Lar Style

Dicas

Varanda, jardim e sacada: dicas para se inspirar

Nestes tempos, em que estamos mais reclusos, é que percebemos quanto é bom ter um jardim de acesso privado ou uma varanda dentro de casa. Assim, podemos usar todo o nosso tempo livre para entrar em contato com a natureza, mas sem interferências e longe do mundo exterior. 

Espaços assim merecem também um bom trato estético, ou seja, uma linda decoração – que, inclusive, pode se comunicar com o interior do imóvel. Veja a seguir.

Clique nas fotos e descubra mais.

Leia também: Varanda Gourmet: saiba como decorar este ambiente

jardim_varanda_sacada_08

Lucio Nocito 

Como pensar a decoração de uma varanda?

Jardim ou varanda de casa não precisa ser nem uma zona toda verde e nem uma zona toda seca. Se você deseja aproveitar melhor esta área, pense em fazer nela uma mescla entre estes dois tipos. 

Que ela possa ter espaço para você plantar algumas espécies – talvez fazer uma pequena horta, quem sabe. Mas também que ela tenha uma reserva para a criação de setores com outros propósitos, como lazer e contemplação.

Uma simples sacada, por exemplo, pode ser dividida em vários espaços funcionais e mesmo assim parecer uma unidade. 

Todos os seus elementos podem se comunicar esteticamente – seja pela cor, textura, acabamento e mais – e oferecer atrativos diversos. Assim, neste espaço de sua casa você pode ter um canto para o descanso do corpo, outro para reunir os amigos e outro ainda para o preparo dos alimentos.

Leia também: Decoração viva: 5 dicas para a saúde das plantas da sua casa

jardim_varanda_sacada_06

Bruno Moraes Arquitetura e Interiores 

Apesar de estas pequenas partes serem destinadas a fins diferentes, elas devem seguir uma mesma linguagem; e, acima de tudo, precisam ser extremamente resistentes. Isto porque ficarão expostas, na maior parte do tempo, às intempéries – como sol forte e chuva intensa. Sendo assim, é preciso ter cuidado na escolha dos seus itens de decoração.

jardim_varanda_sacada_05

Mauren Buest

Que mobiliário utilizar nas áreas abertas da casa?

Móveis destinados às áreas abertas não são os mesmos utilizados na decoração dentro de casa. Na verdade, eles apresentam características bem diferentes. 

Quando feitos em madeira, devem vir com uma grossa camada protetora – em verniz ou outro impermeabilizante. Também existem os modelos de aço, PVC e em fibras sintéticas. E alguns vêm com partes em tecido também com camada bloqueadora de água.

Em lojas especializadas, é possível encontrar diversos modelos de peças mobiliárias prontas próprias para serem utilizadas em áreas externas. 

Há jogos de sofá, mesas auxiliares, mesas de jantar, cadeiras, bancos, banquetas, carrinhos auxiliares, estantes para plantas, bancadas, e outros móveis. E ainda é possível encomendar itens exclusivos, feitos sob medida e em diferentes materiais, como armários de pias.

jardim_varanda_sacada_07

Luciana Latorre 

Muitas sacadas de apartamentos vêm com a possibilidade de fechamento com vidro. E isto amplia demais o leque de opções de decoração. 

Neste caso, é permitido levar para a área externa da casa itens que só poderiam ser utilizados nos interiores. Por exemplo, cadeiras laqueadas, prateleiras de madeira natural – sem acabamento -, pufes, e outros. E além dos móveis, também muitos equipamentos, como adegas climatizadas.

Leia também: Como ter aquela adega dos seus sonhos em casa

jardim_varanda_sacada_01

Danyela Corrêa 

Deixe a sacada de casa mais convidativa

Você pode criar uma decoração de qualquer estilo para a sacada da sua casa. Inclusive, este ambiente pode seguir a mesma linguagem do restante do imóvel ou pode apresentar características independentes, tanto faz – estas preferências são suas. E é possível até determinar que este setor será clean. Mas, pelas funções que ele irá desempenhar, obrigatoriamente, deverá, de algum modo, ser alegre também.

Leia também: Como A Iluminação Pode Dar Uma Nova Cara Ao Seu Ambiente?

jardim_varanda_sacada_04

Gislene Lopes

É preciso estudar como criar este astral para a sacada do seu imóvel. Comece pelas plantas, sempre muito bem vindas neste tipo de situação. 

Pense em criar uma estante com vasos de flores, ou um canto com arbustos, pendentes com folhagens e mesmo uma estrutura com uma horta vertical. Uma dica bacana é utilizar a própria caixa ripada envolvendo a condensadora do ar condicionado como base para vasos e lamparinas.

jardim_varanda_sacada_03

Debora Reis e A.M Studio Arquitetura

jardim_varanda_sacada_02

Danyela Corrêa 

Numa sacada coberta e fechada, você pode usar e abusar ainda mais dos elementos ornamentais para tornar a decoração alegre. Por exemplo, utilizar sinos de vento e pequenas fontes sobre aparadores. 

Nos sofás, almofadas coloridas, com temas ligados à natureza – como pássaros, folhas e flores. Nas paredes, quadrinhos e arandelas. E, no teto, luminárias pendentes de todo tipo.

Outra coisa legal das sacadas fechadas é que elas podem se tornar a extensão de um quarto ou sala de estar. Isto com direito a cortinas esvoaçantes e tapetes. 

Mas o que vai diferenciá-las do restante da casa ainda será este grande janelão. E esta conexão com a rua sempre vai interferir tanto no modo de pensar como de perceber a decoração planejada. 

Pronto, agora é só rever as imagens deste texto e se inspirar para deixar sua varanda linda!

Essas dicas de decoração para áreas abertas de residências foram criadas pela equipe Viva Decora.

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.