Lar Style

Inspirações

Decoração de outono: conheça 12 tendências para curtir essa estação

A noite cai, o frio desce, mas isso não significa que o outono precisa ser sempre igual. Aquele cobertor gostoso jogado em cima do sofá ou da poltrona e guirlandas feitas de folhas secas coloridas são grandes clássicos da estação, mas não são a única alternativa para preparar a decoração de outono que está aí. 

Essa é uma estação para dar uma desacelerada de toda a curtição do verão e se focar um pouco em todo o aconchego que seu lar tem para oferecer. Para te ajudar, separamos algumas das tendências em decoração de outono que estamos mais empolgados. Bora conferir? 

decoração de outono

#1 – Decoração escandinava

Esse estilo mais sereno de decoração chega em 2022 repleto de elementos sustentáveis (uma tendência que não deve mais ir embora) e artesanato para dar um “q” a mais de personalidade para a casa. O estilo minimalista dos escandinavos é aplicado com cuidado para não deixar o ambiente muito frio. 

O foco fica em peças de materiais terrosos, como madeira bruta e pedra, enquanto os detalhes incluem acessórios de cerâmica estampada. Para um toque de excentricidade, inclua pequenas esculturas e outras peças artesanais em regiões mortas da casa – ou ainda coloque a mão na massa e adicione materiais feitos por você, como tricôs, bordados e cerâmicas. A imperfeição autêntica é que irá trazer personalidade para a decoração. 

#2 – Tons terrosos e inspirados na natureza

O outono costuma pedir tons como laranja, vermelho e amarelo, mas outras cores também podem trazer a sensação de aconchego da estação. Tons de verde, azul e marrom trazem sofisticação e personalidade ao ambiente, sem o deixar muito carregado. 

Agora se você quer seguir com as clássicas cores de folhas secas, tente adicionar um ou dois tons diferentes a essa paleta para aquela sensação de “Uau”. Almofadas em azul marinho ou um tapete verde floresta serão destaques numa decoração focada em laranja e amarelo. Um detalhe elegante em metal envelhecido também trará contraste e sofisticação. 

#3 – Veludo

Vamos falar rapidamente de estofamento. A tendência disparada aqui é o veludo. Com toda a sua suavidade, é a textura perfeita para criar um ambiente acolhedor com a cara do outono. Para incorporar essa sensação na sua sala de estar, brinque com camadas sobre o sofá, adicionando almofadas do mesmo material. 

Como o veludo já é um tecido quente por natureza, não tenha medo de aplica-lo em cores frias. A sensação de acolhimento que o tecido traz não será prejudicada. 

#4 – Reunir todo mundo de novo

Vivemos um longo período de isolamento social em que reuniões na casa de amigos e familiares se tornaram ocasiões raras. No entanto, parece que estamos prestes a viver uma era de maior controle da pandemia, e todos estão ansiosos para receber e serem recebidos em casa para pequenos encontros.  

Espaços comuns, como cozinha, sala de jantar e de estar devem receber uma atenção extra na hora de pensar em uma nova decoração. Invista em elementos que agucem os sentidos, com cores bonitas, texturas diferenciadas e velas e óleos aromáticos.

#5 – Malhas grossas

Nesse outono, pode se preparar para encontrar materiais tricotados em todo o lugar – seja nas roupas, com blusas e cachecóis, ou em casa, com pufes e cobertores. Apesar do esquema monocromático ser conhecido pela sensação de acolhimento, um tecido multicolorido poderá trazer a sensação de mutação típico da estação para dentro de casa. 

Caso você curta esse estilo e queira aplicar para além do outono, sem problemas. Ao invés de investir em cores ousadas, busque tons mais neutros, como o branco, creme ou o marrom claro. 

#6 – O seu santuário

 A pandemia de Covid-19 reforçou ainda mais a velha noção de que nossa casa é nosso porto seguro – e isso fica evidente na decoração para o outono de 2022. Aproveite as mudanças da estação para criar o seu cantinho especial dentro de casa. Gosta de ler, ver TV, ouvir música? Invista em você e no seu recanto com almofadas macias, mantas e até (por que não? Você merece) uma poltrona confortável.

#7 – Retrô

Outra tendência que volta com tudo com chegada do outono é a nostalgia, com aqueles elementos que fazem você se lembrar da casa da vovó, quando ela fazia bolo de fubá e um chazinho nos dias frios. Aqui cabem as cores quentes, típicas dos anos 70, como amarelo mostarda e tons mais dramáticos, como vermelho e verde. 

#8 – Floral

O floral é uma tendência que tem nos acompanhado há algumas temporadas, com estampas que podem adicionar um ar nostálgico e vintage. Se você não quer se comprometer com essa tendência no longo prazo na sua decoração, tudo bem. Invista numa peça de arte mais baratinha com esse tema ou numa capa de almofada. Quanto cansar, é só guardar e esperar o próximo outono. 

#9 – Casa de campo moderna

Um pouco de decoração industrial aqui, um pouco de ornamentos rústicos ali e esse espírito de casa de campo chique poderá redefinir o design da sua decoração. A mistura de cores suaves com acabamentos desgastados dá o tom do ambiente. 

#10 – Cobre

 Cores de cobre e que remetem ao luxo do ouro vieram para ficar e, nesse outono, não vai ser diferente. Sem exageros, o cobre trará uma vibração de calor para a sua casa nesses tempos mais frios. Invista em porta-retratos, suportes para livros, puxadores de armários, castiçais, maçanetas. Dê asas a imaginação e aplique nos pontos que seu coração mandar. 

#11 – Formas geométricas

Os ângulos chegaram nesse outono, tanto em peças elegantes quanto em estampas práticas – e até esculturas com aquela cara de refinada. Se divirta inventando com seus estilos dimensionais, que brincam com linhas, figuras e formas.

#12 – Preto nos detalhes

Assim como o cobre, a cor preta está vivendo uma era de ouro no design de interiores. Você pode adicioná-lo à decoração trocando alguns acessórios por outros dessa cor, como castiçais, lustres e molduras de fotos e quadros. 

Não tenha medo de colocar a mão na tinta também. Considere pintar de preto portas e batentes como uma alternativa para renovar seu espaço. A cor vai trazer uma estética sombria e moderna aos ambientes – o que pode ser um grande ponto focal na sua decoração. 

E aí, curtiu nossas dicas de decoração de outono? Não deixe de compartilhar com quem gosta do tema!

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.