Lar Style

Dicas

Decoração de quarto pequeno: dicas e exemplos inspiradores

Pergunta: você já se divertiu com aquele jogo chamado tetris? Pois os decoradores profissionais são especialistas em um jogo muito parecido: a decoração de quarto pequeno.

Assim, nós poderíamos definir quão complexo é trabalhar com planejamento de interiores, tentando encaixar em um espaço, por vezes, de dimensões reduzidas, a decoração de quarto pequeno, por exemplo, com tudo aquilo que os clientes desejam e necessitam, sem se esquecer de encontrar formas que valorizem o imóvel!

De fato, pode ser bem difícil trabalhar com ambientes mais compactos. Em muitos momentos, vamos precisar equilibrar ‘beleza, conforto e otimização de espaço’. E, neste cálculo, é possível que uma dessas coisas sempre fique a desejar. O importante é saber optar pela melhor solução! A seguir, confira as nossas melhores sugestões para decoração de quarto pequeno!

Sandra Solange

Andrea Bento

 

Como tirar o melhor proveito de um quarto pequeno?

De fato, os projetistas de interiores precisam exercitar muito bem a sua criatividade para que consigam resolver plantas de quartos compactos. Eles precisam garantir que, dentro de dimensões reduzidas, seja possível colocar tudo aquilo que é preciso e desejado sem comprometer a decoração de quarto pequeno.

E a melhor alternativa, neste caso, é desenhar móveis que possam desempenhar diferentes funções. Por exemplo:

  • Utilizar um sofá-cama ao invés de uma cama tradicional;
  • Usar banquinhos como mesinhas auxiliares;
  • Cadeiras e gaveteiros pequenos como mesinhas de cabeceira;
  • Cômodas com suporte para televisão.

Duda Senna e Ana Lúcia Adriano

Sesso & Dalanezi Arquitetura+Design

 

Outros detalhes de marcenaria também podem favorecer a otimização de quartos pequenos. É o caso dos guarda-roupas com portas de correr e acabamento espelhado – que não ampliam o cômodo, mas fazem ele parecer maior. As camas baús também são outro bom exemplo. 

E, para finalizar, devemos citar as estruturas que separam este ambiente, estando ele integrado a outros ambientes da casa – como estantes vazadas.

Mas estas soluções que nós acertamos tem a ver com design de móveis. Contudo, também existe uma forma melhor de otimizar a decoração de quartos pequenos, que parte do próprio estudo de layout. 

Durante as análises, podemos testar diferentes formas de colocação dos móveis dentro deste espaço limitado, rotacionando as peças em diferentes direções, lembrando também de aproveitar a verticalidade do ambiente a favor da proposta!

Adriana Fontana

 

Materiais, cores e acabamentos para valorizar a decoração de quartos pequenos

Nós citamos os espelhos como materiais que ajudam a valorizar a decoração de quartos pequenos, fazendo-os parecer mais amplos.

Também devemos citar que a paleta de cores escolhida para a decoração deve contribuir para causar o mesmo efeito. Preferencialmente, escolha tons claros – neutros ou pastel. Cores vivas apenas em pontos estratégicos do cenário!

Ana Lúcia Adriano e Decoradoria Decoração Online

Juliana Matalon

 

Detalhes vazados ou transparentes nas marcenarias – em vidro ou policarbonato -, também podem ajudar a suavizar esta decoração. Também é importante explorar a iluminação deste ambiente.

Paredes em branco devem rebater melhor os fachos de luz, fazendo com que as pessoas percebam melhor as cores dos elementos presentes no cômodo. E cortinas em tecido mais fino, como voil, devem deixar passar melhor os raios de luz solar.

E querendo dar um toque a mais de aconchego no seu quarto pequeno de casa, pode utilizar tapetes mais felpudos e cobre leito em crochê ou tricô. Nas paredes, cobertura de papel em estampas de gramatura menor e mural composto de quadrinhos com pequenas dimensões – tipografias e fotográficas são uma boa pedida.

Por fim, itens em madeira natural, pois a sua textura também é considerada neutra.

Andressa Carrasqueira

 

Como ter todos os móveis desejados e ainda manter a boa circulação no quarto?

Como resposta para essa questão, sugerimos que você aprenda conosco quais são as medidas mínimas que devemos respeitar dentro do ambiente de quarto!

1. Os quartos devem ser construídos com pelo menos entre 9 metros quadrados de área;
2. A largura mínima deste ambiente deve ser de 2 m;
3. O tamanho ideal para abertura de janela deve ser 1/6 da área do quarto;
4. A largura mínima da porta deve ser de 70 cm;
5. A menor medida de cama de casal é 1,38 por 1,88 m;
6. A menor medida de cama de solteiro é 0,8 por 1,88 m;
7. A menor medida aceitável de circulação entre estes móveis ou empreste os móveis e paredes seria de 60 cm;
8. Mesas de cabeceira costumam ter medidas de largura em torno de 40 a 50 cm; e
9. Roteiros comuns costumam ter 55 cm de profundidade.

Hildebrand Silva Arquitetura

 

Por que saber tudo isso? Se você tiver essas informações em mente, sempre poderá calcular facilmente aquilo que é possível ter ou não ter dentro de um quarto.

Basta anotar as medidas gerais do cômodo e subtrair as medidas necessárias de acesso, abertura de ventilação, de circulação e móveis. E se depois disso sobrar alguma área, você pode estudar a possibilidade de ter outros móveis e mais funções dentro do ambiente!

Red Square Arquitetura

 

Estas dicas de decoração de quarto pequeno foram criadas pela equipe Viva Decora.

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.