Lar Style

Dicas

10 passos para uma casa organizada

A chegada de um novo ano sempre traz consigo a vontade de colocar as coisas nos eixos, não é mesmo? Além de planos de renovar e mudar o que não agrada mais, nasce também a vontade de organizar a rotina e colocar tudo em ordem, às vezes de maneira mais literal. Desapegar-se do velho para dar espaço para o novo.

Que tal começar 2019 com uma casa organizada? Temos algumas dicas para te ajudar na incansável missão de conquistar um espaço muito mais bonito e com a sua cara! Afinal, começar organizando nosso canto pode ser o primeiro passo para que as coisas se ajeitem no novo ano!

Por onde começar?

Sala de estar de uma casa organizada

Sala de estar com parede em cimento queimado, tendência de decoração

1. Rotina

O primeiro passo é ajustar sua rotina para que a organização não saia do controle e você tenha que parar regularmente para colocar cada coisa no lugar certo. Tente reservar 15 ou 20 minutos do seu dia para ter certeza de que a bagunça não vai se acumular. A gente entende que a vida é uma correria, mas alguns minutinhos podem fazer a diferença no seu lar.

Se for muito difícil separar algum tempo todos os dias da semana, você pode tentar um revezamento para os seus dias. Que tal 30 minutos em dias intercalados ou reservar um dia do final de semana para se dedicar a sua casa? O importante é que as tarefas não se acumulem muito.

2. Espaço reservado

Agora que você já tem uma rotina de organização, que tal garantir que cada coisa terá um espaço exclusivo dentro do seu lar? Aqui, vale muito a pena deixar que sua personalidade tome conta da sua casa.

Suas chaves podem ter um lugar reservado ao lado da porta ou estar dentro de uma caixa organizadora em cima de um aparador. Utensílios de cozinha ficam melhor numa gaveta ou em ganchos na parede? Você quem deve definir o que tem mais relação com o estilo de decoração que você escolheu para sua casa.

Sinta-se livre para experimentar o que deixa o espaço mais personalizado e bonito, mas tenha sempre em mente que cada lugar da casa é dedicado para alguma coisa. Desta forma, fica bem mais fácil perceber quando a bagunça está começando a se formar.

3. Móveis curinga

Há peças que são desenvolvidas para uma função, mas que também podem te ajudar na tarefa de conquistar uma casa organizada. Móveis curinga são aliados poderosos na hora de enfrentar a bagunça.

O baú de uma base para cama box, por exemplo, pode ser um excelente espaço para guardar cobertores e edredons durante os dias mais quentes, além da função original que é ser sua cama e te ajudar a descansar todos os dias.

Quarto com cama box baú numa casa organizada

Cama box com baú fechada

Cama com base box baú aberta

Também há modelos tradicionais de camas que possuem gavetas e puffs com espaço para guardar o que você quiser, bem como armários que quando abertos se transformam em mesas e outros móveis com espaço para se organizar.

No quarto

4. Nada de roupas espalhadas

Guarda-roupas e cômodas são dois dos móveis mais importantes de uma casa. São eles que garantem que você vai achar todas as peças e também vai ajudar a preservar suas roupas, já que elas estarão protegidas, né?

Modelos com divisórias, inclusive nas gavetas, podem ser uma boa opção para quem quer dedicar cada espaço para um peça diferente. Há também maneiras especiais para dobrar cada roupa, o que ajuda a otimizar o espaço das gavetas e dos nichos dos guarda-roupas.

Quarto de casa com decoração que mescla tons terros e tons pastel

5. Sapatos fora da caixa

Falando em otimizar espaços, que tal se livrar caixas de sapatos. Elas, geralmente, são difíceis de guardar e ocupam bastante espaço desnecessário no ambiente. Se você não possui muitas peças, pode acomodá-los na parte inferior de um guarda-roupa.

Se você tem diversos pares, talvez seja melhor considerar uma sapateira para deixar seus sapatos preferidos sempre ao seu alcance.

Na Sala de Estar

Prateleiras, estantes e nichos são aliados

6. Organização vertical

Organização vertical não é o mesmo que empilhar a bagunça, viu? Esse tipo de organização, que também é feita no guarda-roupa, é uma excelente opção para sala de estar. Estantes podem expor seus objetos de decoração, mas são boas mesmo para organizar livros, DVDs e outras coleções.

Prateleiras e nichos também otimizam espaços nas paredes e seguem bem o conceito de organização vertical, já que você pode colocar outros móveis embaixo das prateleiras. Legal, né?

7. Organização de fios

TV, DVD, Videogame, roteador e outros aparelhos podem causar uma poluição visual bem grande quando pensamos nos fios, né? Escondê-los atrás de móveis como racks e estantes é tentador, mas não é a solução mais prática.

Organizar os fios dos eletrônicos ajudam na decoração e também facilitam a limpeza do espaço. A dica é utilizar abraçadeiras de nylon ou organizador de fios para manter todos juntos. Acredite, isso vai facilitar muito sua vida!

Na cozinha

A cor preta com madeira é muito usado no estilo industrial

8. Potes transparentes

Todos os cômodos são pensados em casas organizadas e não seria diferente com a cozinha. Na hora de guardar as coisas na geladeira, apostar em potes transparentes pode ser uma alternativa inteligente. Além de otimizar melhor os espaços e prateleiras, fica muito mais fácil identificar tudo que você guardou.

No Banheiro

9. Cesto de roupas

Se suas roupas não estão sendo usadas ou no guarda-roupas, que estejam num cesto de roupas! E o banheiro é o melhor lugar da casa para abrigar esse poderoso aliado da organização. Antes de tomar banho você pode deixar as roupas usadas dentro do cesto, o que vai facilitar o processo de juntar todas para lavar depois.

O tamanho do cesto de roupas pode variar de acordo com quantas pessoas vivem com você ou a frequência que você lava suas peças, mas se você busca por uma casa organizada é importante que não burlar a regra: roupas limpas guardadas e sujas no cesto.

10. Armário e gabinete

 

Se você mantém seus itens de higiene pessoal no banheiro, ter um armário com espelho é a melhor opção para uma casa organizada. O gabinete, no entanto, pode abrigar toalhas de rosto, papel higiênico e produtos novos e ainda sem uso, formando uma espécie de estoque para sabonetes e caixas fechadas de pasta de dentes.

E os perfumes? Bem, talvez fique mais fácil arranjar um espaço no seu quarto para eles. Banheiros tendem a ser cômodos compactos, então, tente focar somente no essencial para esse espaço da sua casa.

 

  • Reply
    Sofia Bica
    6 jan, 2019 at 12:58

    Amei as dicas, eu sou fã de organização e gosto muito de ler sobre.

  • Reply
    Cléo
    6 jan, 2019 at 23:47

    Ótimo 👍👍

  • Reply
    Maria Lucia
    10 jan, 2019 at 23:50

    Excelentes as dicas obrigada

Comente

instagram @moblybr

Instagram

Follow Me!

Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.