencionais de cimento e tijolos, mais pesadas e difíceis de serem construídas.

As paredes de gesso acartonado são rápidas e fáceis de serem montadas. Ainda é possível criar nessas estruturas diferentes nichos e recortes para exposição de ornamentos. E esses nichos ainda podem receber iluminação embutida.

Nas imagens abaixo, você pode conferir até mesmo o exemplo de uma estante para sala construída com divisões em gesso acartonado. Ficou bem legal, né?

Rosana Pintor

Enzo Sobocinski

 

#3 Molduras e boiseries de gesso em paredes e teto

No primeiro tópico, citamos as molduras de gesso em forma de barra que são utilizadas para dar o acabamento aos rebaixos de forro. Essas molduras são vendidas em diferentes desenhos de frisos.

Algumas possuem a parte de trás mais reta; essas são fabricadas pensando na criação de desenhos no centro de tetos e também de paredes, valorizando a decoração de gesso, sobretudo em salas de estar com estilo clássico tradicional.

Os boiseries foram inventados na França. A técnica consiste em utilizar molduras de gesso instaladas com diversos detalhes e cores, às vezes com pontos de iluminação – como lustres e spots -, formando diferentes desenhos.

Em alta, a tendência das molduras com bordas arredondadas e arabescos é perfeita para sua decoração de gesso na sala de estar. E para deixar o ambiente mais moderno e descontraído, é interessante utilizar quadros decorativos no centro do desenho dessas molduras.

Cuide só para que a forma criada com as molduras de gesso não façam o ambiente decorado parecer menor ou mais baixo do que o desejado. Lembre-se de que as linhas na decoração influenciam a forma como percebemos os ambientes.

Revista Viva Decora

Revista Viva Decora

E aí, o que achou da decoração de gesso? O material é versátil e pode fazer a diferença na sua sala de estar, experimente em casa!

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.