Quando se trata de decoração, as cores neutras são verdadeiras telas em branco, apenas esperando pelas tintas do artista – nesse caso, você! O que vamos mostrar hoje é que essas tonalidades não poderiam estar mais distantes do conceito de “chatas” e que podem beneficiar a decoração da sua casa de diferentes maneiras.
São elas quem dão toda a liberdade para que você possa ousar e experimentar em termos de tecidos, acessórios e até mesmo outras cores, como aquelas mais vivas e brilhantes.
A paleta de cores neutras também pode dar um ar de amplitude ao ambiente. Deu para entender onde estamos indo? Então, puxe uma cadeira e nos acompanhe nessas vantagens e modos de utilização dessas tonalidades na sua decoração.
Mas quais são as cores neutras e como usar?

Dentro do contexto de decoração e design de interiores, é quase o mesmo que dizer a ausência de cores. Então, quais são as cores neutras? Bege, cinza, preto, branco e marfim – e suas diferentes tonalidades. E quando falamos em diferentes nuances, abrimos um leque gigante de possibilidades.
O bege pode apresentar um tom de rosa ou dourado; o branco pode apresentar um matiz amarelado, marfim ou azulado – só para citar alguns exemplos. Resumidamente, essas tonalidades têm duas funções principais quando falamos em decoração: trazer a sensação de suavidade e neutralidade; ou serem usadas como cores de fundo para inflexões e tonalidades mais intensas e dramáticas.
Veja dicas e inspirações para usar as cores neutras

Se você está buscando um ambiente que seja decorado somente com cores neutras, busque utilizar diferentes tons de uma mesma cor para ajudar a criar um ambiente com ar sofisticado e elegante.
Com isso, quem fica responsável por trazer uma personalidade mais quente são as madeiras, presentes em pisos, móveis, vigas, molduras, portas e janelas. Algumas dicas são optar por tons mais claros nas paredes se está usando estofamento escuro; utilizar carpetes em tons mais escuros que suas paredes; e complementar com acessórios decorativos com os principais tons que você já usou.
Paleta de cores neutras para parede
Caso queira usar essas tonalidades somente como um pano de fundo, o primeiro passo é começar escolhendo a paleta de cores neutras para parede. Pense nas tonalidades que vai querer usar e as combinações da sua preferência.
Essas cores irão criar a base para esse ambiente, especialmente se você fizer a escolha de paredes cinzas ou brancas. Experimente trazer tons de azul para os estofamentos de sofás e poltronas.
Além disso, faça um contraponto com objetos decorativos e livros de tons mais quentes, como vermelho e laranja. Traga texturas, como madeira, metal e vidro. Como dissemos no começo, a paleta de cores neutras é a sua tela em branco, você é o artista, e as tintas são as suas ideias de decoração.
A sensação de aconchego

Tons neutros, como areia e outros tons terrosos têm o potencial de nos ajudar a criar conexão com o ambiente em que estamos inseridos. Isso deixa os ambientes mais calmos e acolhedores.
A vantagem desses tons citados é que, por serem tons mais quentes e delicados, trazem a sensação de abrigo e aconchego, especialmente quando comparados com outras cores neutras, como off-white e cinza, que são mais frios e dão um ar de distância para os cômodos.
A entrada da casa
Se estamos pensando em um hall de entrada, as cores neutras são especialmente importantes para a criação de um clima caloroso e receptivo no corredor. Utilize-as nas paredes para uma sensação de maximização do espaço e de preferência uma tinta que seja resistente a produtos de limpeza, já que essas colorações podem ser facilmente arranhadas ou sujas.
Para o quarto

As cores neutras para quarto são especialmente vantajosas, já que podem trazer aquele clima de manhã de domingo preguiçoso. Nas cortinas, eles vão permitir que a luz entre somente o suficiente para iluminar, sem ofuscar a vista.
Já nas roupas de cama, se usadas com minimalismo, esses tons exigem pouco entendimento dos nossos cérebros e contribuem para a sensação de relaxamento. As cores neutras no local poderão te ajudar a descomprimir, se sentir mais descansado e rejuvenescido.
Para o home office
Cores neutras também são especialmente elegantes e trazem um brilho especial para espaços ricos na cor branca e que tenham muito acesso à luz natural. Esses matizes trazem uma sensação de mais frescor e modernidade ao ambiente, ao mesmo tempo que são entendidas como reconfortantes.
Nesses tipos de cômodo, uma das chaves pode ser usar tons de creme, sem esquecer de acrescentar textura através dos tecidos, que podem estar em um tapete, poltrona ou almofadas.
Te amo, couro: cores neutras para a sala

Como já mencionamos, esse esquema de cores neutras é perfeito para trazer tons mais quentes e ousados, além de texturas para a sua decoração. Tocou algum sino aí na sua imaginação? Sim, o couro!
Cheio de vibe anos 70, temos aqui o potencial de criar a combinação perfeita do estilo retrô unido ao moderno. As cores neutras para sala e a variação dos estilos tem potencial para trazer uma energia mais eclética para sua sala de estar – ou até sala de jantar.
Deixe a sua casa do jeitinho que sempre sonhou

E aí, curtiu nossas dicas de como usar cores neutras na decoração? Aproveite para continuar navegando em nosso blog e conferir outras inspirações para a sua casa. Saiba tudo sobre decoração aesthetic, como usar tons de verde na decoração e muito mais!









