Lar Style

Guia de Compras Sala de Estar

Sofá Ideal: Um Guia de Compras para Encontrar o Seu!

Estrela da sala de estar, o sofá é um móvel bastante tradicional por ser a peça central do cômodo e também por reunir a família e visitas para bater um papo ou curtir a série favorita da vez. Também com a função de delimitar melhor o seu ambiente, ele funciona como uma espécie de guia para a composição de outros móveis como o rack, painel, tapete, mesa de centro… Ou seja, é um item pra lá de importante! Mas com tantas possibilidades e características diferentes, sempre surgem as dúvidas de qual comprar.

Leia também: 6 dicas para decorar apartamentos pequenos alugados

Encontrar o modelo certo vai depender de algumas questões como as suas necessidades, o seu espaço e, claro, o estilo que quer dar para o cômodo. E para que você saia desse impasse, separamos dicas para ajudar a encontrar o sofá ideal para a sua casa. Confira:

Sofá retrátil ou fixo?

sofá ideal

Antes de acertar na peça, é preciso definir: o que você espera do seu sofá? Um modelo retrátil e reclinável oferece algumas possibilidades de adaptar o móvel às suas necessidades do momento, ou seja, quando quiser esticar as pernas ou tirar um cochilo após o almoço de domingo, basta deixá-lo da forma que mais agrada o seu corpo e gosto.

Ah, vale lembrar que essa movimentação acaba alterando as medidas iniciais do produto, então, é sempre bom se certificar que a sua sala comporta todas elas.

 

sofá ideal

Já a opção de sofá fixo é mais simples estruturalmente e não tem qualquer tipo de movimentação de assento e de encosto. Por outro lado, é bem fácil de inserir em ambientes menores, uma vez que existem sofás 2 lugares, sofás 3 lugares e por aí vai. O que conta neste caso é a necessidade de ocupar o seu espaço, seja que um produto menor, médio ou maior.

 

Sofá-cama: o protagonista da otimização!

sofá-cama ideal

Tá aí um outro estilo da peça que vale o investimento, principalmente para quem busca por um sofá para casa pequena. A peça, que já conquistou inúmeros estilos e cores diferentes, pode ocupar a sala de estar, os quartos, o escritório

Assim como o retrátil e reclinável, o sofá-cama também oferece possibilidades de movimentação na estrutura e, como o nome já diz, se transforma em uma cama que pode ser usada tanto por moradores quanto por visitas. O mais legal do móvel é que ele é perfeito para quem tem pouco espaço disponível e ainda se transforma em uma espécie de 2 em 1. Incrível, né?

E não pense que os modelos são poucos, viu? Existem desde os mais simples e discretos, até os que oferecem a possibilidade de uma só pessoa se deitar, enquanto a outra pode curtir um filme ou ler um livro sem deitá-lo completamente.

 

Sofá de canto x espaço

sofá de canto ideal

Se a sua sala de estar esbanja área útil para os móveis, o sofá de canto é uma excelente escolha. Desenvolvido para acomodar várias pessoas (geralmente, são de 4, 5 ou 6 lugares, salvo variações), ele consegue chegar naquele local que, muita vezes, fica inutilizado e oferece mais possibilidades para explorar o restante do cômodo.

Outra característica legal é que, mesmo sendo uma peça maior, o formato em “L” ajuda a aproximar as pessoas que estão utilizando naquele momento. De quebra, o seu sofá de canto dos sonhos pode ser fixo, retrátil ou com chaise, que pode ser encontrada do lado direito ou esquerdo para encaixar tranquilamente em seu lar.

 

Revestimento e espuma: fazem diferença?

sofá-cama vermelho

Bastante! Mas a escolha vai por gosto e também por estilo. No caso da espuma, ela é muito relativa por ser de acordo com o peso das pessoas que irão usar o sofá regularmente. No geral, assentos entre D28 e D33 são mais utilizados, já que oferecem firmeza e conforto para quem utilizar. Já as percintas elásticas, que ajudam a sustentar toda essa espuma, conferem uma camada extra de maciez e flexibilidade.

Por outro lado, o revestimento é o charme extra que está ligado diretamente ao uso e também à decoração. O suede é o mais utilizado e tem um contato macio com o corpo, além de não aderirem pelo e arranhões de gatos. Outros como linho cotton, linho poliéster, corino e couro possuem propostas diferentes ao toque, mas com a única finalidade de atender a todos os gostos com qualidade e conforto.

São muitas opções para levar em conta na hora de escolher o sofá ideal, não é mesmo? Mas ter em mente a disponibilidade de espaço e qual é a cara que quer para o seu lar-style são ótimas maneiras de começar. Aqui na Mobly, temos muitas opções para o seu lar e, com certeza, uma delas vai casar perfeitamente com o seu móvel dos sonhos! Só não se esqueça de contar pra gente aqui nos comentários qual foi a sua escolha!

  • Reply
    Fatima
    7 maio, 2019 at 15:15

    Como saber se o sofá é confortável se não podemos sentar? Qual a dica p compra pela internet de um produto q o conforto é primordial?

    • Reply
      Maria Mazza
      9 maio, 2019 at 11:50

      Oi, Fátima!
      O conforto é bastante pessoal, mas, como explicamos no post, levar em consideração a densidade da espuma, a utilização de percintas elásticas na produção e revestimentos mais macios (como o suede ou o algodão), vão garantir um melhor aconchego para o seu sofá!

  • Reply
    Grécia
    4 jun, 2019 at 22:03

    Falo mais não ficou claro.

Comente

instagram @mobly

Instagram feed

Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.