Lar Style

Dicas Inspirações Lifestyle Living Sala de Estar

Cinema em casa: dicas para transformar sua sala em um cinema

Separamos aqui algumas dicas para montar seu cinema em casa e que vão fazer você não querer mais sair de sala para dividir a telona com ninguém.

Ir ao cinema é tudo de bom. Agora, é possível dividir momentos especiais com amigos e familiares também na sala de casa. Por que não? O que você acha de ter um cinema só seu – e melhor, dentro do seu lar?

Acredite, pois é possível. Mas, para isto acontecer, é preciso um certo  planejamento. Então, pronto para aproveitar o escurinho? Antes, puxe a pipoca e confira estas dicas.

Cinema em casa - dicas para transformar sua sala em um cinema

Como é ter uma sala de cinema dentro de casa?

Filmes que estão em cartaz só podem ser conferidos nas grandes salas de cinema. Mas os clássicos ou os longas metragens mais queridos que já não estão mais contando bilheteria podem voltar a fazer sucesso numa “sessão família”. 

Neste caso, não existem filas para comprar ingressos e não existem horários programados. A diversão é livre. Quem consegue resistir a isto?

Mas como funcionaria essa coisa de “sala de cinema em casa”? Bem, podem-se considerar duas hipóteses. 

  • Primeira: uma sala multifuncional dentro de casa, com um ótimo sistema de som e TV. Segunda: uma sala dentro de casa dedicada exclusivamente à transmissão de filmes, games, séries e esportes – e que simula um cinema. 

Ambas as opções podem ser chamadas de “cinema em casa”.

Mas, pelo que se pôde entender, uma mini sala de cinema em casa tem mais diferenças com relação a uma grande sala de cinema tradicional – além do que se pode imaginar. Ela pode ser mais colorida e oferecer mais diversão. 

Contudo, como semelhança, pode apresentar um pequeno auditório, um projetor, e muitos outros detalhes que dão quase o aspecto de um verdadeiro cinema – superconfortável também.

Cinema em casa - como é

 

Como montar uma sala de cinema em casa?

Uma boa sala de cinema precisa ter três coisas: imagem, som e conforto. Esta é a combinação perfeita que você deve recriar na sua casa. 

A primeira providência que precisará tomar, antes de tudo, é a escolha do melhor local dentro do imóvel para a montagem de um mini cinema. Este deve ser, preferencialmente, um local amplo – que comporte a maior tela de TV ou tela de projeção possível, além de muitos sofás e poltronas.

Piso desnivelado, em forma de degrau, não é um pré-requisito. Já uma boa acústica ambiente é essencial. Interfere nesta questão, o revestimento de forro, de paredes e de piso, além do material da mobília. 

Carpete, madeira e espuma ajudam mais nesta questão; enquanto metais, vidros e pedras poderiam prejudicar a acústica. Janelas e portas, portanto, devem ser protegidas com cortinas.

Outro detalhe que eleva uma simples sala de casa para uma mini sala de cinema é a luz. Nesta situação, é indicado cobrir as janelas do ambiente com cortina de várias camadas sobrepostas ou uma cortina espessa com camada blecaute – assim será possível ver filmes, inclusive durante o dia. 

Luzes spots com lâmpadas de fachos amarelos ou em LED na cor ‘branco quente’ são as ideais para este fim.

Cinema em casa - como montar

E o último detalhe que deverá ser observado é a questão espacial. O layout da mini sala de cinema deve oferecer espaço suficiente para que todos os assentos fiquem voltados em direção à tela – a, pelo menos, 30 graus e distância entre 1,80 e 4 m. 

Cinema em casa - como montar 2

 

 

O que não pode faltar na sala de cinema?

#1 Televisão ou projetor

Hoje, é possível encontrar vários tipos diferentes e incríveis de projetores e TVs – alguns com impressionantes metragens em polegadas. Os modelos smart, full HD e 4k são mesmo incríveis! 

Escolher entre um modelo e outro vai depender das preferências da pessoa e das necessidades de sua sala de cinema. Quanto maior a sala, maior poderá ser a tela da TV.

Cinema em casa - Televisão ou projetor

#2 Sistema de som

É preciso planejar muito bem o sistema de som da sala de cinema em casa para que cada nova experiência seja sempre inesquecível. As caixas de som precisam ser posicionadas ao redor e no alto do cômodo. 

No caso de um ambiente pequeno, por exemplo, pode-se optar por colocar o soundbar em frente à TV – esta em tamanho proporcional e centralizada. E, no rack, mais aparelhos eletrônicos. A ideia é recriar um efeito realista.

Cinema em casa - Sistema de som

#3 Móveis e decoração

Uma boa sala de cinema em casa precisa de poltronas confortáveis, duráveis e fáceis de serem limpas. 

Perto delas, é interessante ter algumas mesinhas auxiliares – para apoiar aquele balde de pipoca e um copo de refrigerante, além do controles dos aparelhos do home theater. Também puffs versáteis; chaises; banquetas; e mais uma variedade de possibilidades de assentos e apoio para os pés. Além do conjunto painel e rack para TV.

Para harmonizar este ambiente escuro, é interessante colocar em vários pontos da decoração luminárias diferentes – preferencialmente que possam ser reguladas. Também uma estante com prateleiras e nichos em um ponto estratégico da decoração. 

A sugestão é expor, neste móvel, vários itens ornamentais com temas relacionados ao mundo dos filmes. Assim a sensação de imersão na sala de cinema em casa será muito maior.

Cinema em casa - Móveis e decoração

 

 

Espalhe por este cômodo de sua casa vários quadros e pôsteres com imagens de rostos de artistas e cenas de filmes. 

Aposte em almofadas com tamanhos e cores diferentes; em mantas bem macias – em algodão e linho e tapetes fofos. 

Pronta para criar sua sala de cinema? Então, use as imagens deste texto como inspiração para saber como deixar a decoração de sua sala de cinema em casa incrível.

Cinema em casa - Móveis e decoração 2

Essas dicas de como montar uma sala de cinema em casa foram criadas pela equipe Viva Decora.

  • Reply
    Daniel Morais
    8 out, 2020 at 23:44

    Excelente conteúdo!

Comente

instagram @mobly

Instagram feed

Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.