Lar Style

Dicas

Jardins: dicas para deixar os espaços externos mais bonitos

Jardins: truques e ideias maravilhosas para transformar espaços abertos e deixá-los mais bonitos

Os jardins são lugares pra lá de especiais. Quem tem um espaço desses em casa é detentor de muita sorte. Isso porque, em áreas abertas, as pessoas podem melhor descansar, respirar o ar puro e confraternizar com familiares e amigos em momentos únicos.

Além disso, as plantas oferecem muitos benefícios quanto à sua saúde física e mental. Porém, nem sempre elas recebem os cuidados e atenção merecidos.

varanda com jardim verde

Esta foto pertence ao projeto Projetos diversos do ambiente Jardim.

 

Decorando os espaços abertos – Dicas para jardins

Mobiliários

A pessoa que queira desfrutar ao máximo dessa proximidade com a natureza deve criar recantos dentro do jardim. Para sentar, admirar a paisagem, ler um livro e receber as visitas, não podem faltar peças mobiliárias.

No mercado, há peças em materiais diferentes, como madeira – a menos indicada -, alumínio e plástico.  O importante é que elas sejam resistentes e fáceis de limpar.

Existem várias boas ideias – simples e práticas – que qualquer um, com pouco investimento e dedicação, pode pôr em prática para melhorar o visual dos jardins.

São exemplos de móveis para jardins: mesas de apoio, cadeiras, poltronas, gaveteiros, espreguiçadeiras, redes, caixas para guardar lenhas, aparadores, ombrelones e outros.

Agora, deve-se destacar que aqueles que não têm condições de adquirir peças novas podem apostar em peças antigas.

Quando bem pintadas e envernizadas, são capazes de compor, com a mesma beleza, recantos de acolhimento e descanso.

Elas podem estar em destaque, em meio a peças novas – apoiando vasos, por exemplo, ou ganharem uma nova utilidade, como os carrinhos de mão usados como floreiras.

jardim com banco e pedras

Esta foto pertence ao projeto Residência Jardim Marajoara do ambiente Jardim.

 

Plantas e flores

Existem jardins secos, ou seja, sem plantas. Mas, a beleza e a delicadeza das espécies naturais nunca são demais. Os espaços abertos mais bonitos apresentam, justamente, muitas plantas e flores.

Se a área disponível é reduzida, uma ideia infalível de decoração é o uso de vasos e jardineiras. A soma de várias espécies cultivadas criam pontos de destaque dentro do cenário, como um todo.

Os vasos podem marcar canteiros, percursos e acessos da edificação. Eles também podem ser acomodados verticalmente, formando um verdadeiro muro verde.

Esse tipo de jardim é muito prático – podem contar até com orifícios para a drenagem de água. Também trazem muitos benefícios para a casa, como o controle de umidade e as proteções acústica e térmica.

jardim decorado com vasos e flores

Esta foto pertence ao projeto Área de Lazer – Ed. Villa Veneto do ambiente Jardim.

 

Quem deseja montar um jardim vertical mais simples pode optar por materiais específicos ou alternativos.

Alguns blocos de cimento são desenvolvidos especialmente para acomodar plantas em muros. Mas, peças de demolição, como venezianas antigas, adaptadas para acomodar vasos com flores, também funcionam. São plantas indicadas nesse caso as samambaias, as heras e a mão-de-macaco.

É importante conhecer todas as espécies e procurar as técnicas mais adequadas para o seu plantio. Também o tipo de solo e de vasos disponíveis.

Qualquer estilo ou tamanho de terreno irá requerer cuidados. As plantas necessitarão de rega, adubação, poda e luz natural para que cresçam com saúde.  Tudo isso deve ser levado em consideração na hora de planejar o jardim.

jardim vertical em área externa rústica

Esta foto pertence ao projeto Apartamento V do ambiente Varanda.

jardim vertical em varanda de apartamento

Esta foto pertence ao projeto Sumaré do ambiente Jardim.

 

Objetos decorativos

Para realçar a beleza dos jardins – das suas peças mobiliárias, vasos, plantas e flores-, pode-se acrescentar ao conjunto objetos decorativos.

Alguns acessórios são bem conhecidos e fáceis de adquirir, como chafarizes, sinos de vento, lareiras, chuveiros, tendas e outros.

Já tem aqueles que são frutos da criatividade dos moradores.

jardim decorado no quintal

Esta foto pertence ao projeto Projetos de Paisagismo do ambiente Jardim.

 

Os itens inusitados – além de econômicos – podem ser transformados em alegres e descontraídos enfeites para os jardins, reforçando o conceito artístico do espaço.

São exemplos galochas, pneus, chaleiras, conchas de sopa, copos de vidro, xícaras, potes de conserva, latas, caixotes de hortaliças, e paletes.

Outros acréscimos

Jardins repletos de canteiros têm visuais mais bonitos e delicados do que os jardins secos. Mas, para transitar entre as zonas de canteiros, apreciar a vista e descansar, deve haver áreas pavimentadas e até cobertas.

Esses caminhos podem ser feitos em madeira, ladrilho ou pedra.

Para destacar o percurso, é interessante fazer pontuações com luminárias – as com painéis solares são as de mais baixa manutenção.

jardim na entrada de casa

Esta foto pertence ao projeto Projetos diversos do ambiente Jardim.

 

A presença de decks, gazebos e pergolados em madeira traz acolhimento, elegância e valoriza o aspecto natural e mágico do cenário.

Pedriscos em volta dos canteiros são complementos belíssimos à decoração, marcando as margens e contrastando pisos de plantas.

jardim decorado com flores vermelhas

Esta foto pertence ao projeto Jardim Confortável do ambiente Jardim.

 

E a adição da água, em pequenas lagoas e fontes, é a pitada final de estilo que se pode dar ao jardim – especialmente se tiver alguns peixes.

Esta lista de ideias de como transformar seu jardim e deixá-los mais bonitos foi desenvolvida pela equipe Viva Decora.

 

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.