Lar Style

Dicas

Banheiros pequenos: dicas para decorar e ganhar mais espaço

Banheiros, mesmo os pequenos ou que não são totalmente completos, como os lavabos, merecem uma decoração linda, como qualquer outro cômodo da casa, de preferência  alegres e bem personalizados. 

Afinal, não adianta negar, eles fazem parte da arquitetura da casa e, sendo assim, devem receber um tratamento especial também. 

Mas como conseguir isso em um espaço pequeno?

Leia também: Organização de Banheiros: 5 Dicas Práticas

ideias_para_decoracao_de_banheiros_pequenos_main

Avner Posner e Semíramis Alice Arquitetura & Design 

Como decorar um banheiro?

Banheiro é um ambiente importante dentro de uma residência. Sem ele, seria impossível utilizar o imóvel. Veja itens para o seu aqui. 

Assim, o banheiro deve passar a ideia de limpeza, e, em alguns casos, pode até se tornar um refúgio particular, como uma espécie de SPA. E isso proporciona uma série de possibilidades de decoração.

O ideal ao definir a ambientação de um banheiro é seguir a mesma linguagem do resto do imóvel, assim, ele se integra de forma harmoniosa à residência.

Link nas imagens.

ideias_para_decoracao_de_banheiros_pequenos_como

Revista Viva Decora e Bruna Simoes Garcia

 ideias_para_decoracao_de_banheiros_pequenos_como_2

PAGAMA arquitetura + design e Duda Senna

Veja mais aqui.

Como personalizar e integrar o banheiro à arquitetura da casa

Frescor. Talvez esta seja a melhor palavra para definir qual a sensação que o design de um banheiro precisa provocar. Contudo, pode-se pensar também em transmitir outras mensagens para os usuários do recinto. Por exemplo, de requinte, glamour e conforto. Para gerar tais ideias, basta se valer da arquitetura e decoração, começando pela escolha dos revestimentos de parede, piso e forro, além das texturas de armários e bancadas.

Leia mais: Decoração para Lavabo e Banheiro: Saiba como Arrasar

ideias_para_decoracao_de_banheiros_pequenos_personalizar

Matteo Gavazzi e Amanda Fernandes

Veja mais aqui.

O design das louças e dos metais dos banheiros também devem contribuir para a personalização da decoração da casa. 

Além disso, é possível trabalhar, neste cômodos, com a iluminação, materialidade de fechamento de box, esquadrias de vãos, modelos de ralos e nichos embutidos, roda forro, quadros verdes e mais. Mas o planejamento destas coisas vem bem antes da decoração. Na verdade, faz parte ainda da arquitetura.

Banheiros, em geral, não são ambientes amplos demais. Por isto mesmo, não sobra muito espaço para ornamentos. E como trata-se de um recinto extremamente funcional, é importante que não se peque pelos exageros nele. 

Quanto menos detalhes a sua decoração tiver, melhor. Mas cada um pode ter muita relevância na percepção que as pessoas terão do cenário, e isto não pode jamais comprometer a higiene do local.

Leia também: Como usar nichos decorativos em diferentes cômodos da casa

ideias_para_decoracao_de_banheiros_pequenos_detalhes

Semíramis Alice Arquitetura & Design e Aquiles Nicolas Kílaris

Dicas de decoração para banheiros pequenos

Para que banheiros pequenos pareçam amplos e claros, o ideal é apostar em um revestimento predominante mais claro e neutro para a sua decoração. 

Não é preciso se limitar aos azulejos brancos. Também combinam com o ambiente peças em tom creme ou bege, texturas de madeira clara, além de pastilhas e ladrilhos com desenho em gramatura miúda, ou melhor, com figuras de menor dimensão.

Estilo de decoração que sempre fica muito bem para banheiros é o clean. Mas, seguindo uma linha mais minimalista, o rústico também pode ser visto como alternativa. 

O retrô também é está em alta para banheiros, principalmente por conta de alguns adesivos que são fabricados para a sua personalização. E, por fim, ainda é possível criar um cenário mais industrial, com parede de cimento queimado e tudo.

Leia também: Projetos minimalistas que vão te dar uma nova visão sobre decoração

ideias_para_decoracao_de_banheiros_pequenos_dicas

Studio Ideacão e Aquiles Nicolas Kílaris

ideias_para_decoracao_de_banheiros_pequenos_dicas_2

Tetriz Arquitetura e Interiores e Laura Santos 

O toque final ficará para acessórios e alguns pouquíssimos ornamentos. Entram nesta lista espelhos, quadrinhos com ilustrações fotográficas, velas aromáticas, cestinhas de organização, porta-trecos, saboneteiras e vidros de perfume. 

E também não pode ficar de fora desta lista as plantas vivas, como arranjos de flores aromáticas e vasos de folhagens –  preferencialmente com crescimento para cima, que, em tese, melhoraria as energias.

Estas são algumas sugestões de decoração personalizada para banheiros pequenos. Você pode usar cortinas no box, faixas decorativas em paredes, contrastes de revestimentos, recortes de bancadas e muito mais. Por isso, use seu bom gosto e crie algo especial para este cômodo da sua casa ficar incrível.

Link na imagem.

ideias_para_decoracao_de_banheiros_pequenos_ornamentos

Revista Viva Decora e Très Arquitetura

Essas dicas de decoração para banheiros pequenos foram criadas pela equipe Viva Decora.

    Comente

    instagram @mobly

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.