Com o passar do tempo, as cozinhas foram mudando sua forma e recebendo adaptações para os dias atuais. A cada perfil diferente, surge um novo modelo de cozinha funcional que pode ser otimizado.
Além da utilização ancestral, é bom que a cozinha represente formas com que o dono faça o melhor uso dela. Tanto para quem está procurando um novo apartamento ou potencializando o espaço atual, quanto para quem quer enfim ter sua adega para desfrutar de um Merlot na Varanda, observar os espaços de uma cozinha funcional é fundamental.
Alguns têm intenção de cozinhar para si mesmos, em família e receber convidados, já outros estão focados no uso profissional, preparando delícias para delivery. A verdade é que desde a cozinha funcional compacta à espaçosa com ilha, quem ama o ambiente mais visitado da casa pode escolher a opção que mais agrada.
Leia também: +23 Cozinhas para se Inspirar
Leia também: Dicas para o layout dos armários de cozinha compacta
1 – Compacta
Além de acomodar perfeitamente uma mesa retrátil que vem a ser também uma excelente bancada, o modelo compacto sugere uma aplicação da pia e do fogão na parte de trás do balcão, para aumentar a agilidade entre o preparo e a apresentação. Ainda que seja preciso preparar uma quantidade grande de alimentos, o fato da maior parte estar acessível às mãos aumenta a velocidade da execução das tarefas na correria diária.
Leia também: Mesa extensível: 3 motivos para ter essa peça na sua casa!
2 – Integração com mesa
Quando utilizamos uma mesa mais ampla para mesclar os ambientes, alcançamos um local que permite mais dinamismo ao servir, além de abrir espaço para inserir o máximo de utensílios e móveis que deem brilho e conforto.
Leia também: Inove na decoração de apartamentos pequenos com dicas incríveis
3 – Integração com Balcão
Nesta forma, cozinhando sozinho é possível interagir com a sala, o que garante a sensação de ter um ambiente maior, onde o próprio balcão que interliga os dois espaços tenha uso de apoio para ingredientes ou aperitivos. Quando receber convidados, há a possibilidade de cozinhar enquanto os visitantes desfrutam diretamente da companhia, enquanto provam as entradas.
Leia também: +43 Exemplos de Sala de Jantar para se inspirar
Estas primeiras opções, são pensadas para a utilização máxima de pequenos espaços sem perder o dinamismo e a beleza. Muitas vezes a cozinha funcional acaba por ficar em segundo plano no foco dos investimentos, vale a pena olhar com mais detalhamento para este ambiente.
4 – Ilha central
Passear ao redor da ilha central enquanto distribui os ingredientes necessários, retirados dos amplos móveis que cobrem as paredes, é a melhor opção para quem possui espaço. A vantagem de utilizar esta formatação é ter sempre acesso à bancada independe do ponto da cozinha funcional onde estiver.
Leia também: Cozinha americana: dicas e projetos para você se inspirar
5 – Apostar em eletros
Conforme cada pessoa adquire as chaves de seu novo lar, vai descobrindo como prefere fazer uso da sua cozinha funcional. E vem a importância de escolher bem eletrodomésticos que comportem a capacidade de suprir as expectativas. Saber organizar desde o freezer à adega climatizada de forma diferenciada é um desafio prazeroso.
6 – Ambiente externo
Quanto mais tempo passamos em casa por obrigação ou não, mais fica latente o desejo por um pouco mais de “ar fresco”. Na varanda, a cozinha funcional se transforma em um momento utópico para explorar o mundo gastronômico cotidiano, com a vista do céu.
Agora sabendo de tantas opções, aqueles que amam a arte da gastronomia e do design de interiores, podem apresentar suas elaborações culinárias em um cenário em que todo o local reflete o carinho empregado à cada refeição.
Aproveite a mão na massa e veja algumas dicas para decorar a sua cozinha com Fabi Santina:
Sem comentários