Lar Style

Dicas

Saiba como organizar armário de cozinha em cinco passos

organizar_armario_de_cozinha_1

Talvez você seja o tipo de pessoa que nem liga para como organizar armário de cozinha, gavetas e prateleiras. Sim, o que os olhos não veem o coração não sente. Sim, a vida é tão mais fácil desse jeito, certo? Errado – e você irá descobrir isso tão logo precise de uma frigideira que está escondida atrás de uma pilha de tampas e panelas, e tudo cair no chão da cozinha fazendo um barulho que vai despertar os cachorros do vizinho de baixo, o neném da vizinha da frente e, não menos inesperado, sua sogra, que cochilou no sofá – e já detesta sua comida.

Se isso parece um cenário no qual você não deseja ter um papel presente, ótimo! Esse texto é para você! Aqui, vou ensinar como é possível manter a organização dos seus itens de cozinha mesmo com pouco espaço – o que pode realçar o seu potencial culinário e mostrar para sua sogra que manga na salada de rúcula é uma coisa gostosa, sim!!!

Leia também: Decoração de cozinha pequena

Estratégia, em grego, strateegia, em latim strategi, em francês stratégie…

Ok, vamos começar do começo. Planejamento. Se funcionou para o Wagner Moura desbancar uma facção criminosa no primeiro Tropa de Elite, vai funcionar para você descobrir como organizar armário de cozinha. Tenha fé!

Quantos armários você tem? Nós vamos arrumar um por vez, assim a quantidade de itens espalhados pela cozinha não vai te desmotivar. Caso você queria mudar coisas de lugar nos armários, segura essa ansiedade. Vamos primeiro nos focar em acabar com a bagunça e deixamos a mudança para um segundo momento.

Agora, meu querubim, se você tem uma cozinha pequenininha, com poucos armários, não tem segredo. Mergulhe de cabeça, tire tudo do lugar, junte os semelhantes e aproveite o resto do sue dia.

organizar_armario_de_cozinha_2

organizar_armario_de_cozinha_7

Vamos tirar tudo de dentro

Sim, xô preguiça! Tire coisas do seu armário até não sobrar mais nada lá dentro. Você vai passar um pano úmido, e não vai dar para fazer isso a não ser que ele esteja vazio.

Outra vantagem de tirar tudo que está dentro do seu armário é que vai dar a oportunidade de você enxergar o que, de fato, está lá dentro. Será que não tem alguma coisa guardada lá no fundo que você precisa e esqueceu que tinha? Ou itens que você nem precisa mais? Vamos combinar que a energia e o tempo que você está usando para guardar coisas que não precisa é um desperdício. Por isso, não usa mais? Está quebrado? Esse item não volta mais para dentro do armário. E mais, não usa o item há mais de nove meses? Reflita se faz sentido guardar.

Uma vantagem de desapegar daquilo que você não usa mais é que, com menos coisas, vai ser muito mais fácil fazer a manutenção e manter os armários organizados – só com aquilo que você ama e precisa.

Se está na dúvida se vai jogar algo fora ou não, deixe o item de lado. Depois de tudo arrumado, você vê se tem um espacinho sobrando para ele. Pode ser?

Leia também: Decoração de cozinha moderna

organizar_armario_de_cozinha_3

organizar_armario_de_cozinha_8

Agora, a limpeza

Tirou tudo de dentro, é hora da limpar. Lado de dentro e lado de fora, todas as prateleiras e sem esquecer dos cantos. Pode até usar o aspirador para tirar poeira ou farelos, caso ache necessário.

Na sequência, vamos para o pano úmido que eu já tinha comentado. Para a limpeza geral, use um produto de limpeza multiuso (sabe aquele que tem nome de revista semanal?!); e caso haja uma parte engordurada, use água morna com um pouco de detergente.

Leia também: O sonho da cozinha americana

organizar_armario_de_cozinha_4

organizar_armario_de_cozinha_9

Os opostos não se atraem

organizar_armario_de_cozinha_5

Acho que já podemos começar a colocar as coisas dentro do armário, né. Mas não vamos colocar de qualquer jeito, senão vai ficar tudo bagunçado de novo. Aqui a regra de “os opostos se atraem” não se aplica. Os semelhantes, sim. Esses se atraem!

Então você vai juntar itens similares ou que servem ao mesmo propósito, em um só lugar e, de preferência, próximo ao local da cozinha onde você vai precisar mais deles. Isso pode significar mudar itens de lugar – mas como eu já disse antes, primeiro vamos trabalhar em como organizar armário de cozinha para depois realocar os itens.

Assim, você vai criar um cantinho para cada coisa. Formas e panelas, facas e utensílios, comidas, pratos, copos, talheres, café e chá, bebidas em geral, produtos de limpeza – ou qualquer outro cantinho que você precisar.

Leia também: Nossas dicas favoritas para a organização de armários

Tá na mão

Quando você está fazendo uma receita, muitas vezes acessibilidade é tudo. Por isso, deixe os itens que você precisa com mais frequência em locais mais fáceis de serem acessados, como a parte da frente das prateleiras dos armários.

Vamos deixar os itens que você precisa mais raramente na parte de trás das prateleiras, ou naquelas mais altas. Se você tem filhos e gosta dessa mãozinha deles na cozinha, não esqueça de deixar os utensílios deles em uma altura que eles possam acessar.

Ufa, quanta organização! Mas acabou. Espero que daqui você tenha tirado algumas ideias sobre como organizar armário de cozinha de uma maneira que funcione para o seu dia a dia. Lembre-se que essas são sugestões, mas quem vai desenvolver uma sistema que funcione para a sua cozinha é você.

Aliás, compartilhe com a gente aqui embaixo seus segredos de como organizar armário de cozinha. Até a próxima. ; )

  • Reply
    Maria Iracema Lopo
    23 nov, 2020 at 12:21

    Bom dia! Organização cozinha.

    Gostei das dicas

Comente

instagram @mobly

Instagram feed

Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.