Lar Style

Inspirações

Cozinha conceito aberto: conheça as vantagens e características

Saiba tudo sobre cozinha conceito aberto e como fazer em casa

Conforme o tempo passa e a vida se transforma, os conceitos de moradia e consequentemente arquitetura residencial se transformam. O reflexo de nossas ideias e práticas podem ser facilmente percebidos nos projetos, sobretudo em áreas de cozinha, o “coração” das casas, onde todos se reúnem para preparar os alimentos, fontes de sobrevivência.

Com isso, surgiu a cozinha conceito aberto: uma ideia de decoração que permite maior integração entre os moradores da casa e visitantes. Essa opção vem ganhando bastante popularidade nos últimos tempos, ainda mais em casas e apartamentos pequenos.

Esta ideia justifica a criação de ambientes integrados. Mas, especialmente na cozinha conceito aberto, muitos outros segredos podem estar guardados por trás desta decisão tomada pelos projetistas.

Vamos explicar tudo sobre as cozinhas abertas e mostrar quais as vantagens desse tipo de décor. Entenda no conteúdo a seguir.

cozinha conceito aberto: saiba como fazer em casa

Por que fazer uma cozinha conceito aberto?

Além de bonita, a cozinha conceito aberto pode aproximar pessoas, reunir a família e criar uma rotina mais despojada e alegre. Isso sem falar na questão arquitetônica.

A cozinha com planta aberta, por um lado, faz diminuir a área livre de parede para instalação de armários. Mas, por outro, permite criar um layout diferente para a área social da casa.

Um modelo mais fora de moda de arquitetura de integração é a cozinha com passa-prato. Essa ideia já era ótima, mas ainda fazia o cozinheiro se sentir distante dos demais.

Agora, a intenção dos projetistas é fazer a cozinha ser menos área de serviços e mais área de entretenimento. E para os brasileiros, o design da cozinha conceito aberto também serve para valorizar o que há de melhor na decoração.

O lado mais positivo da cozinha conceito aberto é permitir salas compactas e ambientes mais amplos, bem iluminados e com ventilação.

E justamente esta linha imaginária entre os cômodos pode ser explorada de modos diferentes para criar áreas adicionais de refeições, apoio às zonas de jantar da casa. Só é mais coerente que, por isso, toda a decoração de interiores siga a mesma linguagem.

Conheça mais sobre a sala integrada com cozinha

De fato, o processo de integrar ambientes em projetos de arquitetura afetou a produção de móveis e artigos de decoração.

É que a própria integração é muito delicada e pode tanto valorizar quanto comprometer o layout do espaço. Ganhamos a conexão visual, mas perdemos privacidade e também a noção de limites. Sim, pois mesmo unidos, cada setor da planta da casa precisa ainda cumprir as suas funções.

O que tudo isso quer dizer? Quer dizer que revestimentos, marcenaria e mais itens instalados nestes locais devem ajudar a criar dimensão de espaço. Porém, ao mesmo tempo, também ajuda a lembrar os moradores que de cada lado serão desempenhadas atividades diferentes, sem que uma pessoa interfira a outra.

A circulação da sala de estar integrada com cozinha deve ser fluida. Mas alguns elementos colocados no conjunto decorativo devem ajudar a orientar o modo como as pessoas circulam no local.

E o desenho resultante disso forma o layout dos ambientes. Se tratando de cozinhas abertas, teremos as americanas – com balcão ou meia parede divisória –, as gourmet – com ilha –, e as cozinhas abertas simples – com mesa de café no centro.

A regra é simples: quanto mais aberta for a cozinha para a sala, mais bem feita deve ser a sua integração.

cozinha aberta para a sala

Como lidar com a cozinha aberta integrada com a sala de estar ou jantar?

Já sabemos que tudo que é feito na divisão entre a cozinha aberta e a sala – desde a derrubada das estruturas até a instalação de equipamentos. Tudo isso pode unir ou separar os ambientes.

Além disso, também devemos dar atenção aos detalhes decorativos, pois eles podem ressaltar ainda mais a beleza do ambiente. Confira uma pequena lista de recomendações para você realizar na sua cozinha conceito aberto em casa.

Cozinha conceito aberto com menos integração:

  • Balcão para as refeições na divisa da cozinha com a sala;
  • Prateleira ou estante suspensa sobre o balcão de refeições;
  • Conjunto de luminárias e pendentes sobre balcão;
  • Desníveis de piso e forro;
  • Revestimento de piso diferente para cada setor;
  • Marcenaria em tons opostos de cada lado.

Cozinha conceito aberto com bastante integração:

  • Balcão ilha baixo com pia, cooktop e coifa no centro do ambiente;
  • Maior abertura entre cômodos;
  • Mesmo nível de piso e forro;
  • Mesmo revestimento de piso em ambos os setores.
  • Se houver viga na divisa, é camuflada com placas de espelho, revestimento de painel ou mesma cor de forro;
  • Marcenaria no mesmo tom de cada lado.

cozinha integrada cozinha aberta branca ideias de cozinhas abertas
O que achou das ideias? Vai fazer uma cozinha integrada em casa? Temos certeza que o resultado ficará incrível!

As dicas de decoração de cozinha conceito aberto foram criadas pela equipe Viva Decora.

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.