Lar Style

Inspirações

Segredos de como usar tapetes na decoração de sua sala

Você realmente sabe para que servem os tapetes nas residências? Não cobrimos por acaso, sem razão alguma, os pisos de casa. Estas peças não são apenas mais um ornamento qualquer de decoração de sala, elas têm uma função que vai além da estética.

Na verdade, elas possuem muitas utilidades, algumas até bem significativas para o conforto dos ambientes. Veja aqui algumas opções. 

Leia também: Sobreposição de Tapetes: como combinar em cada ambiente

opcoes_tapete_para_decoracao_de_sala_main

Revista Viva Decora 

Como usar tapetes na decoração de interiores?

Eles são lindas peças de decoração. Encantam o olhar e muitas vezes é a primeira coisa a chamar a atenção nos cenários. Mas também devem ser mais do que simples chamarizes. 

Sua presença e posicionamento nos layouts precisam ter alguma explicação baseada num problema identificado em projeto. A justificativa da sua presença na decoração pode ser para cobertura de piso ou união de elementos de um conjunto.

Explicando melhor, eles servem, em primeiro lugar, para proteger as pessoas do frio vindo do chão e tornar o cômodo decorado mais confortável. O material de fabricação das peças, além do comprimento e maciez de suas fibras, deve contribuir para isto. 

No caso de uma sala ampla, por exemplo, a peça  escolhida pode ajudar a marcar a zona de estar, orientando o centro para o qual devem ser aproximadas e voltadas as peças de estofado.

Já num corredor ou outra área de circulação, ele pode orientar o percurso. Na cozinha, um conjunto de tapetes faria a proteção do piso frente às áreas de respingo, como pia e fogão. 

Os pés das pessoas também ficam protegidos do frio com tapetes frente ao box e sob o vaso sanitário. No centro do quarto, ele pode valorizar ainda mais a posição da cama na decoração. E na entrada da casa, fazer a recepção dos visitantes.

Leia também: Como decorar a sala com elegância? 6 detalhes que fazem a diferença

opcoes_tapete_para_decoracao_de_sala_como

Revista Viva Decora 

opcoes_tapete_para_decoracao_de_sala_como_2

Korman Arquitetos

Veja mais aqui.

Alguns formatos de tapetes 

Já que os tapetes podem ser incorporados há várias decorações, é compreensível que os clientes busquem, no mercado, modelos deste elemento de formatos diferentes. Para salas de estar, funcionam melhor aqueles retangulares. Para quartos infantis, os quadrados. Salas de jantar, halls amplos e cantinhos de leitura, os redondos. E os modelos menores poderiam ir para banheiros e cozinhas.

Claro que ainda existem outros modelos mais de tapetes, como as passadeiras, frequentemente usadas em personalizações de corredores e ambientes de serviços. Mas estas são apenas sugestões de usos para estas peças. 

Na verdade, não existem regras definidas em decoração de interiores. Então, a escolha do modelo certo para a casa vai depender daquilo que for sugerido na proposta de decoração.

opcoes_tapete_para_decoracao_de_sala_formatos

Revista Viva Decora 

opcoes_tapete_para_decoracao_de_sala_formatos_2

Revista Viva Decora 

Modelos de tapetes para deixar sua sala linda

Existem várias questões que podem interferir na escolha de um tapete para a casa. Já sabemos que o formato é uma delas. Contudo, há mais. 

Por exemplo, a cor. Salas decoradas em visual clássico combinam melhor com tapetes cremes ou beges. As minimalistas, com cinza. Já as retrôs, com aqueles em listras coloridas. E as de tendências atuais, como o escandinavo, com tapetes de estampas geométricas em tons suaves.

Leia também: Decoração de sala de estar com mantas e almofadas

opcoes_tapete_para_decoracao_de_sala_modelos

Revista Viva Decora 

opcoes_tapete_para_decoracao_de_sala_modelos_2

Revista Viva Decora 

Mais uma vez, são apenas sugestões. O importante é combinar as linhas e os tons com a cartela de cores e outras características de design dos interiores. 

Depois, ainda é preciso refletir sobre o tamanho, material de fabricação – ou resistência – e o comprimento dos fios. Todos estes detalhes, quando acertados, darão a certeza de que a peça escolhida ficará em harmonia com as necessidades do ambiente e de seus usuários.

opcoes_tapete_para_decoracao_de_sala_modelos_3

Revista Viva Decora

O tamanho de área livre para o tapete deve interferir na escolha do seu desenho. Estampas florais e de arabescos têm o seu desenho proporcionalmente ajustado com o tamanho geral da peça. 

Já os lisos não oferecem qualquer complicação – com exceção daqueles com um traço de moldura interna, que acabam trazendo a visão do observador para o centro, fazendo com que o local decorado pareça menor.

Na sala de jantar, o tapete deve ultrapassar a marca de 70 cm além das cadeiras – contando do centro da mesa para fora. 

Na sala de jantar, a peça deve ter o tamanho suficiente para integrar todos os móveis – estes devidamente distanciados para não comprometer a circulação. No quarto, deve cobrir desde a metade da cama até pouco além dos pés, com uma sobra para os lados. Já nos lavabos e cozinha, pode variar.

São opções de materiais para tapetes:

  • fibras naturais – como algodão, sisal, fibra de coco, lã, couro e mais -, uma escolha sustentável; e
  • fibras sintéticas – como nylon, poliéster e polipropileno -, mais resistentes e duradouros.

opcoes_tapete_para_decoracao_de_sala_materiais_2

Revista Viva Decora 

opcoes_tapete_para_decoracao_de_sala_materiais

Revista Viva Decora 

Já escolheu o tapete ideal para sua sala? São tantas opções que fica até difícil, mas use sua criatividade e bom gosto, você vai se decidir pelo melhor! 

Essas dicas foram criadas pela equipe Viva Decora.

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.