Tem gente que começa a reformar a cozinha escolhendo o fogão ou a geladeira dos sonhos. Outros pensam primeiro na bancada, nos armários ou nos eletros. Mas se tem um ingrediente que realmente transforma o ambiente, são as cores para cozinha.
Sim! A cor para cozinha é tipo aquele toque final de tempero secreto que muda tudo: influencia no aconchego, dá personalidade ao espaço e até pode afetar o seu humor (e o apetite, acredita?). Então, para te ajudar a entender qual paleta combina com você, com seu estilo e com o espaço que você tem, nós separamos algumas dicas de ouro. Vamos lá?
O que considerar antes de escolher a cor da sua cozinha?

Antes de escolher entre as cores para cozinha, vale a pena parar por dois minutinhos e pensar em algumas coisinhas básicas que vão te ajudar muito na hora de fazer essa escolha. Vem ver:
Tamanho do ambiente
Você tem uma cozinha pequena? Uma das recomendações é optar por tons claros ou neutros para servir de base, já que eles ajudam a ampliar visualmente o espaço. Branco, bege, cinza clarinho e tons pastel são ótimos pra dar aquela sensação de respiro. Já em ambientes maiores, é possível ousar mais — cores escuras, contrastes marcantes e até aquele azul-marinho maravilhoso nos armários são ótimas alternativas!
Sua personalidade importa (e muito!)
Prefere ambientes minimalistas ou algo vibrante? Tem gente que se sente bem em um cômodo todo branco, enquanto outros só funcionam se tiver uma cor bem vibrante. Então, sejam cores para cozinha simples ou com mais destaque, lembre-se que a cozinha é sua — então deixe ela com a sua cara!
Estilo de decoração preferido
Cozinha moderna, rústica, industrial, escandinava, retrô… o estilo da sua decoração também ajuda a escolher a paleta de cores ideal para esse cômodo. Aqui, você pode combinar dois ou mais estilos da sua preferência!
- Moderna: combina com cinza, preto, branco e até toques de cor como vermelho ou azul;
- Rústica: ama tons terrosos, verdes e muita madeira;
- Industrial: tem muito preto, cinza, tijolinhos aparentes e metal;
- Retrô: vibra com cores como amarelo, azul-turquesa e vermelho;
- Escandinava: preza por branco, tons pastel e madeira clara.
Iluminação natural
Outro ponto importante para considerar é que os ambientes mais escuros pedem cores mais claras para compensar e equilibrar. E se a sua cozinha é cheia de luz natural, você tem liberdade total pra brincar com tons mais ousados entre as cores para parede da cozinha, por exemplo.
Veja algumas cores para usar na cozinha (e o que elas transmitem)

Quer saber o que cada cor “diz” quando entra na sua cozinha? Além de se inspirar para escolher o tom do seu cômodo, cada opção transmite uma energia diferente. Então, vem ver algumas delas:
Branco: o clássico que nunca erra
Limpeza, leveza, organização. O branco é coringa e combina com tudo. Perfeito para cozinhas pequenas e pra quem curte um visual clean. Mas cuidado pra não ficar branco demais — vale combinar essa cor com detalhes em madeira ou cores mais vivas nos acessórios e nos armários, quem sabe?
Preto: ousado e sofisticado
A cozinha preta é super moderna e cheia de personalidade. Essa cor fica incrível com toques dourados, metais ou madeira. Só evite em ambientes muito pequenos ou sem luz, pra não pesar. Ah, essa cor fica ótima nos detalhes, seja nos feltros, nas panelas ou até mesmo nos balcões.
Verde: frescor e tranquilidade

Os diversos tons de verde como menta, oliva ou musgo trazem uma vibe natureba, gostosa e acolhedora. Eles combinam muito bem com madeira, branco e até dourado para dar um toque chic e moderno.
Azul: paz e estilo
Azul-claro passa leveza, azul-marinho traz sofisticação. Dá pra usar nos armários, nas paredes ou em detalhes. Fica ótimo com branco, cinza ou tons amadeirados.
Amarelo: energia pura!
Quer mais ânimo para cozinhar? O amarelo é perfeito! Mas use com moderação para não enjoar. Ele funciona bem como ponto de cor — sendo uma excelente opção de cores para armário de cozinha, cadeiras, e utensílios.
Tons terrosos: calor e aconchego
Entre as cores para cozinha, o terracota, marrom, bege proporcionam uma vibe acolhedora, rústica e natural. Além disso, elas são super versáteis e vão bem com madeira, preto, branco e verde-oliva.
Tons pastel: charme e delicadeza
Quer uma cozinha leve, moderna e com cara de Pinterest? Os tons pastel são perfeitos. Rosa-claro, azul-bebê, lavanda… eles criam um ambiente calmo, fofo e super atual.
Dicas para fazer combinações de cores na cozinha

Nem só de uma cor vive uma cozinha, né? As combinações bem feitas fazem toda a diferença! Aqui vão ideias para acertar sem medo. Lembrando que aqui a regra é você que escolhe, porque no fim é o seu gosto que importa!
- Móveis neutros + parede colorida: armários brancos ou madeira clara combinam com uma parede azul ou verde, por exemplo;
- Detalhes vibrantes: se os móveis são básicos, você pode ousar nos utensílios, banquetas, panelas e até nos eletros;
- Monocromático com contraste: se você quer cores para cozinha e sala juntas, uma cozinha toda em cinza pode ganhar vida com toques de amarelo ou rosa queimado nos detalhes, para não sobrecarregar nenhum ambiente;
- Dupla dinâmica: verde + madeira são combinações clássicas que funcionam super bem.
Use texturas a seu favor: nem tudo precisa ter cor forte — às vezes, uma parede de azulejo diferente ou um armário com acabamento fosco ou brilhante já dá o destaque que você procura.
Está pronto para decorar a cozinha dos seus sonhos?
Escolher as cores para cozinha é só o primeiro passo para criar um espaço bonito, funcional e com a sua personalidade. Depois vem a escolha dos móveis, eletros e acessórios — e aí, nós da Mobly entramos com tudo! Você encontra várias opções de armários, balcões e gabinetes, fruteiras e muito mais para deixar a sua cozinha completa!