Lar Style

Inspirações

Decoração: o estilo Pop Art empregado aos ambientes da casa

Pop Art: veja como aplicar este estilo de decoração em todos os ambientes da casa

“Quando compramos um imóvel e pensamos na sua decoração, queremos antes de tudo transmitir personalidade. A gente espera que tudo tenha a nossa cara e o pop art é para quem busca irreverência, cores e energia.” – corretor de imóveis Vinitius Penteado, em reportagem de Blog Fer Aprendiz de Arquitetura.

Hoje em dia, quase todas as tendências de decoração misturam objetos diferentes e divertidos. Já imaginou ter uma sala de estar colorida e estampada com fotos de celebridades, por exemplo?  Assim é o Pop Art, um estilo que vem encantando, há décadas, arquitetos e designers, e conquistando adeptos em todo o mundo cada vez mais.

decoração pop art na sala de estar da Anitta

Estudio Decore

Para residências, este tipo de decoração está sendo empregada também em quartos, cozinhas e banheiros. Por certo, é uma tendência que veio para ficar. O que agrada tanto as pessoas é o fato de que permite tantas possibilidades de inovação e exploração da criatividade.

Cada canto do imóvel pode ficar expressar o bom gosto e a personalidade alegre de seu dono. Como não se encantar com a ideia?

Por meio deste post, você descobrirá que é possível criar, em sua casa, cômodos seguindo o conceito do Pop Art. O material apresentado a seguir aponta algumas características desse belo estilo e como usá-lo nos ambientes. Acompanhe!

Corredor amplo com Decoração Pop Art de Fabiola Ambrosano

O que é Pop Art

O termo “Pop Art” se refere a uma abreviatura, em inglês, para o termo “Arte Popular”. Este, por sua vez, se refere a um movimento artístico surgido na década de 1950, no Reino Unido e nos Estados Unidos.

Os precursores desse marco da pós-modernidade para a cultura ocidental foram Lawrence Alloway, do Independent Group, e Andy Warhol.

decoração pop art feita com quadros na sala

Quadros Coloridos na Decoração de Sala de Estar de Toninho Noronha

decoração pop art feita com quadros coloridos na cozinha

Quadros Coloridos e piso Branco e Preto de Casa Cor Paraguai

Para os decoradores o Pop Art representa a quebra de ambientes muito neutros e austeros por meio de objetos chamativos e coloridos. A maior inspiração são os elementos da cultura popular.

Peças de Bertoia, Eames e Saarinen são facilmente reconhecidos nos interiores e provavam às pessoas que não há mais distância entre arte erudita e arte popular. Todos podem desfrutar do bom design!

decoração pop art feita com quadro na sala de jantar

Quadro Pop Art de ODVO Arquitetura e Urbanismo

As características do Pop Art

Nos anos sessenta – auge do Pop Art -, os ambientes passaram a ser decorados com peças em materiais como acrílico, látex e poliéster. Um exemplo clássico é a cadeira Panton, a primeira cadeira em plástico da história a ser fabricada em série. Criações como esta também promoviam o movimento e os bens de consumo – e o melhor, a baixo custo.

decoração pop art feita com peças de acrílicos na sala de estar

Estudio Decore

Era comum ver objetos fazendo referência a anúncios comerciais e artistas de televisão e cinema. Simplesmente uma forma de criticar, com ironia, a sociedade materialista e consumista da época – ou seja, o retrato do capitalismo.

Não por menos, tudo foi muito provocante e ousado, até chegando a ser repetitivo. Técnicas e tecnologias foram exploradas ao máximo neste tempo, como a colagem e o neon.

Agora, nos dias de hoje, é fácil ver uma decoração contemporânea com esta mesma “pegada”. Há muitas propostas para casas em cores fortes, ricas e vibrantes. Ambientes com móveis de linhas dinâmicas e muito limpas. E ornamentos fazendo referência à cultura popular – ou cultura de massa. O interessante é que esses objetos são facilmente encontrados em lojas e feiras de artigos para o lar.

quadros de decoração pop art pendurados próximo a porta

Quadros Pop de Adriana Fornazari

decoração pop art feita com quadros encaixados no aparador

Quadros Divertidos Pop de Patricia Kolanian Pasquini

As vantagens do Pop Art para a decoração

Quem optar por decorar uma casa no estilo Pop Art vai perceber que a maioria das peças utilizadas é de baixo custo.

O motivo disso é que muita coisa vendida nessa linha artística é feita em materiais mais barato, como o plástico e papel. Fora que poucos móveis e acessórios já dão a impressão se deseja. É só não ter medo de adicionar cor – a marca inconfundível do movimento cinquentista.

Um ambiente clean pode receber o toque certo de energia através de peças coloridas e obras inspiradas no Pop Art. Lugares muito monótonos receberão esse mesmo contraste interessante.

O decorador só não deve sobrecarregar demais nas cores para não cansar os olhos das pessoas. Equilíbrio energético e harmonia visual são imprescindíveis para uma boa arquitetura e design de interiores.

decoração pop art com quadros e pendentes na sala de jantar

Quadros Coloridos e Pendentes de Triplex Arquitetura

decoração pop art no quarto com quadros pendurados

Quarto Pop de Alessandra Kaetsu

Decoração contemporânea no estilo Pop Art

Quem aprecia o Pop Art pode começar, devagar, a decorar a sua casa com objetos inspirados nesse estilo. De início, os profissionais costumam indicar a inserção de elementos menores aos ambientes, como almofadas, pufes, tapetes, cortinas e utensílios de cozinha coloridos. Adesivos e papéis de parede em vermelho brilhante, amarelo, roxo, azul e verde podem cobrir paredes, geladeiras, mesas e mais.

Tudo que é retrô combina bem com a decoração em estilo “Pop Art contemporâneo” – principalmente lembrando o período dos anos 50 e 60. Telefones velhos, rádios, televisores e refrigeradores antigos é uma ótima pedida. Fotos clássicas de Marilyn Mouroe ou Elvis Presley, por exemplo, também ficam bem no cenário. Fora os pôsteres, com imagens de embalagens, quadrinhos e veículos.

decoração pop art feita na sala de estar colorida

Sala de Estar com Quadros Coloridos e Divertidos de Clarice Semerene

O mesmo critério, de criar um cenário diferente e colorido, também vale para o projeto luminotécnico. No estilo Pop Art, vê-se muito o emprego de luzes neon.

Pontos diferenciados do teto – ou superfícies inusitadas, como prateleiras e nichos – são destacados com fitas de LED. Isso é bem próprio para reforçar o conceito da proposta e realçar essas artes e acessórios decorativos tão diferentes.

E aí, já definiu como vai fazer a decoração Pop Arte em sua casa? Que tal começar colocando nas paredes da sala de estar algumas reproduções de obras pops famosas?

Estas dicas de decoração no estilo Pop Art foram criadas pela equipe Viva Decora.

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.