Lar Style

Banheiro

Decoração para Lavabo e Banheiro: Saiba como Arrasar

O banheiro já foi uma área desvalorizada nas casas. Mas, recentemente, este tipo de ambiente ganhou um novo significado nas propostas de arquitetura e design de interiores.

Hoje, as pessoas o usam para meditação, relaxamento e embelezamento. Então, é justo que sua decoração seja feita à altura, bem planejada e muito bonita!

A pergunta que pode estar passando em sua cabeça agora é “como ambientar adequadamente um banheiro de casa?”.

Pois bem, de fato, esta tarefa , no fim, pode ser mesmo mais difícil do que se imagina. Vai exigir certa percepção do espaço, conhecimento estético e domínio de seu gosto e necessidades.

Qual estilo tem sua moradia? A resposta pode ser uma pista de como iniciar este planejamento de decoração!

Decoração de lavabo e banheiro por Marlette Lima

Definindo um estilo de decoração para o seu banheiro

Sua casa deve expressar seu estilo; e esta regra vale também para lavabos e banheiros! Imagine o tempo que você ou suas visitas tiverem de passar dentro deste cômodo. Bem, precisa ser prazeroso, não é?

Pois, saiba que esta sensação pode ser manipulada através da decoração.

Pequenos detalhes são capazes de fazer as pessoas mudarem sua percepção com relação aos espaços. Mas, como?

Decoração de lavabo e banheiro por CASAon CASAon

Sua família e amigos, certamente, têm certos traços em comum. Afinal, não é a toa que todos decidiram manter suas rotinas tão próximas. E são justamente estes traços que definem muitas das escolhas que fazem, incluindo quanto à personalização dos espaços em que vivem.

A maneira com que vão decorar seus cômodos, aparentemente, não seguirá um critério; mas, seria bom definir um!

Decoração de lavabo e banheiro Liliana Zenaro

Quando um profissional assume a tarefa de planejar a decoração da casa de alguém, ele sempre prefere seguir um esquema. É bem mais fácil planejar os ambientes com base na personalidade dos clientes.

Ele pode classificá-los como sendo pessoas de perfil clássico, moderno, minimalista, romântico, discreto, extravagante ou outro. É um jeito de definir uma linha de trabalho!

Decoração de lavabo e banheiro Lúcia Vale e Ana Paula Evaldt

Antes de decorar o lavabo ou banheiro de sua casa responda a si mesmo: em qual desses modelos você se classifica? Com base nisto, comece a pesquisar quais as opções de elementos disponíveis no mercado que podem te ajudar a personalizar a casa.

Planeje seu banheiro para que sua imagem tenha uma ligação com o restante do imóvel. Mas, não se esqueça das características funcionais específicas desse cômodo.

Decoração de lavabo e banheiro por Gislene Lopes

As funções específicas de um banheiro

Como dito antes, o ambiente ‘banheiro’ foi idealizado para ser um local dentro de casa onde as pessoas pudessem limpar e descartar os resíduos de seus corpos.

Mas ele pode ser muito mais que isso, servindo para outros propósitos. Sendo assim, também apresentar um visual mais requintado, sofisticado, cheio de detalhes cuidadosamente bem planejados – desde revestimentos a móveis e ornamentos.

Planejando a decoração do lavabo ou banheiro de sua casa

Etapa 1 | Estudo Preliminar

A decoração do banheiro pode começar a ser planejada desde a concepção do projeto arquitetônico. Quando for montado o plano de necessidades, o profissional já deve determinar os pontos chaves de sua ambientação.

Ao traçar o estudo preliminar, serão previstos o número, a localização, as dimensões e os modelos de todos os aparelhos principais. Também possíveis módulos de armários, nichos embutidos e outros detalhes.

Decoração de lavabo e banheiro por Liliana Zenaro

Etapa 2 | Anteprojeto

Num segundo momento, quando o projeto arquitetônico começar a ser mais detalhado, outros pontos importantes do lavabo ou banheiro serão definidos.

Pode-se prever, por exemplo, os revestimentos de piso e de paredes. Também o sistema de iluminação. A instalação do espelho. A materialidade do fechamento do box do chuveiro. A tonalidade da pedra da bancada da pia. E muito mais!

A decoração do cômodo, nesta etapa, começa a ser traçada na mente do arquiteto ou design. O cenário idealizado pelo profissional começa a ganhar forma através de croquis e maquetes eletrônicas.

Se lida com o projeto em uma escala maior. Pensa-se em qual cor será predominante no espaço. As texturas que ficarão marcadas. Os panos que devem se sobressair. O que revelará, de fato, o estilo escolhido para o ambiente.

Etapa 3 | Detalhamento

Respondida estas questões, é hora de lidar com a escala menor do projeto. Os pequenos detalhes não devem ser menosprezados, pois é o que dará o toque necessário para que a decoração fique atraente e charmosa.

O ponto focal de um lavabo ou banheiro pode ser um pano revestido em porcelanato imitando madeira, por exemplo. Talvez uma superfície em pastilhas de vidro, ladrilhos hidráulicos ou papel de parede, não importa. Fica a seu critério!

Decoração de lavabo e banheiro por Bordin & Soares

Acontece que são os pequenos detalhes da decoração, geralmente aqueles acrescentados pelos próprios usuários, que definem o estilo do banheiro. Nesta lista você pode incluir luminárias, espelhos, torneiras, lixeira e porta papel higiênico.

Também quadros, tapetes, toalhas, vasos de plantas, saboneteiras, vidros de perfumes, velas, aromatizadores, porta-trecos, cestas e mais.

Decoração em lavabos e banheiros por Avner Posner e Roberto Migotto

Em decorações modernas, geralmente são escolhidos revestimentos, móveis e ornamentos em linhas retas, acabamento liso e cores neutras.

Mas há banheiros contemporâneos que são decorados também em azul e verde, que remete bem à questão da higiene e limpeza – o que combina com o cômodo.

Outros são personalizados com tons mais quentes, para deixar os usuários confortáveis; ou em cores vibrantes, para quem não teme ousar.

Em resumo, no fim das contas, você é que deve determinar o estilo de decoração de seu banheiro, assim como de toda a sua casa.

Inspire-se nas imagens que selecionamos e pense na decoração ideal para seu lavabo ou banheiro.

E não perca mais uma dica que vai revolucionar seu banheiro!

Estas dicas de decoração de banheiro foram criadas pelas equipe Viva Decora.

Você é que deve determinar o estilo de decoração de seu banheiro, assim como de toda a sua casa. As dicas também valem para proprietários com kitnet para alugar! Se você tem um imóvel e quer valorizar para alugar mais rápido, aproveite as dicas para valorizar ainda mais a casa! 

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.