Quarto Montessoriano: Conheça e inspire-se

Você já ouviu falar em quarto montessoriano? Quarto montessoriano nada mais é que um ambiente projetado especialmente para os pequenos seguindo alguns conceitos, como: tudo deve ficar ao alcance deles, com objetivo de que esse espaço estimule sua criatividade e desenvolvimento.
O médoto Montessori foi criado pela médica e educadora italiana Maria Montessori, que segundo ela, o quarto das crianças deve ser pensado e estruturado de acordo com a ótica dos pequenos e não do adulto. Através de objetos ao seu alcance, é possível que a criança circule e explore o espaço e desenvolva sua autonomia e criatividade num espaço. Gostou da ideia? Então siga essas dicas para montar o quarto do seu pequeno.

Decoração Minimalista

O quarto deve possuir poucos móveis e seguir uma decoração minimalista, o ambiente deve trazer harmonia, aconchego e segurança.

Quarto montessoriano

Cama
No lugar do berço ou cama convencional, você usa um colchão no chão ou uma cama bem baixinha para que o pequeno desenvolva sua independencia na hora de deitar e levantar. Caso você fique inseguro com a questão da cama, você pode colocar almofadas ao redor do colchão para proteger seu pequeno.

 

Brinquedos, objetos e organização
Tudo deve estar acessível e dentro do alcance visual da criança para que ela mesma possa organizar seus pertences e brincar com seus brinquedos favoritos quando quiser.
O ideal é que não tenha muitos brinquedos espelhados pelo quarto, você pode colocar apenas alguns e trocá-los semanalmente ou quando preferir.

Dentro do método Montessoriano, os livros são essenciais para o desenvolvimento da criança. E os espelhos servem para que desde cedo o pequeno comece a entender quem ele é e fique longe dos padrões de beleza. É importante lembrar que o espelho deve ser de acrílico e bem fixado na parede para evitar qualquer acidente.

Lembramos que o médoto Montessoriano vai muito além de decoração, ele segue um conceito diferente para educar. Vale a pena procurar saber mais! 🙂