Lar Style

Dicas

Top 10 dicas para organizar sua estante de livros

Saiba como arrumar sua estante de livros com sugestões valiosas

top_dicas_main

Uma estante de livros pode ser um dos destaques da sua casa. Além dos livros, elas costumam abrigar também plantas, enfeites e outros objetos de destaque que, por muitas vezes, contam um pouco da casa e das vidas dos moradores. 

Porém, nem sempre é fácil organizá-las, pela grande quantidade de livros e outros objetos que costumam se acumular com o passar do tempo. Neste post, você vai aprender as 10 melhores dicas para organizar sua estante de livros. Dá só uma olhada. 

Leia também: Cantinho de estudos: Como montar

1.Comece pelo topo 

Uma dúvida que sempre surge é por onde começar a arrumar. A resposta é o topo da estante, porque dessa maneira você consegue criar uma organização coesa, que se inicia do topo até o fim dela. 

Muitas pessoas tendem a começar pelo meio ou por baixo, áreas mais acessíveis e fáceis de alcançar, na maioria dos casos, mas vale a pena pegar a escada, se necessário, e começar pela área superior do seu móvel. 

Leia também: Decoração: um bate papo com @dani.homedecor

top_dicas_comece

top_dicas_comece_2

2.Organizar por cor, estilo ou ordem alfabética

Quando se tem uma quantidade grande de livros e outros objetos, fica difícil criar uma organização de agrade aos seus olhos. Além disso, ela precisa ser simples, para que você possa encontrar o livro que deseja sem muita dificuldade. 

Nesse caso, vale organizar tanto pelas cores dos livros ou por ordem alfabética mesmo, para que o que quiser procurar salte a sua vista com facilidade. Agora, organizar por estilo é o mais indicado, já que você divide tudo em locais estratégicos, que possam saltar os olhos e facilita que você ache o que deseja. 

Leia também: Inspirações: 5 ideias para dar um up na sua decoração gamer

top_dicas_organizar_2

top_dicas_organizar

3.Mantenha o que é mais usado no meio

Mesmo que começar pelo topo seja o mais adequado, pense sempre em colocar o que mais precisa em uma região de fácil acesso, geralmente na altura dos olhos. 

Isso facilita que você não tenha que ficar pegando a escada ou se abaixar muito para encontrar algo importante. 

Vale lembrar que isso pode dificultar um pouco a sua organização por ordem alfabética, então sempre prefira por cor ou coleção, que é o mais indicado. 

Leia também: Decoração 2020: Top 10 tendências que bombaram este ano

top_dicas_mantenha

4.Coloque decorações em espaços vazios 

As decorações tendem, na maioria das vezes, a coexistir com os livros nas estantes. Para que tudo fique bem organizado, prefira colocar esses objetos em locais vazios, já que eles dificilmente são utilizados e estão ali apenas para embelezar a casa. 

Muitas pessoas também usam esses objetos para segurar os livros, mas isso não é muito indicado, já que, dependendo da quantidade e volume das coleções, o peso pode ser grande e vir a quebrar a decoração

Logo, apoie os livros nas pontas da estante e deixe os objetos decorativos na outra extremidade. 

top_dicas_coloque

5.Mantenha o que usa pouco em cima ou embaixo

Como o meio tende a ser o local onde tudo que é mais usado fica, é lógico deixar o que não pegamos muitos nas outras partes. Nessa hora, é importante deixar o que é pouco usado na parte baixa da estante de livros e, o que nunca é usado, no topo. 

Dessa maneira, você precisará apenas se abaixar para pegar os livros e, caso precise pegar algo no topo, talvez tenha a necessidade de pegar uma escada. 

Leia também: Estilo Folk: Demos R$2 mil para um designer de interiores. Veja o que ele comprou

top_dicas_mantenha_o_que

6.Não acumule tudo na estante

Muita gente coloca toda sua decoração acumulada na estante de livros, para ter uma visão completa de todos os seus presentes. Porém, isso também cria um acúmulo de objetos no local, o que dificulta a organização do móvel. 

Nessa hora, é interessante espalhar alguns objetos por outras partes do cômodo ou até mesmo da casa, como em mesas e mesinhas de cabeceira.  

 top_dicas_nao_acumule

  1. Cuidado com as plantas

A estante, para quem também gosta de ter plantas dentro de casa, pode ser um lugar interessante para mantê-las em um primeiro momento, mas é preciso tomar cuidado. 

Se forem plantas que precisam de sol ou de muita água, o melhor é sempre colocar elas próximas das janelas. Além disso, quando você estiver regando as mesmas, é possível que acabe molhando seus livros e perca coisas importantes da sua estante. 

Leia também: Plantas para iniciantes: melhores espécies + dicas de cuidados

top_dicas_plantas

  1. Sua estante de livros atende às suas necessidades?

Para muitas pessoas, mesmo que você divida seus livros e pertences por outros móveis, a estante não é suficiente, ou até mesmo o contrário, tem muito espaço nela para o tanto de livros que têm. 

Se esse for o seu caso, pense em adquirir uma nova estante de livros ou até mesmo outros objetos para povoá-la. 

top_dicas_sua_estante

  1. Deixe seguro para crianças

Caso tenha crianças pequenas em casa, é importante manter uma organização para que o que for perigoso fique fora do alcance delas. 

Dessa maneira, deixe esses itens no topo da estante, deixando o que for menos perigoso e pouco usado, na parte inferior, que é a de fácil acesso para elas. Além disso, certifique-se que o móvel é seguro, sem bordas pontudas e fixado na parede.

Leia também: Crianças: Top 8 dicas para entretê-las dentro de casa

top_dicas_criancas_2

  1. Organize com todos os moradores presentes

Quando você organiza sua estante de livros sozinha(o) e mora com mais pessoas, isso pode gerar alguns problemas futuros pois, dependendo da pessoa, ela pode precisar de algo que foi colocado nas partes de difícil acesso. 

Assim, fale com todos os moradores da sua casa e definam em conjunto onde deve ficar o quê. 

top_dicas_moradores

Esse conteúdo foi desenvolvido pela Loft

Veja o vídeo abaixo e conheça três formas de inovar no uso da sua estante.

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.