Chegar em casa depois de um dia cansativo e encontrar tudo fora do lugar é desanimador, não é? A bagunça visual aumenta nosso estresse e rouba um tempo precioso que poderíamos usar para descansar. Então, um dos grandes sonhos da vida adulta é saber como manter a casa organizada, mas a correria do dia a dia muitas vezes atrapalha.
A boa notícia é que a organização da casa não precisa ser um evento que acontece só uma vez por ano. O segredo está nos micro-hábitos. Com as ferramentas certas e uma rotina, é possível manter a ordem sem virar refém da faxina.
Por isso, se você procura dicas de organização de casa que realmente funcionam, pegue o bloquinho e anote as dicas que preparamos para você. Vem ver tudo e deixar seu lar sempre arrumadinho!
4 dicas para manter a casa organizada todos os dias e sem sofrimento

O primeiro passo é entender que organização é constância, não intensidade. Então não adianta arrumar tudo no domingo e bagunçar tudo na segunda-feira. Veja como criar um fluxo que funciona:
1 – Crie um cronograma: diário, semanal e mensal
Dividir para ter a sua casa organizada a semana inteira! Quando tentamos fazer tudo de uma vez, ficamos exaustos. Quebre as tarefas:
- Diárias: arrumar a cama ao levantar, lavar a louça após as refeições, tirar o lixo e guardar o que usou. São coisas rápidas que evitam o caos;
- Semanais: trocar roupas de cama, limpar banheiros, aspirar o chão e tirar o pó dos móveis;
- Mensais: limpar vidros, organizar o interior dos armários, lavar cortinas e limpar eletrodomésticos por dentro.
2 – A regra dos 15 minutos: não acumule tarefas

Sabe aquela pilha de roupas ou de papéis que vai crescendo na cadeira ou dentro dos seus armários? Ela é a inimiga número um da organização. Estabeleça a regra de não deixar para depois, porque o depois pode virar uma bola de neve. Se a tarefa demora menos de menos de 2 minutos, como guardar um sapato, faça na hora.
Agora, se for algo maior, dedique 15 minutos do seu dia cronometrados para organizar uma área específica. Você vai se surpreender com o resultado de saber como manter a casa limpa e organizada aos poucos.
3 – Envolva todos os moradores da casa

A casa não se bagunça sozinha, então não deve ser arrumada por uma pessoa só. Crie uma cultura de colaboração. As crianças podem guardar os brinquedos, o parceiro(a) pode cuidar da louça. Quando todos cuidam, ninguém fica sobrecarregado e a manutenção se torna natural, muito mais rápida e até mesmo divertida.
4 – Cada coisa em seu lugar

Parece óbvio, mas a bagunça começa quando os objetos não têm endereço fixo e ficam espalhadas pela casa. Itens como chaves, correspondências e bolsas precisam de um lugar definido. Já sabe né?! Se você tirou do lugar, devolva assim que terminar de usar.
Itens que são os melhores amigos da organização

Para facilitar a rotina, você precisa dos aliados certos e que vão te ajudar nessas tarefas. Os organizadores de casa não servem apenas para guardar coisas, eles otimizam o espaço e decoram.
- Caixas organizadoras: são essenciais! Use modelos transparentes para ver o conteúdo ou use etiquetas para achar tudo com mais facilidade. Elas são ótimas para guardar documentos, itens de inverno ou brinquedos;
- Cestos: além de lindos, eles funcionam como gavetas soltas e decorativas. Use na sala para guardar mantas e almofadas extras, ou no banheiro para roupas sujas;
- Nichos e prateleiras: se o seu desafio é casa pequena como organizar, a resposta é: olhe para cima! Verticalize a organização usando as paredes. Isso libera espaço de circulação e deixa o ambiente mais leve e otimizado;
- Divisórias de gaveta: o fim da bagunça nas meias e roupas íntimas. Elas mantêm tudo visível e fácil de pegar.
- Ganchos: eles são ótimos para pendurar toalhas e casacos. Assim, você não deixa tudo espalhado pela casa e consegue pegar tudo com mais facilidade.
Como manter todos os cômodos organizados

Cada ambiente tem seus desafios. Veja truques rápidos para deixar cada espaço da sua casa organizado:
- Sala de estar: evite o acúmulo de coisas na mesa de centro. Use bandejas para agrupar controles remotos e porta-copos. Tenha um cesto ou baú para esconder a bagunça rápida quando a visita chegar.
- Cozinha: bancada livre é sinônimo de paz. Deixe à vista apenas o que usa todo dia como cafeteira e torradeira, por exemplo. O resto vai para dentro dos armários, organizados por categoria, potes com potes, panelas com panelas.
- Quarto: a cadeira da bagunça não pode existir. Tenha ganchos atrás da porta para aquela roupa que foi usada pouco e pode ser usada de novo, e crie o hábito de guardar a roupa limpa assim que ela sai do varal ou secadora.
Sua casa merece esse carinho! Confira mais dicas no Blog da Mobly
Viu só? Manter a casa em ordem é um ato de autocuidado. Um ambiente limpo e organizado ajuda a otimizar a sua rotina e melhora até o humor. Comece hoje mesmo com pequenas mudanças e sinta a diferença. Quer mais inspiração para transformar seu lar? No Blog da Mobly temos centenas de ideias de decoração para o quarto, sala e outros ambientes. Além de dicas de limpeza e soluções inteligentes para cada cantinho.








