Lar Style

Dicas

7 Dicas para Utilizar Quadros Decorativos com Elegância

Quando planejamos a decoração de algum cômodo na residência, uma das principais preocupações é a relação da disposição do móveis com os quadros na parede. Pode parecer complicado, mas há várias maneiras de destacar o ambiente utilizando composições de quadros decorativos variadas de uma forma simples e original.

decoracao_com_quadros

Utilizar quadros na decoração para criar uma personalidade no espaço é uma solução muito versátil, pois além de serem capazes de adicionar uma identidade única ao ambiente, eles são muito práticos e econômicos.

As opções são praticamente infinitas e, independente do estilo da decoração, eles farão toda a diferença ao unir todos os elementos de decoração. Isso porque, sejam imagens, frases, fotografias, telas, pinturas abstratas ou não, os quadros transmitem mensagens e despertam reações e sentimentos que facilmente vão sendo conectados ao resto da casa.

Mas para que funcionem e agreguem o valor adequado aos ambientes, é preciso estar atento a alguns fatores importantes na hora de criar a composição no espaço, como os tamanhos, molduras e posicionamento, entre outros.

Além da parede, há também a possibilidade de colocá-los em cima de prateleiras, bancadas, aparadores e até no chão, apenas encostados à parede. Sem falar que possuem a vantagem de poder transformar qualquer espaço, desde uma sala de estar, hall de entrada, corredores ao vão da escada.

Leia também: O guia definitivo em 7 passos para escolher o sofá perfeito

Não há maneira melhor de valorizar o ambiente, destacar os móveis e refletir o estilo e a personalidade de quem mora no local. O mais bacana é não haver regras explícitas para a exposição deles. Então, selecionamos algumas dicas para você utilizar os quadros decorativos com elegância na sua decoração.

Confira abaixo!

1. Quadros decorativos devem manter uma personalidade

A primeira coisa a fazer é definir e tentar manter a sua personalidade acima de tudo no espaço. Um quadro na parede pode dizer muito sobre quem mora no local, e não deve simplesmente ser exposto sem considerar a mensagem que desejamos transmitir. 

Portanto, para que o ambiente tenha uma identidade única, é importante que a sua personalidade como morador esteja impressa na composição dos quadros decorativos, para que quem habite no local possa se identificar com o ambiente, assim como quem for te visitar.

Dessa forma, os quadros podem ter algum valor sentimental, contar uma história e transmitir emoções aos que adentrarem no local, ajudando a criar memórias inesquecíveis.

decoracao_com_quadros_personalidade

decoracao_com_quadros_personalidade_2

2. A composição deve harmonizar com a decoração

Assim como a sua personalidade, o estilo da decoração também deve ser expressada na composição dos quadros decorativos. No caso de uma decoração mais clássica, as pinturas em molduras ou telas podem valorizar ainda mais obras de arte também expostas, assim como o mobiliário. Já se o espaço for mais modernista e amplo, você pode ousar misturando imagens de figuras geométricas, paisagens e fotografias.

E se o seu espaço for menor e mais intimista, composições com gravuras misturadas à pôsteres, frases e ilustrações, de molduras e tamanhos variados, ficam super bacanas e alegres, dando um ar jovial e leve ao ambiente.

decoracao_com_quadros_harmonizar_com_a_decoracao

3. Não há locais específicos para utilizar quadros

Os quadros decorativos podem ser utilizados em todos os ambientes da casa, desde salas de estar, jantar e TV, à quartos, banheiros, lavabos, cozinhas, escritórios, e até na garagem. 

Sendo assim, uma ótima ideia é utilizá-los para dar destaque à espaços vazios, como os corredores por exemplo. Como normalmente eles são apenas locais de passagem e não contam com móveis, os quadros são uma excelente opção para decorar sem atrapalhar a circulação.

Já que são localizados em locais mais privativos da casa, aproveite para contar uma história, utilizando composições de fotos de família, frases inspiracionais, poemas e fragmentos de músicas que remetem a memórias afetivas.

Os vãos embaixo da escada também são excelentes opções para serem destacadas e  valorizadas, já que também não atrapalham a circulação e são pouco utilizados. Misture os quadros a vasos de plantas e outros objetos despojados.

4. Nem só de parede vivem os quadros decorativos

Outra vantagem de usar quadros decorativos nos ambientes é poder expô-los de várias formas diferentes, que não seja pregado na parede. No caso de quem mora de aluguel, e não quer danificar a parede, a fita dupla face ou de silicone pode ajudar, dependendo do peso da moldura.

Esses materiais são mais eficazes, com placas de MDF e quadros sem moldura e vidro. Uma outra opção seria apoiar os quadros em móveis, como aparadores e bancadas ou até mesmo no piso, encostado à parede. Fica super moderno e sofisticado.

Há também a opção de utilizar prateleiras, nichos e cantoneiras. Existem opções próprias para apoiar os quadros e eles não escorregarem. Além disso, por serem menos profundas, não atrapalham também a circulação, podendo ser utilizadas até nos corredores.

decoracao_com_quadros_nem_so_de_parede

5. A composição de quadros deve ter altura ideal

Quando decoramos com quadros, a harmonia geral do ambiente faz toda a diferença. Portanto, os quadros não podem estar mal posicionados, para não transferir o foco para o desconforto. 

Então, para que isso não aconteça, a composição de quadros, deve estar na altura ideal, assim como o seu alinhamento.

Considera-se uma altura ideal para pendurar os quadros na parede a de 1,60 m do chão até o centro da peça. A medida permite que a maioria das pessoas possa observar a obra de maneira confortável. 

Quando colocados próximos aos móveis, como sofás ou aparadores, a distância deve ser de 20-25 cm, assim como acima da cama com cabeceira (sem cabeceira a altura deve ser de 60 cm, contando do chão). E no caso das escadas, os quadros devem acompanhar a sua inclinação.

decoracao_com_quadros_altura_ideal

6. Pode mesclar tamanhos e molduras (Gallery Wall)

Gallery wall já virou uma tendência decorativa no mundo todo. Ela consiste em mesclar quadros decorativos de tamanhos e molduras diversas para criar ambientes mais dinâmicos e interessantes. 

Para criar uma boa composição, é preciso escolher os elementos certos nas proporções e medidas adequadas. Não há regras para a montagem, sendo que o padrão pode ser simétrico, linear, espiral, misturando tamanhos, formatos e alturas diferentes, ou até incorporar outros elementos, como espelhos e pequenas esculturas.

O alinhamento, neste caso, é importante. Análise primeiro a dimensão do espaço a ser preenchido e determine a quantidade de quadros, brincando com a composição. 

Para que fique uma composição harmoniosa, o ideal é ir se direcionando pelas extremidades e preenchendo os espaços com quadros de tamanhos diferentes, alinhando-os, seja em cima ou embaixo, como se traçasse uma linha imaginária.

decoracao_com_quadros_gallery_wall

decoracao_com_quadros_gallery_wall_2

7. É possível personalizar de acordo com o ambiente

Alguns ambientes específicos, como a cozinha, banheiros e área de lazer, podem usufruir de quadros personalizados e temáticos. Na cozinha, por exemplo, eles podem ficar em paredes vazias ou apoiados em prateleiras, podendo remeter a frases e imagens relacionadas à culinária.

Os halls de entrada também podem incluir pôsteres com frases convidativas ou que remetam à personalidade dos moradores para dar uma impressão de aconchego logo na entrada. 

Já as áreas de lazer, ou salas de TV, música ou entretenimento podem mesclar quadros que remetem à essas atividades preferidas dos moradores com objetos pessoais e/ou esportivos, para dar uma sensação mais despojada e alegre.

decoracao_com_quadros_personalizar

Enfim, cada cômodo da casa carrega uma identidade própria, e para que a decoração da casa em geral fique em harmonia com cada um deles, basta seguir as dicas acima e adicionar um pouco do seu bom gosto e criatividade, que você não vai errar na sua composição de quadros decorativos.

Não se esqueça de combinar as cores dos quadros com os outros elementos no ambiente, como móveis, cor da parede e outros objetos decorativos para não sobrecarregar e conflitar com o ambiente. 

Pronto! Temos certeza de que a decoração da sua casa vai ficar ainda mais linda com essas dicas para utilizar quadros decorativos! Depois volte para nos contar o resultado!

    Comente

    instagram @moblybr

    Instagram

    Instagram has returned invalid data.

    Follow Me!

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.