Lar Style

Datas Especiais Dicas

Decoração de Natal: Como Fazer Gastando Pouco

Fim de ano é uma época maravilhosa para reunir a família. Que tal criar uma decoração de Natal incrível para recebê-los?

4 dicas para montar uma decoração de natal linda gastando pouco [+ dica bônus para a véspera]

Está chegando uma das datas festivas mais significativas do ano, o Natal. Esse evento mobiliza muitas famílias e movimenta bastante o mercado lojista. É tempo de pensar na decoração da casa.

Mas, como fazer para deixar a casa mais bonita para essa data tão esperada? Acompanhe nossas dicas e inspire-se com os exemplos de decoração de Natal.


Como montar uma decoração linda gastando pouco, por Viva Decora. Ambiente projetado por Lumo Studio.

Por que decorar a casa para o Natal?

O motivo para alguém decorar a casa para receber o Natal pode ser simplesmente religioso – e isso poderia ser feito apenas na véspera da comemoração, pensando em receber os amigos e/ou a família com muito estilo para uma ceia especial, ou um almoço no dia 25. 

Mas, acontece que as pessoas gostam de “entrar no clima” dessa festa. Por isso, alguns colocam enfeites pela casa até mesmo um mês antes da data. E para organizar uma decoração de Natal linda, será preciso não só bom gosto, mas tempo, empenho e criatividade. 

Pensar em tudo com antecedência pode ajudar a fazer isso sem gastar muito. Você pode poupar com as árvores, guirlandas e tudo o mais que é usado nessa data! É possível deixar a casa linda para o Natal gastando bem menos do que se imagina.

 


Como montar uma decoração linda gastando pouco, por Viva Decora. Imagem Revista Viva Decora.

Como deixar a casa mais linda para o Natal gastando pouco

É compreensível que as pessoas queiram deixar a casa com um visual perfeito para o Natal. Há tanto para agradecer, tantas energias boas para evocar e, por que não, expressar isso através da decoração do lar, né? 

Pensando nisso, preparamos algumas dicas. Descubra como deixar os ambientes de casa mais bonitos e elegantes para o Natal com mais criatividade e menos consumismo!


Como montar uma decoração linda gastando pouco, por Viva Decora. Ambiente projetado por Gabriele Barotto.

#1 Reutilizando os enfeites do Natal passado

Por que não usar os mesmos enfeites de Natais passados em casa todos os anos? Principalmente se eles tiverem um forte valor sentimental. Pode, inclusive, ser uma tradição. 

O que se pode fazer para mudar o cenário é juntar as peças, a cada oportunidade, em diferentes composições. É uma ótima chance de exercitar a criatividade.

Falando especificamente da árvore de Natal, mesmo que o pinheirinho seja artificial – o que, aliás, é uma opção mais ‘ecofriendly’ -, ele pode ter muito charme. Uma alternativa para ele é trazer temporariamente um vaso de árvore do jardim para dentro de casa. E, então, decorar com algumas luzinhas e forrar o pé com um retalho de feltro. Isso já é o suficiente para começar as comemorações.


Como montar uma decoração linda gastando pouco, por Viva Decora. Ambiente projetado por  Eliane Fedele.

#2 Apostando em artigos baratos encontrados nas lojas

Se os tradicionais enfeites que estavam guardados em caixas não estiverem nas melhores condições, só se tem duas opções: comprar itens novos ou improvisar. 

 

Ainda é possível encontrar muitos enfeites bonitos fora daquelas lojas mais caras. Papais noéis, bonecos de neve, renas, presentinhos e muito mais. Os famosos laços em verde e vermelho também não podem faltar nesta lista, com alguns toques em dourado.


Como montar uma decoração linda gastando pouco, por Viva Decora. Fotos: Eliane Fedele e Le Andrade.

Como montar uma decoração linda gastando pouco, por Viva Decora. Foto: Eliane Fedele.

#3 Criando enfeites inusitados!

Improvisar é bem divertido e criativo! Muita coisa que nem se imagina é possível de ser adaptada como decoração natalina. 

Por exemplo, galhos secos e pinhas pintadas com spray em vasos de vidro, velas em castiçais feitos com taças de vinho ou pratos de bolo, jarros antigos com luzinhas dentro e, até mesmo, guardanapos amarrados com fitas e canela-em-pau.

Para a mesa de jantar, muitas vezes é colocado um belo arranjo central. Para este caso pode-se fazer algo diferente, único. Por exemplo, usar flores, folhas, frutos secos e até suculentas vivas para formar um lindo centro de mesa. 

E quando for a hora de montar a decoração final da ceia, pode-se deixar no local pequenos mimos feitos à mão – como cartõezinhos de cartolina recortada – em agradecimento aos convidados.


Como montar uma decoração linda gastando pouco, por Viva Decora. Ambiente projetado por Lumo Studio.

#4 Reaproveitando materiais

Hoje em dia, a reciclagem de materiais é algo bem comum em propostas de interiores – e também deve ser uma alternativa a ser cogitada no momento de preparar decorações de Natal. 

Sobras de tecidos e rendas podem envelopar pequenos vasinhos. Papéis dobrados, rolhas presas a um arame, talos de ervas para criar pinheirinhos. E prendedores de roupa e cápsulas de café formando belas guirlandas.


Como montar uma decoração linda gastando pouco, por Viva Decora. Imagem Revista Viva Decora.

Bônus | O que acrescentar na decoração de casa na véspera do Natal

Fora os presentes, que geralmente são colocados ao pé da árvore, muitos outros elementos podem ser acrescentados à decoração de casa às vésperas do Natal. 

Nesse momento, é preciso já deixar reservados os pratos, copos, travessas e demais utensílios que serão usados durante a ceia. E também as proteções ornamentadas para o encosto das cadeiras e para a mesa – como toalhas e sousplat personalizados.

 

Além disso, usar lindos arranjos de flores naturais pode contribuir para a temática da festa. Assim como bandejas de metal com bebidas coloridas acompanhadas de bengalinhas de açúcar, potes com frutas secas – como uvas e figos -, e pequenos bolos – tipo cupcakes – biscoitos e outros doces – sobretudo com coberturas coloridas e formatos de personagens de Natal.


Como montar uma decoração linda gastando pouco, por Viva Decora. Ambiente projetado por MeyerCortez Arquitetura & Design.

Por fim, quando acabar a festa, é vez de guardar a decoração. Deve-se colocar tudo que puder cuidadosamente em caixas para não estragar. E, assim, no ano seguinte estes enfeites poderão ser usados outra vez.

E Fabianno Oliveira explica como montar a decoração da mesa para o Natal:

Essas dicas de decoração natalina foram criadas pela equipe Viva Decora.

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.