Lar Style

Dicas

Poltronas para sala: 3 dicas de como escolher as certas + modelos inspiradores!

Existem elementos que são considerados como coringas para projetos de harmonização de interiores. Em salas decoradas, por exemplo, podemos contar com as poltronas para sala para trazer um ar mais alegre e moderno para a composição criada. 

Algumas destas peças até possuem um design tão especial que pode não apenas fazer o ambiente parecer mais sofisticado, como também mais acolhedor. Sabia disso?.

Nossa proposta para este texto é tentar lhe explicar como é possível escolher poltronas para sala certas para a sua residência, e como utilizar este móvel para deixar uma sala de casa mais bonita e confortável de um jeito totalmente inesperado por você. Ficou curioso? Então, continue lendo este post para saber mais.

Clique nas imagens para mais informações.

Leia também: Poltronas para a sala: 20+ modelos que vão te inspirar

poltronas_para_sala_1

Díptico Design de Interiores 

 3 dicas para escolher a poltrona certa para sua sala

#1 Para que servem as poltronas, afinal?

Poltronas, assim como cadeiras, são assentos extras que podemos manter nas salas de estar, próximas a sofás. Elas seriam, portanto, mais uma opção versátil de acomodação e conforto para os visitantes da casa. 

Por serem pequenas, podem ser facilmente movimentadas para limpeza local e substituídas, sem interferir demasiadamente na proposta inicial de decoração do cômodo.

A função das poltronas para sala de estar é justamente reforçar a estética e a ideia de conforto. 

Então, pelo que se pode entender, investir nas peças certas seria essencial para a decoração da casa. E opções é o que não faltam no mercado – de linhas mais suaves ou marcantes, de materiais diferentes, e em cores da moda. Neste texto, você pode ver alguns exemplos bem inspiradores.

Leia também: Segredos de como usar tapetes na decoração de sua sala

poltronas_para_sala_2

Leo Romano 

#2 Que critérios usar no momento de ir às compras?

Sempre que for adquirir uma poltrona nova para a casa, certifique-se que está escolhendo a peça mais bonita, de melhor qualidade, sofisticação e elegância possível. Você também deverá utilizar este mesmo critério quando for comprar qualquer outro móvel para a sua sala de casa.

Pense no efeito visual que quer provocar com esta poltrona – como deixar o cenário mais descontraído, por exemplo. 

Mas, antes de tudo, se preocupe se as opções que você selecionou têm uma proporção compatível com a área livre disponível no ambiente que está decorando. Também avalie se a sua escolha irá combinar  – ou contrastar com harmonia – com os sofás, cortinas, tapetes e outros objetos já existentes na própria sala.

Você pode perceber, nas ilustrações, como as poltronas para sala podem ser o ponto focal das salas decoradas.

Elas também podem ser neutras nos cenários, se tiverem a mesma cor e tipo de tecido de revestimento dos estofados ao redor. Móveis mais neutros podem ser mais fáceis de combinar entre si. 

Mas se quiser deixar a decoração da sua casa mais vibrante, aposte em colocar, no lugar de um sofá menor, duas “poltronas gêmeas” de cores bem vivas ou com muita textura. Deve ficar incrível.

poltronas_para_sala_8

Érica Salguero

Mais conforto, por favor

Nunca deixe para trás a questão da qualidade dos materiais, ok? E não se esqueça de verificar se a poltrona vista na loja atenderá mesmo os requisitos de usabilidade que você pensou. 

Quer dizer que a peça deverá ter um design que deixe sempre todos confortáveis conforme o jeito com que a peça for utilizada. Afinal, sua poltrona servirá para assistir TV, tomar chá, amamentar, ler um livro ou outra atividade? Pense nisso e veja mais informações aqui

poltronas_para_sala_6

Triplex Arquitetura e Luciane Mota

A poltrona certa para a decoração da sua sala de casa deverá ter uma proporção adequada, que deixará uma margem de segurança em relação aos demais móveis. 

Isto fará com que a circulação no local seja fluida, ou seja, sem bloqueios. Sua densidade também precisa ser estudada – quanto mais fofa, com almofadas extras, espuma no assento e nos braços, mais o móvel poderá oferecer comodidade.

Leia também: + 42 Salas de Estar para se Inspirar

poltronas_para_sala_3

Clarice Semerene

As poltronas para sala de formato arredondado permitem melhor encaixe das costas. Os modelos reclináveis ou acompanhados de puff são perfeitos para área de estar, ajudando a relaxar melhor o corpo. E ainda existem os modelos de poltrona com opção de massagem, aquecimento e balanço. Mas deixemos estes últimos para decorações de áreas íntimas, como quartos.

#3 Como harmonizar a poltrona nova à decoração já existente na sala

Vamos pensar juntos em todos os aspectos visuais das novas poltronas para a sua sala de casa. Combinado?

Formato

Em primeiro lugar, vamos estabelecer qual o formato certo para elas. Bem, se estiver criando no ambiente apenas uma área de recepção, pode usar peças menos confortáveis, mas mais impactantes. Ou se for adquirir poltronas para sala de jantar, que sejam mais altas, de encosto reto e sem apoio para os braços.

Para sala de estar compacta, poltronas mais estreitas, baixas e sem apoios para os braços – preferencialmente com base giratória. Já para sala ampla, as possibilidades aumentam. Só lembrando que, nos dois casos, estas poltronas podem ser mais macias.

poltronas_para_sala_10

Rodrigo Fonseca/ Foto: Aluizio Accioly 

poltronas_para_sala_5

Estúdio DC55

Textura

A textura das poltronas escolhidas para a sua sala também deve influenciar no visual moderno criado para a casa. Se preferir destacar estas peças no cenário, pode utilizar a textura como estratégia para isto. 

São algumas opções de tecido de revestimento para poltronas: veludo, algodão, sarja, couro, jacquard, suede, chenille, camurça, lona, cetim grosso e jeans.

Leia também: 3 ideias de decoração para quarto de casal

poltronas_para_sala_9

Jayme Bernardo Arquitetura e Design 

poltronas_para_sala_7

Marcelo Brito e Pedro Potaris  e Roberto Miggoto 

Cores

Poltronas coloridas são, sem dúvidas, bem mais atraentes, dando muito mais personalidade para as salas decoradas. O colorido delas pode alegrar e levantar o astral dos cenários, dando um ar otimista e até jovial para eles. 

Os tons quentes, como rosa, vermelho e roxo, fariam seu design parecer mais divertido; e os frios, como azul e verde, ajudariam a tornar o ambiente mais calmo e relaxante.

Pense outra vez se você deseja deixar as poltronas neutras ou em destaque na sua sala decorada de casa. A resposta para esta pergunta vai ajudar a definir a sua compra.

poltronas_para_sala_4

Mariana Martini 

Pronto, agora vai ser bem mais fácil escolher a poltrona ideal para sua sala!

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Poltrona ou cadeira? Nesse vídeo, você vai descobrir qual se encaixa melhor para seu ambiente.

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.