Lar Style

Cozinha Dicas

Cozinha americana: dicas e projetos para você se inspirar

Saiba o que é cozinha americana, quais os seus benefícios e como integrá-la melhor ao restante da casa

Depois de um dia inteiro de trabalho, qual será o cômodo da casa que as pessoas buscam para relaxar, interagir, se entreter e recuperar as energias?

Difícil responder esta questão, não?

Pois saiba que o ambiente mais querido dos brasileiros é a cozinha. Mas porque será que às vezes ela é chamada de cozinha americana? Elas são bastante comuns em ambientes com pouco espaço, como kitnet e studio.

Explicaremos tudo isso a você – e ainda mostraremos projetos incríveis para se inspirar!

Se você ainda não conquistou o sonho da casa própria e está procurando inspiração, veja dicas de como comprar uma casa para equipar a sua cozinha do seu jeitinho, podendo mudar, inclusive, a sua estrutura! 🙂 Vamos lá? 

A evolução das cozinhas

No passado, muitas refeições e reuniões de família eram feitas na cozinha. A vida agitada das grandes cidades fez com que as pessoas mudassem o seu hábito e passassem a cozinhar cada vez menos.

De repente, esse cômodo já não era mais o principal da casa; perdeu relevância. Só que o mundo evoluiu e a importância social da cozinha voltou com força total, através da moda dos projetos integrados.

Atualmente, a tendência do mercado imobiliário nacional é unir a cozinha à sala de jantar ou de estar – que, de fato, não é nenhuma novidade. Diferente do famoso “passa prato”, a abertura está mais ampla do que nunca. Isso porque as pessoas não querem mais ficar limitadas a um espaço. Elas querem é mostrar a sua vida saudável, exibir os seus eletrodomésticos sofisticados e interagir com os seus convidados.

cozinha americana com bancos amarelo

Cozinha americana integrada com ilha

Já não há mais a necessidade de separar a cozinha da sala – ela é a nova sala, o sinônimo de diversão. Pois, essa simples e prática solução de arquitetura, de unir um ou mais cômodos, é perfeita para os imóveis menores.

Exatamente por isso, muitas construtoras têm optado por flexionar as plantas, apresentando diferentes layouts, com ou sem paredes. Isso ganhou o nome de cozinha americana, integrada ou gourmet.

Continue lendo esta matéria para saber tudo sobre a cozinha americana e porque ela é tão querida pelos brasileiros!

O que é cozinha americana

Geralmente, a cozinha americana tem uma meia parede ou uma bancada que é a sua separação da sala de jantar ou de estar. Por consequência ou por causa disso, muitos arquitetos optaram por fazer desse ponto um lugar para refeições rápidas – principalmente em apartamentos pequenos. Quem costuma cozinhar em casa não tem dúvidas, é a solução ideal.

cozinha americana com balcão vermelho

Cozinha com balcão vermelho

“O cliente busca um espaço para receber os amigos e tornar a sua cozinha um ponto de encontro (…) um ambiente amigável, com bancada ampla para que, quem estiver preparando as refeições, possa interagir com os convidados.” – João Marcel Dupont Agostini, em reportagem de taofeminino.

A cozinha americana proporciona a sensação de amplitude do espaço. Mas, sua principal vantagem é apresentar uma mudança positiva no conceito de cozinhar, transformando a atividade em algo divertido e prazeroso para todos da casa.

Só que isso é possível apenas se o arquiteto planejar bem todos os ambientes, considerando o perfil dos moradores e a questão da complexidade de suas tarefas.

Dicas de decoração para cozinhas americanas

Entre cozinha americana e sala de jantar ou de estar integradas tudo tende a ficar à mostra, desde eletros até louças, pisos, acabamentos e até decoração. Este último item não precisa ser igual entre os dois cômodos – aliás, nem faria sentido, já que eles têm funções diferentes. Por isso, é permitido – e até muito apreciado – que se faça o contraste visual. Por exemplo, ter a sala em tom mais neutro e a cozinha o contrário.

cozinha americana com pendentes

Pendentes em Cobre de Carolina Vilela

Algumas pessoas preferem marcar bem a divisão dos ambientes, mesmos que eles estejam abertos um para o outro. Tem vezes que isso é feito por um armário planejado – bonito, funcional, que atende as necessidades de ambos os lados e faz o máximo de aproveitamento do espaço. E outras por uma mesa de refeições – posicionada na fronteira e servindo às duas áreas.

cozinha de americana com sala de jantar integrada

Cozinha Americana com Balcão de Rodrigo Fonseca

A bancada, península ou ilha americana é a solução mais comum, bastante solicitada aos projetistas no momento da construção ou da reforma de cozinhas.

cozinha americana com ilha centralizada

Cozinha com Ilha Centralizada de
Aquiles Nicolas Kilaris

Ela pode ser explorada para múltiplas funções. Dependendo do layout, gosto ou estilo de vida do proprietário poderá servir para refeições, ter extensões retráteis, possuir uma pia e até um cooktop.

cozinha americana com balcão verde

Balcão verde de Karina Gubernati

Agora, o segredo para o sucesso das propostas de cozinha americana não é dividir, mas integrar ao máximo. Ou seja, é preciso que o arquiteto busque meios de aumentar a sensação de continuidade para a sala.

Um jeito de fazer isso é escolher bem o revestimento de piso. O chão pode ser o mesmo tanto de um lado quanto de outro, sendo o forro a delimitação entre as zonas.

cozinha americana com cooktop

Cozinha Gourmet com Cooktop e Coifa de Moussi Arquitetura

“Na cozinha, é importante ressaltar que os materiais sejam resistentes, específicos para áreas molháveis e que tenham alta qualidade e durabilidade. Investir em bons revestimentos impede que acidentes possam manchar o piso, paredes e as bancadas em ‘áreas molháveis’ e com altas temperaturas.” – arquitetas Flaviane Pereira e Márcia Coimbra, em reportagem de A Revista da Mulher.

cozinha americana integrada com a sala de estar

Sala Integrada à Cozinha com Móvel Atrás do Sofá de Tetriz Arquitetura e Interiores

Móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos também são itens que podem unir virtualmente os ambientes. As peças de design, tanto na cozinha quanto na sala de estar, podem tem linhas e cores compatíveis. E para ressaltar seus detalhes é fundamental uma boa iluminação.

Em cozinhas americanas o melhor são as luminárias mais baixas, pendentes sobre os balcões e mesas que os separam das salas. Afinal, os alimentos precisam ser bem enxergados para que o apetite das pessoas fique mais aguçado, não é mesmo? A luz artificial, proveniente dos pontos no teto, ou a natural, proveniente do exterior, não será suficiente nesse caso.

cozinha americana integrada com a sala de estar de apartamento

Cozinha Americana Neutra com Balcão de Madeira de Sueli Zapparolli

Se o imóvel tiver dimensões menores, móveis e paredes em cores claras melhorará a iluminação e aumentará a sensação de amplitude da cozinha americana.

Agora, o projetista também precisa levar em consideração as preferências do proprietário. Não quer dizer que ele não possa optar por tons mais quentes e vibrantes se assim desejar. Pelo contrário, amarelo, vermelho e derivados podem ser estudados.

cozinha americana em apartamento estilo industrial

Cozinha Americana de
Studio Scatena Arquitetura

Veja também o que falamos sobre cozinha tropicália e aproveite nossas dicas de 23 cozinhas para se inspirar!

Estas dicas e projetos de cozinhas americanas para se inspirar foram selecionadas pela equipe Viva Decora.

  • Reply
    ALAN PAUL KURTI
    11 dez, 2018 at 14:52

    Voce cende essas bancos vermelhos?

Comente

instagram @mobly

Instagram feed

Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.