Ter a cozinha e sala integrada é algo tão comum nos imóveis – especialmente os mais novos – que sequer podemos chamar isso de tendência. É uma nova realidade, em que precisamos otimizar ao máximo o espaço disponível dentro de casa, para aproveitar cada cantinho!
As casas com sala e cozinha integrada acabam funcionando por, não somente otimizar a distribuição de área, mas também a divisão de luz natural, além de criar um ambiente acolhedor – ideal para realização de festas e reuniões de amigos e familiares.
Nesse “plano aberto”, é muito importante criar ferramentas que possam delimitar os espaços, seja através de um móvel ou uma luminária estrategicamente posicionada. Quer ter a sua cozinha e sala integrada? Então, vem com a gente ver algumas estratégias que vão te ajudar!
A queridinha, a famosa, cozinha americana

Charmosa e prática, a cozinha americana não tem uma parede separando os ambientes, essa limitação fica por conta de um balcão ou bancada. Ela permite que a luz da sala chegue de braços abertos até a cozinha e traz uma sensação maior de espaço especialmente para apartamentos menores – sem contar que pode incluir espaço extra de armazenamento, com armários embutidos.
Na composição de cozinha e sala de jantar integrada, ela não deve substituir a mesa de jantar, mas sim trazer uma opção confortável para as refeições rápidas, para passar os olhos pelas redes sociais entre uma colherada e outra, ou mesmo para se sentar e bater um papo com a pessoa que está operando o fogão na cozinha.
Design integrado para dar aquela sensação de amplitude

No momento de compor cozinha e sala de integradas, não se pode esquecer que elas fazem parte de um grande cômodo. Por isso, mesmo separadas, é importante que os elementos de sala e cozinha integrada – ou até mesmo uma área gourmet pequena – tenham conexão entre si.
É possível delimitar cozinha e sala integrada simples com uma mesa de jantar, e o tom de madeira desse móvel pode, então, ser aproveitado em móveis da sala, como rack e mesa de centro, na cozinha e nos armários, por exemplo.
Tapete ou piso para limitar os ambientes
Essa possivelmente é uma das maneiras mais simples de fazer uma delimitação entre sala e cozinha integrada pequena: utilizar tapetes diferentes em cada um deles. A sala poderá receber um modelo que inspire mais conforto, enquanto a cozinha terá uma peça mais funcional, como aquelas que evitam escorregões e são fáceis de limpar.
Se o tapete na cozinha não é a sua praia, tudo bem. Escolha um modelo elegante que ocupe grande parte da sala para que fique claro que aquele é um cômodo separado. A mesma lógica pode ser aplicada com pisos. Enquanto a sala tem um carpete ou um piso de madeira, a cozinha recebe uma versão de porcelanato ou cerâmica.
Porta de correr: prática e não ocupa espaço

A porta de correr traz a possibilidade de se aproveitar o melhor de dois mundos: a integração entre ambientes ou a discrição de dois ambientes separados. Apenas um movimento separa o primeiro do segundo.
Ah, aqui, deixe a sua imaginação e seu gosto pessoal fluir. As portas podem ser feitas de madeira ou vidro – o importante é que tenham um acabamento adequado para não travarem na hora de correr.
Divisória de madeira, uma peça curinga
Ainda partindo do mesmo princípio da porta de correr, a divisória de madeira pode atuar como uma peça coringa. São elegantes e não costumam custar muito dinheiro. Quando quer separar as cozinhas e salas pequenas integradas, traga a divisória; quando quer um ambiente aberto, precisa de mais espaço ou está fazendo faxina, leve-a embora para um lugar mais conveniente.
A madeira é um elemento chave, já que remete à natureza e à casa de campo, porém existem centenas de opções que podem estar adequadas à sua estética escolhida. Se a sua sala recebe muita luz natural, busque por divisórias que sejam vazadas ou transparentes para aproveitar a iluminação também na cozinha.
Cortina de contas opções com um bom custo-benefício
Essa é uma opção extremamente econômica e que, com a dose certa de criatividade pode ser ideal para separar sala e cozinha integrada. Elas criam uma barreira eficiente entre ambientes sem bloquear os olhares e, ao contrário das cortinas de tecido, não precisam de grandes doses de manutenção.
Além da questão financeira, as cortinas de contas têm a vantagem de serem extremamente fáceis de instalar e desinstalar – um benefício para quem mora de aluguel, por exemplo. Busque opções que conversem com os seus ambientes, de modo que possam se tornar mais um elemento decorativo e de expressão da sua individualidade.
Móveis, são eles que vão dar o toque especial

A utilização de móveis, como um bar, um buffet ou mesmo um armário de meia altura, pode ser uma maneira eficiente de separar cozinha e sala integrada pequena sem perder a sensação de amplitude que esse ambiente aberto tem.
Busque móveis que possam agregar não somente à decoração, mas que sejam funcionais e ofereçam espaço extra de armazenamento – ou mesmo espaço para sentar, comer ou cozinhar, como uma ilha na cozinha.
Cor: dê um toque da sua personalidade
Cores diferentes são uma maneira muito criativa de separar visualmente sala e cozinha integrada – e ainda aprimorar o design do seu ambiente aberto. Escolha uma ou duas cores neutras principais para compor a sua sala de estar e outras duas para compor a cozinha.
Seja uma sala e cozinha integrada grande ou pequena, você pode ter capas de sofá, almofadas e até (por que não?) em opções de iluminação colorida. Outra opção atraente é o papel de parede com cores, estampas ou padrões diferentes – ou o clássico “pincel, tinta e força de vontade”. Em outras palavras, mão na massa e pinte a parede.
Estante para organizar e decorar

Outra solução elegante é trazer uma estante para fazer a separação dos dois ambientes. Porém, para que, de fato, haja a integração entre os espaços, é interessante que ela não esteja totalmente cheia de objetos, mas sim composta somente por alguns livros (de receita, quem sabe) e outros objetos decorativos.
Uma vantagem aqui é que o objeto pode servir tanto como divisória quanto como um espaço de armazenamento. Outro ponto importante é que, como queremos trazer a união entre cozinha e sala integrada, o ideal é que se use uma estante de costas abertas.
Bora conferir outras dicas de organização, decoração e muito mais, aqui, no blog da Mobly
E aí, curtiu as dicas de cozinha e sala integrada? Aproveite para continuar navegando pelo nosso blog e conferir outras ideias de decoração para o seu lar! Veja ideias de bancada americana para se inspirar, dicas de armários para cozinha, como organizar a sua sala de estar e muito mais. Vem com a gente se inspirar!