Lar Style

Dicas

5 passos para descobrir quais os móveis perfeitos para otimizar espaços pequenos

Muita gente se pergunta sobre a importância da assistência de um designer de interiores, mas quando nos deparamos com espaço bem planejado entendemos o porquê. 

De fato, quando um espaço bem compacto, como um pequeno jardim de inverno ou uma sacada, é otimizado ao máximo, parece dobrar de tamanho, apresentando muita funcionalidade e uma circulação sem bloqueios.

Resumindo, ambientes bonitos podem ser fruto de qualquer mente criativa. Mas cômodos muito bem otimizados, atendendo bem às necessidades de seus usuários e valorizando as melhores características de sua arquitetura, talvez só possam ser pensados por planejadores experientes. 

Todavia, se você quiser entender por conta própria quais móveis seriam perfeitos para a sua casa, pode começar estudando as informações dadas a seguir. Clique nas imagens para mais informações. 

Leia também: Como aproveitar melhor os espaços em sua casa?

moveis_espacos_pequenos_07

Soluções de móveis para ambientes compacto – Nathalia Martins

#1 Entenda o potencial dos interiores da sua casa

Antes de sair para comprar qualquer móvel para casa, planeje-se. Você precisa estar atento não só ao limite do seu orçamento, mas também ao quanto de área livre há nos interiores da sua casa para os novos elementos de decoração que deseja. 

Depois de colocar tudo que precisa das lojas numa lista, é preciso entender o que realmente caberá em cada cômodo.

O ideal é você buscar uma trena ou fita métrica para medir cada cantinho da sua casa que deseja otimizar. Não esqueça de anotar quantos centímetros tem de profundidade, largura e altura para explorar. 

Assim, quando fizer sua pesquisa de mercado saberá, corretamente, quais as peças prontas que seriam capazes de caber no seu projeto ou até aonde o seu designer poderia avançar com uma proposta sob medida.

moveis_espacos_pequenos_08

Guarda-roupa com porta de correr é o que tem de melhor em otimização de decoração de quarto – Red Square Arquitetura

#2 Observe as condições ambientais do seu imóvel

Algo que sempre passa despercebido pelas pessoas leigas e que é observado pelos especialistas na hora de projetar decoração são as condições ambientais de um imóvel. 

Assim, imagine se você escolher um móvel para a sua casa – em madeira crua, por exemplo – e deixá-lo constantemente exposta a luz solar intensa. O que pode acontecer neste caso? Este móvel poderia ficar danificado de um modo irreversível.

Outro grande vilão dos móveis é a umidade. Não se pode encostar uma peça em aglomerado em paredes com vazamento ou que recebam vapores de água. 

Lembrando que alguns materiais nem sempre demonstram suas deformações no decorrer do tempo, simplesmente se rompendo quando menos esperamos. Para evitar que o que compramos para casa se perca rápido ou que tenha a durabilidade diminuída, outra vez, deve-se planejar a compra.

Leia também: 7 reformas pequenas que você mesmo pode fazer

moveis_espacos_pequenos_02

A linearidade é a marca deste projeto. Veja como um painel em madeira preenche uma parede e se dobra formando uma pequena mesa de café – Marcia Addor

#3 Escolha um estilo artístico para o seu projeto

Seguindo o passo 1 e 2 você já deve saber que tipo de móvel pode comprar para a sua casa – de que tamanho, material e acabamento. Agora é a etapa mais divertida, escolher nas lojas os modelos que se adequem a estas características. 

Contudo, existem incontáveis possibilidades. Então, como filtrar as suas escolhas? Bem, na verdade, a forma mais fácil é ditando um tema para a decoração.

moveis_espacos_pequenos_04

Móveis de linhas lisas e volumes simples ocupam menos espaço e ajudam a deixar o ambiente compacto com visual mais agradável – Bianchi & Lima Arquitetura

Cada cantinho da sua casa deve ser personalizado de um jeito diferente, de acordo com várias questões. Mas o melhor é que todos os ambientes da residência sigam uma mesma linguagem estética. 

Por quê? Isso valoriza o imóvel; torna a sua imagem mais agradável, mais chique; permite uma flexibilidade de uso dos cômodos, um reaproveitamento de peças; e muito mais.

moveis_espacos_pequenos_03

Qualquer pedacinho de parede da casa pode ser bem aproveitado, seja por um jardim vertical ou pequena despensa, como nos exemplos – MC3 Arquitetura e Marcia Addor. Veja mais aqui.

É claro que a esta altura você deve estar se perguntando sobre que estilo escolher para a sua casa? Pois bem, aquele que quiser. O legal da contemporaneidade é que muitos estilos se adequam a ela. 

Hoje sabemos que uma arquitetura moderna não precisa ter uma aparência high tech, mas rústica, vintage, retrô, minimalista, lúdica, clean, provençal, industrial, hi-lo, hipster e mais também.

moveis_espacos_pequenos_01

Varandas podem ser aproveitadas de muitos modos. Neste caso, móveis planejados podem transformar o local em home office ou lavanderia – Juliana Matalon

#4 Pesquise as opções de produtos oferecidas pelo mercado

Existe uma infinidade de opções de móveis à venda nas lojas. E a cada ano surgem mais e mais variedades destas peças, com muitos outros detalhes impressionantes. 

Entendendo um pouco sobre as necessidades dos clientes, principalmente quanto à otimização de ambientes, os fabricantes têm se dedicado em criar peças multifuncionais. Busque pesquisar os melhores itens para a sua casa.

moveis_espacos_pequenos_06

Soluções de móveis para ambientes compactos – Revista Viva Decora e Claudia Comparin 

#5 Pense no que é melhor para a sua família

Ambientes bonitos são agradáveis aos nossos olhos. Mas não é só isto que importa quando se trata de decoração de interiores. Uma casa também precisa apresentar cômodos confortáveis, que tenham layout e elementos com acabamentos que permitam a realização das tarefas. 

Então, na hora de escolher os móveis perfeitos para casa, pense não só em estilo, mas no que será melhor para a rotina da sua família.

Leia também: 10 vídeos de organização: uma coletânea para conferir

moveis_espacos_pequenos_05

Um mesmo móvel planejado pode se desdobrar em várias funções. Este do exemplo serve à uma pequena cozinha e área de estar, passando de balcão de pia a suporte para lareira e painel para TV – Juliana Matalon

Bônus | Soluções para otimização de ambientes compactos

Vamos falar sobre como otimizar ambientes compactos. Pois bem, móveis brancos ou em cores neutras e claras são sempre uma ótima pedida, dando a impressão de que os cômodos são mais amplos, claros e limpos. 

As peças de linhas retas e poucos ornamentos não só são mais fáceis de serem higienizadas, mas de combinar com qualquer estilo de decoração – fora que deixam o visual dos cenários menos poluído.

Roupeiros, armários aéreos, estantes, nichos e prateleiras devem explorar a verticalidade dos ambientes. Balcões com puxadores embutidos e assentos sobre pés giratórios ocupam menos espaço. 

Camas box, sem cabeceira, economizam área de planta. Baús ocultos podem ajudar a minimizar a necessidade de guarda-roupas. E peças transparentes agridem menos o olhar.

Pronto, com essas dicas você vai aproveitar ao máximo o espaço de sua casa, além de deixá-la linda!

Essas dicas de decoração para espaços pequenos foram criadas pela equipe Viva Decora.

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.