Lar Style

Dicas Guia de Compras Sala de Estar

Modelos de sofá: sofá retrátil vs sofá-cama – qual é o melhor? | Blog da Mobly

Está pesquisando modelos de sofá para comprar? Então vem conferir essa batalha entre o sofá retrátil e o sofá-cama!

Modelos de Sofá

Modelos de sofá

Rei da sala de estar, o sofá é uma peça que está presente em uma grande parcela de casas, afinal, é o móvel responsável pela receptividade.

Mas com a grande oferta de modelos de sofá, muitas dúvidas surgem na hora de escolher, principalmente quando falamos dos sofás-camas e retráteis.

Mesmo com propostas parecidas, eles possuem suas particularidades, cabendo a você decidir o que é melhor para o seu caso!

Modelos de Sofá

Modelos de Sofá

E já que estamos aqui para facilitar a sua vida, separamos dicas e modelos para te ajudar nessa decisão. Partiu para essa batalha amigável? 😉

Seu espaço disponível

Modelos de Sofá - Espaço disponível

Antes de comprar qualquer móvel para a sua casa, é importante pensar no espaço que você tem disponível para recebê-lo.

Geralmente, o sofá-cama é mais compacto do que os modelos de sofás retráteis, mas ele também tem uma expansão maior.

Modelos de Sofá - Espaço disponível

Modelos de Sofá - Espaço disponível

O Sofá-Cama Gênova, por exemplo, tem apenas 127 cm de largura x 91 de profundidade quando fechado; ao ser aberto, chega a 191 cm de profundidade.

Modelos de Sofá - Espaço disponível

Modelos de Sofá - Espaço disponível

Enquanto isso, o Sofá Retrátil Kennedy tem 184 cm de largura x 94 cm quando fechado e chega a 124 cm de profundidade ao ser aberto.

Ou seja, é preciso levar em consideração todas as medidas que a peça tem e relacionar com o cômodo que quer colocar. Pode ser que o sofá-cama caiba na sua casa apenas na função sofá, mas não abra o suficiente na função cama. Deu para entender a lógica, né?

Modelos de Sofá - Espaço disponível

Uma maneira prática de saber se o sofá caberá na sua sala é medir o canto em que ele vai ficar com o auxílio de uma fita métrica e utilizar a nossa tecnologia 3D disponível no site para testar como ele ficará aí.

Quer mais receptividade?

Modelos de Sofá - Receptividade

Não há dúvidas que o conforto é muito importante na escolha dos modelos de sofá! Para encontrar o seu, é legal colocar aqui qual a sua maior intenção de uso com ele. Se você é desses que curte aproveitar o final de semana para esticar as pernas, acomodar o pescoço e ver filmes, o retrátil é mais do que suficiente.

Modelos de Sofá - Receptividade

Modelos de Sofá - Receptividade

O Sofá Retrátil Supreme é ideal para esses momentos, assim como é para quando for receber alguém em casa para um jantar ou bate-papo durante a tarde. Ele possui também a função reclinável do encosto e revestimento em velosuede para aquela receptividade plena.

Agora, se está acostumado a receber visitar em casa para dormir, o sofá-cama é um ótimo investimento porque ele se transforma realmente em uma cama para passar a noite, diferente do retrátil que não te permite deitar completamente.

Modelos de Sofá - Receptividade

Modelos de Sofá - Receptividade

Veja só o Sofá-Cama Berlim: ao reclinar todo o encosto para trás, ele vai de sofá 3 lugares para cama de casal em minutos para acomodar de verdade! Ah, ele ainda tem revestimento em poliéster aveludado e espuma D45.

Básico x versátil

Modelos de Sofá - Básicos x Versátil

Quando falamos em modelos de sofá retrátil, eles até mudam visualmente, mas a proposta é basicamente a mesma em todos os casos. Alguns são maiores, outros menores; alguns possuem almofadas soltas, costuras diferenciadas, enfim, são muitas opções – mas a estrutura primária entre eles é a mesma.

Modelos de Sofá - Básico vs Versátil

Modelos de Sofá - Básico vs Versátil

O Sofá Retrátil Nápoles tem encosto, assento e braço costurados, um tamanho que acomoda a família toda e 5 níveis de reclinação – uma presença e tanto para a sala de estar e que cumpre a função que ele tem enquanto móvel.

Modelos de Sofá - Básico vs Versátil

os sofás-camas possuem mais mobilidade estrutural e é mais fácil de adaptar a outros cômodos, como quarto ou escritório, se for necessário. O Sofá-Cama Amanda, por exemplo, tem muitas maneiras de ser articulado, favorecendo quem prefere ter mais opções para receber.

Modelos de Sofá - Básico vs Versátil

Claro que um não é melhor do que o outro e, sim, uma função vai ser melhor dependendo do seu caso e das suas necessidades!

Materiais são importantes

Modelos de Sofás - Materiais

E quando falamos sobre os materiais dos sofás, será que existem grandes diferenças entre os modelos? A resposta é não! Claro que cada peça terá a sua particularidade, um elemento a mais, uma tecnologia nova.. Enfim, isso é bastante normal.

Modelos de Sofá - Materiais

Mas para caracterizar bons modelos de sofá, você precisa levar em conta a estrutura, a espuma e o revestimento.

Em relação à estrutura, podemos citar a madeira, material durável e resistente presente tanto no Sofá Retrátil Videira e no Sofá- Cama Premium.

A espuma tem densidade 26 no primeiro e 33 no segundo e essa variação é a mais comum entre esse tipo de mobiliário.

Outro material é a percinta elástica, presente nos dois modelos. Ela é um elemento que sustenta toda essa espuma e dá mais firmeza ao assento, evitando que ele afunde.

Já a questão do revestimento é bem pessoal. O modelo retrátil tem acabamento em suede, que é macio ao toque, enquanto o tipo cama é revestido em couro sintético, que dá um ar elegante à peça.

E o preço dos modelos de sofá?

Modelos de sofá - preço

Por fim e não menos importante: o preço! Existe, sim, aquele sentimento de que os sofás tradicionais são mais caros, afinal, são os mais conhecidos e utilizados. Mas, não, eles não são necessariamente mais caros do que os sofás-camas.

Modelos de Sofá - Preço

Modelos de Sofá - Preço

Justamente por terem mais mecanismos internos para serem modificados, os tipo cama podem ter o preço um pouco mais elevado do que retráteis, como é o caso da comparação entre o Sofá Retrátil Kennedy e o Sofá-Cama Córsega.

Modelos de Sofá - Preço

Modelos de Sofá - Preço

Mas isso não é regra e o valor agregado vem também a partir das próprias particularidades do móvel.

Dicas extras: cuidados necessários

Modelos de Sofá - Dicas

Modelos de Sofá - Dicas

Independente dos modelos de sofá que decidir escolher, os cuidados serão os mesmos para garantir uma maior durabilidade. Confira as dicas:

– Se você tem gatos em casa, opte por um sofá revestido em suede! Esse tecido é resistente às unhas dos felinos.

Caso você suje a sua peça, procure a melhor forma de limpá-la de acordo com o acabamento. Alguns produtos podem danificar o seu móvel.

Cuidado com o abre e fecha das funções do seu sofá, viu? Elas são mais simples do que parecem, mas procure não aplicar muita força – faça com calma.

É sempre bom ler todas as informações descritas no site da Mobly antes de adquirir a sua peça. Leve em consideração as medidas, o número de lugares e o peso máximo suportado por assento.

Modelos de Sofá - Dicas

Modelos de Sofá - Dicas

E aí, achou que essa é uma batalha difícil de encontrar um vencedor? Ambos os modelos de sofá possuem vantagens e só você para decidir qual é o melhor para o seu momento.

Ah, confira abaixo mais algumas opções para o sua sala de estar:

Ainda em dúvida, Gui Toledo te ajuda a escolher o sofá perfeito:

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.