Móveis que Duram para Sempre: O que eu Preciso Saber

Algumas dicas podem ajudar na escolha de um móvel que não seja só elegante, mas muito durável.

Nem todos os móveis são iguais, assim como o valor que pagamos neles também não são. Então, quando a gente investe na compra de uma nova peça, ficamos com aquela pulguinha atrás da orelha. “Será que o móvel vai durar o suficiente para fazer com que o meu dinheiro valha a pena?”

Investimentos maiores devem ser compensados por produtos de melhor qualidade e que, consequentemente, não precisem ser substituídos com frequência. Em outras palavras, a usabilidade do produto deve ser equivalente ao seu preço atribuído.

No post de hoje, vamos falar sobre isso. O que você precisa saber antes de comprar um móvel para que ele te acompanhe durante muitos anos?

Ler também: 10 Dicas Para Comprar Móveis Pela Internet

Um sofá para te acompanhar

O sofá pode ser bonito, estiloso, a cara da sua sala, mas se não for feito de um material resistente, pode estar coberto de furos e rasgos antes de você se levantar.

Alguns fatores têm que ser levados em consideração, como a frequência de uso, gatos, cachorros, crianças, em que parte da casa ele vai ficar.  Mas de modo geral, dá para dizer que antes de comprar o sofá dos seus sonhos, é importante pesquisar de que material é feito. Ele tem que ser forte, resistente a manchas e fácil de limpar.

Couro é legal, mas opte por opções de base sintética – mais sustentáveis – e tome muito cuidado com objetos de metal – cintos, fivelas, chaveiros. Esse é o “Calcanhar de Aquiles” do couro, já que pode causar arranhões que vão ser difíceis de disfarçar. Poliéster é outra opção interessante! É um material forte que, quando combinado com algodão, minimiza os amassados que podem se acumular no sofá com o tempo.

Já quando a gente fala da estrutura do sofá, madeira é a resposta. Plástico, metal e cortiça não são tão resistentes às adversidades no longo prazo.

Área externa de se mudar para o quintal

Sua mobília externa tem que ser tão confortável quanto aquela que você usa na sua sala de estar, com um plus – tem que ser forte e resistente para enfrentar o clima por muitos invernos e verões a fio.

Se optar por móveis de madeira, dê preferência àqueles feitos de eucalipto ou cedro, que têm maior resistência às mudanças climáticas que outros materiais, como vime, e outras madeiras como pinheiro e carvalho.  Cedro, inclusive, é naturalmente resistente à ação de insetos.

Agora, se madeira não é sua praia, você pode ir pelo caminho do metal e escolher móveis feitos de ferro fundido, forjado ou alumínio. Esse último é resistente à ferrugem e tem longo prazo de duração.

Ah, e para as almofadas, fibras sintéticas para evitar mofo!

Guarda-roupa para uma vida e seis meses

Dobradiças! Pode parecer um detalhe, mas são elas que vão ajudar a garantir a longevidade do seu guarda-roupa. Elas têm que ser fortes o suficiente para aguentar peso e os movimentos naturais do móvel em uso.  As melhores dobradiças são aquelas de metal, presas firmes ao revestimento de madeira da peça.

A matéria prima do guarda-roupa também é importante. Escolha madeiras fortes, como carvalho ou mogno, ou até mesmo compensado de madeira, desde que tenha um bom revestimento de verniz.

Camas para hibernar por anos

Como os guarda-roupas, vão ser as pequenas peças que prendem uma parte da cama na outra que vão garantir a sua durabilidade. Opte por aquelas de metal e madeiras resistentes que darão suporte à peça, como carvalho e pinheiro. Caso contrário, o simples uso diário da cama irá acabar por desgastar a peça.

  1. Camas podem durar muuuuito tempo, mas troque seu colchão a cada oito anos, tá. ; )

E aí, gostou das dicas? Espero ter ajudado. Compartilhe com a gente mais algum conselho que você usa para escolher móveis para uma vida toda.

 

 

 

João Pedro Bueno Pinheiro de Andrade: