Lar Style

Cozinha

Iluminação de cozinha: dicas de como escolher e 5 opções para ter na sua casa

A iluminação da cozinha é um daqueles detalhes que fazem toda a diferença. Já reparou como uma luz bem planejada pode transformar o ambiente, deixando tudo mais aconchegante e funcional? Pois é, ninguém merece cortar cebola sob uma luz fraquinha ou cozinhar sob um holofote digno de um show de rock, não é mesmo?!

Por isso, bora falar sobre como ter ideia de iluminação para cozinha para deixá-la funcional, linda e cheia de charme. Vem com a gente conferir tudo e anota as dicas para deixar o seu ambiente completo!

Pensando na Iluminação da sua cozinha, o primeiro passo

ideias de iluminação para cozinha com pendentes, além de um ambiente completo com mesa, bancada, banquetas e diversos itens decorativos

Antes de sair comprando lâmpadas e lustres só porque achou bonito, é importante pensar no que você quer para o seu espaço. A iluminação da cozinha não é só estética, mas também funcional! Aqui estão alguns pontos essenciais que você deve considerar:

Funcionalidade em primeiro lugar

A cozinha é um lugar de trabalho. Sim, é também um espaço de encontro, de bons momentos e de cheirinhos deliciosos no ar, mas a função principal dela é ser um ambiente funcional. 

Isso significa que o lustres para cozinha, LEDs, pendentes e spots precisam ser eficientes para as tarefas do dia a dia. Por isso, as bancadas de preparo, pia e fogão devem ter luzes diretas e bem distribuídas. Uma iluminação mal posicionada pode criar sombras incômodas e atrapalhar o trabalho na cozinha.

Tamanho do cômodo importa (e muito!)

Não adianta querer colocar um lustre enorme numa cozinha compacta ou apenas spots de LED em um espaço gourmet gigante. O tamanho da cozinha influencia diretamente nas escolhas de iluminação. Para ambientes pequenos, opções embutidas e fitas de LED funcionam muito bem. 

Já para cozinhas amplas com ilhas e bancadas, por exemplo, é interessante apostar em uma iluminação mais distribuída, com diferentes fontes de luz. Uma boa estratégia é dividir esse ambiente em “zonas de iluminação”, garantindo que cada parte tenha uma luz adequada à sua função.

Luz quente ou fria: veja as diferenças

Aqui vem um dilema importante: luz branca ou amarela? Cada uma tem seu papel. Mas já adiantando, uma dica de ouro é: se puder, mescle as opções para criar diferentes climas dentro da cozinha. Seja uma iluminação de cozinha moderna com uma luz branca na bancada e uma amarela para dar aquele charme… e pronto, você tem o melhor dos dois mundos!

  • Luz branca (fria): perfeita para iluminação geral da cozinha. Ela traz uma sensação de limpeza e aumenta a visibilidade, ideal para preparar alimentos e limpar cada cantinho;
  • Luz amarela (quente): é mais aconchegante. Além de ser excelente para ter uma iluminação decorativa ou de pontos estratégicos, como sobre a mesa de jantar ou no balcão;
  • Luz neutra: o meio-termo entre as duas opções, equilibrando funcionalidade e conforto.

Veja os tipos de iluminação para usar na sua cozinha

Agora que você já sabe o que considerar antes de escolher a iluminação da sua cozinha, vamos para as melhores opções que você pode usar. A ideia é combinar diferentes tipos de iluminação para criar um ambiente equilibrado, funcional e bonito.

Pendentes

O pendente para ilha de cozinha e bancada são queridinhos na iluminação desse cômodo. Além de trazer estilo, eles criam um foco de luz direcionado, ideal para momentos de refeição ou preparo de alimentos. Quer um toque moderno? Então, escolha os modelos minimalistas e industriais.

Fitas de LED

São boas escolhas para ter uma iluminação indireta, as fitas de LED podem ser instaladas embaixo dos armários, prateleiras ou até mesmo no rodapé da cozinha. Elas dão um efeito sofisticado e também ajudam muito na funcionalidade do espaço, garantindo mais visibilidade nas bancadas.

Spots de embutir nos armários

Se você quer uma iluminação discreta, mas eficiente, os spots de LED embutidos nos armários superiores são uma ótima opção. Eles iluminam diretamente a bancada sem criar sombras e dão um toque moderno para o espaço.

Focos de luz para destacar a decoração

Tem uma prateleira cheia de temperos bonitos ou um quadro na parede da cozinha? Então, por que não destacar esses detalhes com focos de luz? Usar pequenos refletores ou spots ajustáveis podem criar um efeito incrível para destacar a sua decoração.

Lustres

Se a sua cozinha é integrada com a sala de jantar, seja um lustre para cozinha simples ou um modelo de grande destaque, colocá-lo sobre a mesa pode trazer aquele toque de elegância e aconchego. Modelos com luz quente ajudam a criar um ambiente mais acolhedor para as refeições.

Dicas a mais para ter uma iluminação ideal para a sua casa

  • Use dimmers para ajustar a intensidade da luz conforme a necessidade;
  • Use materiais refletores, como bancadas claras e espelhos, para potencializar a luz;
  • Evite apenas uma fonte de iluminação central. Distribuir diferentes pontos de luz faz toda a diferença;
  • Escolha modelos de lustres e pendentes que combinem com a sua personalidade e seu estilo decorativo preferido.

Decore e deixe a sua casa com a sua personalidade!

Agora que você já sabe tudo sobre iluminação de cozinha, que tal colocar a mão na massa e transformar o seu espaço? Combinando diferentes tipos de luz, você consegue deixar a cozinha funcional e cheia de estilo!
Curtiu essas dicas e quer conferir mais dicas de decoração e iluminação? Então, continue com a gente aqui, no blog da Mobly e fique por dentro Aqui tem sempre conteúdo fresquinho para te ajudar a deixar sua casa ainda mais bonita e aconchegante. Veja como decorar sua cozinha pequena, dicas para ajudar na organização e muito mais. Aproveite!

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.