Lar Style

Inspirações

Pisos Coloridos: Um Toque Especial à Sua Casa

Sempre que uma pessoa pensa em colorir uma casa, logo imagina aplicar tinta às paredes e adicionar muitos ornamentos de tons diferentes na decoração. Mas, certamente, a última hipótese que pode vir a sua cabeça é colorir o piso.

Acontece que há muitos jeitos diferentes de se colorir o chão das residências. E o resultado estético disso é mesmo impressionante; tornando-se, muitas vezes, o detalhe focal principal dos ambientes.

Sala de estar com cor no piso por CASA COR 2016

Efeito do piso colorido em interiores

Não é qualquer proposta de arquitetura e design que se adequa bem a pisos coloridos. O chão de uma casa pode ser muito extenso e pode integrar ou separar ambientes.

E aplicar certos tons sobre ele impediria que o projetista propusesse, por exemplo, paredes, móveis e ornamentos em cores mais intensas para a decoração dos interiores. Portanto, é uma estratégia visual que deve ser utilizada com cautela.

Em compensação, projetos em que os pisos são coloridos costumam parecer mais interessantes. Infelizmente, este é um potencial de arquitetura e design ainda pouco explorado pelos projetistas e também pouco aceito pelos clientes. A maioria das pessoas fica receosa em ousar no chão e depois ficar limitado quanto a como personalizar o resto da casa. Mas, é um risco que pode valer a pena!

Área externa com cor no piso. Casacor Ceará 17

Jeitos de colorir o piso da casa

Resina líquida

Há muitos jeitos diferentes de colorir o piso de uma casa. Se a pessoa quiser, nem precisa revestir esta camada, mas fazê-la já com pigmentação. Muitas técnicas construtivas utilizam do contrapiso como piso final.

Aplica-se, depois, uma resina colorida. Isso ajuda a proteger a superfície de riscos e impactos e também a impermeabilizá-la, impedindo que penetre água, gorduras ou outras substâncias na estrutura.

Pisos com aplicação de resina são chamados por alguns como ‘piso fantasia’. Isso porque, com eles, pode-se obter um resultado muito diferente, bonito e divertido.

Uma ideia é misturar os líquidos de tons diferentes para criar um padrão abstrato ou um padrão cheio de veios, como se fosse uma pedra. Outra é utilizar o líquido transparente sobre um adesivo colorido, criando imagens ilusórias surpreendentes.

Sala de estar com cor no piso por Casacor Brasília 17

Emborrachados

Se o objetivo é não adicionar muita espessura à camada de piso, o jeito é usar apenas uma película fina de outro material sobre o contrapiso.

Algo que vem sendo bastante utilizado em obras de engenharia e arquitetura são os pisos vinílicos. Eles são fáceis de aplicar sobre superfícies planas. Também fáceis de limpar e sofrer manutenção. E podem vir das fábricas em muitas cores diferentes.

Cor no piso por Pascali Semerdjian Arquitetos

Placas de revestimento

Agora, se há uma margem de espessura disponível – levando em consideração a carga das lajes sobre o sistema estrutural da casa – vale a pena investir em placas de revestimento.

Pode-se fazer um piso coberto de cerâmicas, pedras, tábuas de madeira, rolos de tecido e mais. Esta é a opção mais requeridas pelas pessoas, em especial porque permite uma melhor personalização dos ambientes.

Cor no piso por Leila Dionizios

Tapetes

Por fim, a opção mais em conta para dar cor aos pisos da casa é, certamente, a aplicação de tapetes nos interiores. Existem modelos desse tipo de peça em diversos materiais, tamanhos e formatos.

Quarto infantil com alternativa para cor no piso por Revista Viva Decora

Pode-se usar uma em tom ou estampa fazendo conjunto com cortinas, mantas, almofadas e mais. E o melhor dessa alternativa é que ela pode ser alterada sempre que a pessoa quiser, de acordo com a atualização da decoração.

Tapetes são opções inteligentes para cor no piso por Revista Viva Decora

Cores mais indicadas para piso de residências

Ambientes comerciais, institucionais e residenciais possuem características diferentes que “pedem” arquiteturas e designs com especificidades diferentes.

É importante que as pessoas se sintam bem dentro de casa. Elas precisam se sentir conectadas com os ambientes. Precisam sentir que seu gosto, necessidades e personalidades estão retratados nas ambientações dos espaços.

Em tese, não existe uma norma que determine quais as cores corretas ou incorretas para se aplicar no piso de uma residência.  A única regra que não pode ser quebrada é quanto o conforto. Toda casa precisa ser agradável aos olhos de seus moradores.

Mas para que o imóvel não seja desvalorizado perante o mercado o ideal é não ousar muito nas ideias.

Cor no no piso por Boccafusco Arquitetura e Marcelo Rosset Arquitetura

Podem-se fazer pisos coloridos em tons mais suaves dentro de casa. Pisos flutuantes ou em carpete de madeira, por exemplo, dão certo calor e conforto visual aos ambientes e combinam com muitos tipos diferentes de decoração.

Tapetes, como dito antes, podem ser trocados a toda hora. E, ademais, a única condição ainda aceitável seria aplicar um material sobre tal superfície que pudesse ser, mais tarde, facilmente retirado.

Cor no piso por CASA COR 2016

Que achou dessas ideias? Que tal começar agora mesmo a mudança da cor do seu piso colorido?

Estas dicas para escolher a cor do piso em sua casa foram criadas pela equipe Viva Decora.

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.